domingo, 28 de junho de 2026

Missão do Governo do Brasil inicia operações de busca e resgate na Venezuela e será reforçada por quarto voo humanitário



Equipes do Corpo de Bombeiros e da Anatel contam com auxílio de cães farejadores na busca por sobreviventes após terremotos no país; 35 bombeiros embarcam neste domingo (28/6) para se juntar aos esforços humanitários

Equipe brasileira já montou acampamento em território venezuelano. Primeiras operações resgataram pelo menos duas pessoas com vida. Foto: Secom/PR

A missão humanitária brasileira deu início, neste sábado (27/6), logo após a chegada à Venezuela, às operações de apoio depois dos terremotos que provocaram destruição extensa, com desabamentos de edifícios na capital Caracas e em outras cidades do país. As equipes brasileiras atuam principalmente no município de Vargas, no estado de La Guaira, um dos mais atingidos pelos terremotos.

A despeito das dificuldades logísticas da operação, a equipe brasileira, coordenada pelo diretor de Preparação e Socorro da Defesa Civil Nacional, Armin Braun, resgatou pelo menos duas pessoas com vida e trabalha no resgate de uma criança sob os escombros. As operações seguem em curso.

QUARTO VOO HUMANITÁRIO — Na tarde deste domingo (28/6), partirá um quarto voo humanitário para a Venezuela, com 35 bombeiros militares dos estados de São Paulo e Minas Gerais. O voo está previsto para partir da Base Aérea de Guarulhos (SP).

Os bombeiros dos dois estados reforçarão as equipes que já atuam em La Guaira, na Venezuela.

ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA - O Governo do Brasil está mobilizado no esforço internacional de resposta à emergência humanitária na Venezuela. Sob a coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o país permanece à disposição das autoridades venezuelanas e organismos internacionais para ampliar o apoio humanitário, conforme as necessidades identificadas.

A primeira equipe do Governo do Brasil destinada a apoiar a resposta aos terremotos que atingiram a Venezuela decolou nesta sexta-feira (26/6), a partir da Base Aérea de Guarulhos (SP), em aeronave KC-390 Millennium da FAB. O avião pousou, às 23h40 (horário de Brasília), na Base Militar da Força Aérea Venezuelana El Libertador, em Maracay.

O segundo voo para a Venezuela decolou neste sábado (27/6), às 11h50 (horário de Brasília), da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), com hospital de campanha e purificadores de água. A chegada prevista a Caracas é para as 22h (horário de Brasília).

O terceiro voo decolou também neste sábado (27/7), às 17h45 (horário de Brasília), com kits de medicamentos e módulo complementar para a instalação de um hospital de campanha. A chegada prevista a Caracas é para as 22h40 (horário de Brasília).

SITUAÇÃO — Os terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 na escala Richter, seguidos de aproximadamente 20 réplicas, provocaram destruição extensa, com desabamentos de edifícios em Caracas e outras cidades. De acordo com informações divulgadas pelas autoridades venezuelanas neste sábado (26/6), ao menos 1.400 pessoas morreram. Estima-se que o número de vítimas ainda possa aumentar à medida que prosseguem as operações de busca e salvamento.

Diante da gravidade da situação, a presidenta encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, decretou estado de emergência nacional e fez um apelo à comunidade internacional por assistência humanitária.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

INSS revela idade mínima para sacar R$ 1.621 de aposentadoria em 2026

O valor de R$ 1.621 corresponde ao piso previdenciário de 2026, sendo o menor benefício pago pelo INSS para aposentadorias vinculadas ao salário mínimo vigente.
As regras para aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuam sendo motivo de dúvidas entre milhões de brasileiros. Em 2026, muitos segurados buscam entender qual é a idade mínima exigida para solicitar o benefício e receber valores a partir de R$ 1.621, equivalente ao piso previdenciário deste ano. A resposta varia conforme a regra em que cada trabalhador está enquadrado.


Quem já contribuía para a Previdência Social antes da Reforma da Previdência, aprovada em 2019 por meio da Emenda Constitucional 103, está sujeito às chamadas regras de transição. Essas normas foram criadas para reduzir os impactos das mudanças sobre trabalhadores que estavam próximos de conquistar a aposentadoria, mas estabeleceram diferentes critérios envolvendo idade, tempo de contribuição e pontuação.

Em 2026, uma das principais alterações ocorre na regra da idade mínima progressiva. Nessa modalidade, o tempo mínimo de contribuição permanece inalterado, enquanto a idade exigida aumenta seis meses em relação ao ano anterior. Assim, as mulheres precisam ter 59 anos e seis meses de idade, além de pelo menos 30 anos de contribuição. Já os homens devem atingir 64 anos e seis meses, com no mínimo 35 anos de recolhimentos ao INSS.

Essas exigências valem para os segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), sistema que reúne trabalhadores da iniciativa privada, empregados com carteira assinada, contribuintes individuais, autônomos, trabalhadores domésticos e outros segurados responsáveis por financiar o INSS. É esse regime que garante o pagamento de aposentadorias, pensões e benefícios previdenciários para grande parte da população.

Além da idade progressiva, outra alternativa disponível é a regra dos pontos. Nesse modelo, são somados a idade e o tempo de contribuição do segurado. Em 2026, as mulheres precisam alcançar 93 pontos e os homens, 103 pontos. Mesmo atingindo essa pontuação, continua sendo obrigatório cumprir o tempo mínimo de contribuição: 30 anos para mulheres e 35 anos para homens. A pontuação exigida aumenta gradualmente, conforme o cronograma estabelecido pela reforma.

Outra possibilidade é o chamado pedágio. A modalidade de 50% atende quem, em novembro de 2019, estava a até dois anos de completar o tempo necessário para se aposentar. Nesse caso, é preciso trabalhar o período que faltava acrescido de metade desse tempo, sem exigência de idade mínima.

Já o pedágio de 100% determina que o segurado cumpra exatamente o dobro do tempo que restava em 2019 para atingir o direito à aposentadoria. Nessa regra, as idades mínimas permanecem fixas em 57 anos para mulheres e 60 anos para homens, sem alterações anuais.

O valor de R$ 1.621 corresponde ao piso previdenciário de 2026, sendo o menor benefício pago pelo INSS para aposentadorias vinculadas ao salário mínimo vigente. Quem cumprir os requisitos previstos em alguma das regras poderá receber a partir desse valor, que pode ser superior conforme o histórico salarial e o tempo de contribuição.

Para quem ainda tem dúvidas sobre qual regra se aplica ao seu caso, o Meu INSS oferece um simulador oficial. A plataforma, disponível pela internet e por aplicativo, permite consultar o histórico de contribuições, emitir extratos, agendar atendimentos e realizar simulações da aposentadoria. O acesso é feito com CPF e senha da conta gov.br. Embora a ferramenta não conceda automaticamente o benefício, ela auxilia o segurado a identificar quanto falta para se aposentar e qual regra está mais próxima de sua realidade.

As mudanças previstas para 2026 fazem parte do cronograma criado pela Reforma da Previdência e reforçam a importância de acompanhar atentamente o extrato previdenciário. Conferir vínculos de trabalho, verificar o tempo de contribuição e entender corretamente as regras vigentes pode evitar erros que atrasem a concessão da aposentadoria.

sábado, 27 de junho de 2026

Confira os índices pluviométricos ocorridos nesta sexta-feira, 26 de junho em Lagoa Nova.

Foto: Rua Antônio Cândido de Macedo

✅ Lula Gonzaga | St São Francisco | 25 mm
✅ Chuíte | Rua Joaquim Félix | 50 mm
✅ Fabio Jr | Sítio Clavinote | 33 mm
✅ Zé Pedro | PA José Milanez | 20 mm
✅ Sales | Baixa Grande | 31 mm
✅ Chagas dos Anjos | Sítio do Meio | 50 mm
✅ Fábio Ribeiro | Baixa Verde | 28 mm
✅ Erivan Costa | Rua João Bezerra G | 50 mm
✅ Teté | Rua Antônio Cândido | 27 mm
✅ José Garcia | Sítio Canta Galo | 43 mm
✅ Francisca de Heleno | Sítio de Dentro | 25 mm
✅ Ozanir | Travessa Fº José | 50 mm
✅ Jean Carlo | Sítio Clavinote | 42 mm
✅ Anselmo Albino | St Filgueira | 23 mm
✅ josé Luiz | Sítio Ceará | 25 mm
✅ Fernando Bidon | PA Serrano | 30 mm

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Segurança de Janja agride deputada do PT durante evento em Natal

A visita da primeira-dama Janja da Silva a Natal, nesta sexta-feira (26), terminou com um episódio de tensão. Segundo informação divulgada pelo jornalista Dinarte Assunção, no Jornal das 6, a deputada estadual Divaneide Basílio (PT) teria sido agredida por um segurança da primeira-dama durante o evento "Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência", realizado na Arena das Dunas.

De acordo com o relato, a parlamentar precisou receber atendimento da equipe médica da Arena das Dunas e, posteriormente, foi encaminhada ao Hospital do Coração. Até o momento, Divaneide não se pronunciou sobre o caso e não há informação sobre registro de boletim de ocorrência.

Após o episódio, o Setorial de Direitos Humanos do PT divulgou em grupos de WhatsApp do PT uma nota de solidariedade à deputada.

Leia a nota na íntegra:

"O Setorial de Direitos Humanos manifesta a sua solidariedade à deputada estadual Divaneide Basílio diante da violência sofrida durante o evento das Mulheres com Janja, realizado na Arena das Dunas, em Natal.

É inadmissível que, em um espaço construído para fortalecer a participação política das mulheres, a democracia e a organização popular, uma parlamentar seja tratada com truculência pela segurança.

A segurança de qualquer atividade pública deve existir para proteger as pessoas, garantir o bom funcionamento do ambiente e preservar a integridade de quem participa, jamais ser instrumento de intimidação, agressividade, constrangimento ou abuso de poder."

Motociclista morre após colisão com caminhão na Baixa Grande

 

Um grave acidente de trânsito registrado na tarde desta sexta-feira (26) terminou de forma trágica na RN-087, rodovia que liga os municípios de Lagoa Nova e Currais Novos.

De acordo com as informações apuradas, a colisão envolveu uma motocicleta e um caminhão. O impacto foi violento e mobilizou equipes de socorro, que realizaram os primeiros atendimentos ainda no local. A vítima, um motociclista, foi encaminhada com urgência para uma unidade hospitalar, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu após dar entrada no hospital.

Encontro entre Funasa e Governo do RN impulsiona agenda de saneamento no estado

Presidente Lenildo Morais e governadora Fátima Bezerra trataram de convênios em andamento e novas oportunidades de cooperação para beneficiar população potiguar
Garantir mais acesso à água, ao saneamento básico e à saúde ambiental para a população potiguar foi o principal tema da reunião entre o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Lenildo Morais, e a governadora do Rio Grande do Norte, Maria de Fátima Bezerra, realizada na tarde desta sexta-feira (26/06). O encontro, no Palácio de Despachos de Lagoa Nova, reforçou a parceria entre a Fundação e o governo do Estado para ampliar investimentos e acelerar ações que beneficiem os municípios, especialmente os de pequeno porte e as comunidades mais vulneráveis.

Durante a reunião, Lenildo Morais apresentou um panorama das principais ações da Funasa no Rio Grande do Norte e destacou o compromisso da instituição em fortalecer a cooperação com o governo estadual para ampliar o acesso da população aos serviços de saneamento básico.

Atualmente, a Funasa mantém 162 instrumentos vigentes no Rio Grande do Norte, entre convênios e termos de compromisso, abrangendo diferentes frentes de atuação. Desse total, 30 são destinados ao abastecimento de água, 19 ao esgotamento sanitário, 13 às melhorias habitacionais para o controle da doença de Chagas, 36 às ações de educação em saúde ambiental e 13 à aquisição de equipamentos voltados ao fortalecimento das ações de saneamento.

A Fundação também apoiou, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico para 89 municípios potiguares e mantém outros três convênios vigentes para a elaboração de planos diretamente com municípios.

Cisternas e parceria estratégica

Outro tema tratado durante o encontro foi o Programa de Cisternas da Funasa. O presidente apresentou à governadora as ações previstas para o estado, que contemplam 47 municípios e beneficiarão cerca de 2.350 famílias com a implantação de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva.

A iniciativa contribuirá para ampliar a segurança hídrica e reduzir os impactos da estiagem em comunidades historicamente afetadas pela escassez de água. “São boas notícias, porque são mais investimentos para o nosso estado”, comemorou a governadora, que destacou a boa relação do governo potiguar com a Funasa.

RN adere ao Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio e fortalece políticas de proteção às mulheres

Estado torna-se o segundo do país a aderir à iniciativa do Governo Federal, reunindo os Três Poderes em compromisso de prevenção, proteção e enfrentamento à violência contra as mulheres
Sob um clima de emoção e sentimento de justiça, o Rio Grande do Norte aderiu nesta sexta-feira (26) ao Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio, conhecido como pacto "Todos por Todas", compromisso assumido pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e coordenado pelo Governo Federal para articular políticas de prevenção, proteção às mulheres.

Ao lado da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva e da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a governadora Fátima Bezerra assinou, em solenidade realizada no auditório da reitoria da UFRN, o documento que articula ações permanentes entre os três poderes para reduzir a impunidade e assegurar o acolhimento das vítimas. Após a adesão do Ceará, o RN é o segundo estado brasileiro a firmar o pacto.



O ato integrou a programação do evento Diálogos Federativos – Sistema Único de Segurança Pública: Caminhos para o Fortalecimento da Cooperação Federativa. Promovido pelo Governo Federal, pela Associação Brasileira de Municípios e pelo Governo do Estado, o encontro reúne gestores e especialistas dos três níveis de governo para discutir o fortalecimento da cooperação federativa, da governança e do financiamento do Sistema Único de Segurança Pública.

Cooperação entre poderes

O Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio foi estruturado com base no entendimento de que o enfrentamento à violência contra as mulheres depende da atuação integrada dos três Poderes da República e da cooperação permanente entre União, estados, municípios e demais instituições.

A iniciativa parte do reconhecimento de que nenhuma instituição, de forma isolada, consegue responder à complexidade do problema. Por isso, estabelece mecanismos de articulação entre os entes federativos para fortalecer as políticas de prevenção, proteção e enfrentamento à violência de gênero.






Retomada da energia eólica impulsiona formação inédita de mão de obra no Brasil


Parceria entre Vestas e SENAI forma primeira turma do país em curso técnico de Eletromecânica adaptado às necessidades da indústria eólica. Iniciativa surge em momento de retomada dos investimentos no setor
Lagoa Nova (RN), 26 de junho de 2026 – Em um momento em que a indústria eólica brasileira volta a dar sinais consistentes de recuperação, a Vestas e o SENAI celebram a formatura da primeira turma do país de um programa pioneiro de formação técnica em Eletromecânica desenvolvido especificamente para atender às demandas da indústria eólica.
Ao todo, 28 jovens entre 18 e 24 anos concluem, em Lagoa Nova (RN), uma jornada de dois anos que combinou formação técnica, experimentação prática e contratação como aprendizes Vestas desde o início do programa. O modelo foi desenvolvido pela Vestas em parceria com o SENAI Nacional para aproximar educação e mercado de trabalho em um dos setores estratégicos para a transição energética brasileira. Nessa primeira turma, a equipe do SENAI-RN e CTRGas capitanearam a formatação do currículo e sua implementação junto aos alunos.
“A parceria entre o SENAI e a Vestas na formação de Técnicos em Eletromecânica representa uma iniciativa estratégica para fortalecer a educação profissional e contribuir para o desenvolvimento de talentos preparados para atender às demandas da indústria. Para o SENAI, o grande desafio é levar uma formação técnica de qualidade até onde os alunos estão, promovendo uma aprendizagem que una conhecimento teórico e experiência prática”, comenta Amora Vieira - Diretora do SENAI/CTGAS---ER.

Jovem de Lagoa Nova é selecionado para cursar graduação na Espanha e busca apoio para realizar sonho

 



O jovem Israel Julião, natural de Lagoa Nova, no Seridó potiguar, acaba de conquistar uma oportunidade que pode transformar sua trajetória acadêmica e profissional. Ex-aluno do IFRN, onde concluiu o curso Técnico em Alimentos, ele foi selecionado para cursar uma graduação na Universidad de Jaén (UJAEN), na Espanha.

A aprovação ocorreu por meio do Programa de Atracción de Grado 2026/2027, uma iniciativa desenvolvida em parceria entre a Universidade de Jaén, a Embaixada da Espanha no Brasil, o CONIF e o IFRN, que reúne estudantes de destaque das instituições federais de ensino do país.

Com a seleção, Israel terá a oportunidade de realizar uma graduação completa, com duração de quatro anos (240 ECTS), podendo optar entre os cursos de Ciências Ambientais, Engenharia Química Industrial, Estatística e Empresas ou Química.

Seu maior objetivo é ingressar no curso de Ciências Ambientais, área com a qual se identifica e onde acredita poder unir a formação técnica em alimentos ao desenvolvimento de soluções sustentáveis com impacto social e ambiental.

Apesar da conquista, o estudante enfrenta um desafio financeiro. A bolsa oferecida pelo programa não cobre todas as despesas necessárias para a mudança e permanência na Espanha. Entre os custos que ficarão sob sua responsabilidade estão as passagens aéreas, estimadas entre 480 e 800 euros, além do custo mensal de vida, entre 450 e 500 euros, e o seguro saúde, de aproximadamente 65 euros.

Israel mora com a família na zona rural de Lagoa Nova e afirma que, devido às limitações financeiras, não possui condições de custear sozinho essa nova etapa.

"Estou criando esta vaquinha e pedindo, com muita humildade, a ajuda de quem puder contribuir. Cada valor, por menor que pareça, me aproxima da realização desse sonho e da oportunidade de transformar minha vida por meio da educação", destacou.

Mais do que ajudar um estudante a estudar no exterior, cada contribuição representa um investimento no futuro de um jovem do interior do Rio Grande do Norte que acredita na educação como ferramenta de transformação social e na construção de um futuro mais sustentável. 
 Acesse o link e faça sua doação

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Polícia Militar do RN comemora 192 anos com entrega de medalhas de mérito

Acontece nesta sexta-feira (26), da solenidade comemorativa dos 192 anos da Polícia Militar do RN e a entrega da Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga.

A comenda é entregue a personalidades e autoridades que prestaram serviços relevantes à PMRN e à Segurança Pública do estado. Durante a solenidade, também serão entregues as comendas Tonheca Dantas e Luiz Gonzaga, em reconhecimento a contribuições relevantes para a instituição e para a segurança pública potiguar.

A Comenda Policial Luiz Gonzaga contempla 192 agraciados, entre eles desembargadoras, procurador-geral da justiça, delegados da Polícia Federal e Civil, comandantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), policiais militares de outros estados, além de oficiais e praças da PMRN e do Corpo de Bombeiros.

Criada em 1977, a Medalha Luiz Gonzaga é a mais antiga e elevada comenda da PMRN.


SERVIÇO:

O quê: solenidade comemorativa dos 192 anos da Polícia Militar do RN e a entrega da Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga.

Quando: sexta-feira, 26 de junho de 2026.

Hora: 10h

Onde: centro de Convenções de Natal.