O Plano Nacional de Educação (PNE)
completa um ano de vigência. Depois de um processo longo de discussão e
tramitação, que durou quase 4 anos, o texto virou lei e algumas de suas metas
intermediárias já deveriam ser cumpridas nestes primeiros 365 dias. No entanto,
os avanços ainda são lentos. Muitas metas não foram cumpridas total e
parcialmente.
Entre as estratégias cujo prazo para
serem implementadas vence no primeiro ano de PNE, estão:
- elaboração/adequação dos planos
municipais e estaduais de Educação em consonância com o PNE;
- elaboração/aprovação do plano
plurianual (PPA) 2016-2019;
- aprovação da Lei de Responsabilidade
Educacional (LRE);
- implantação de política de formação
continuada para os profissionais da Educação de outros segmentos que não os do
magistério;
- constituição do fórum para
atualização do valor do piso salarial nacional para os profissionais do
magistério público;
- garantia de uma política nacional de
formação dos profissionais da Educação;
- levantamento da demanda manifesta
por Educação Infantil;
- definição de mecanismos de consulta
pública da demanda das famílias por creches;
- levantamento da demanda manifesta
por Educação Infantil;
- aumentar o desempenho no Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – os resultados deste ano devem ser
divulgados no ano que vem (veja os valores aqui
http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne/7-aprendizado-adequado-fluxo-adequado);
- elevação da taxa de alfabetização da
população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5%;