quarta-feira, 24 de junho de 2026

Cidade de Lagoa Nova recebe o Curso “Eleitoral em Foco” com Felipe Cortez e Tertuliano Pinheiro

Lagoa Nova, sediará nesta quinta, 25, mais uma edição do Curso “Eleitoral em Foco”, que neste ano terá como tema “Descomplicando a Pré-Campanha”.

O evento é promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN), em parceria com a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN) e a Câmara Municipal de Lagoa Nova.

A programação contará com diversas palestras voltadas à preparação de agentes políticos, advogados, assessores, estudantes e interessados no Processo Eleitoral de 2026.

Entre os palestrantes confirmados estão o advogado Felipe Cortez e o publicitário Tertuliano Pinheiro, nomes de destaque nas áreas do Direito Eleitoral e da Comunicação Política.

O curso será realizado a partir das 09h00, na sede da Câmara Municipal de Lagoa Nova e tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas sobre a pré-campanha eleitoral, abordando, de forma prática e acessível, os limites e as oportunidades previstos pela legislação eleitoral.

As inscrições podem ser realizadas por meio do site esaoabrn.org.br.

Os ingressos custam R$ 20,00 para o público em geral e R$ 10,00 para advogados iniciantes e estudantes.

A expectativa é reunir participantes de diversas regiões do RN em um momento de formação e debate sobre os desafios e as estratégias para as eleições de 2026.

Natal sedia nesta quibra-25 junho, de ato das Mulheres do Time de Lula pelo fim da violência

Natal recebe nesta quinta-feira (25), às 17h, no Espaço Bossa Nova da Arena das Dunas, o encontro Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência, que reunirá lideranças políticas, representantes de movimentos sociais, juventudes e militantes em defesa dos direitos das mulheres e do enfrentamento à violência de gênero.
A atividade contará com a participação da primeira-dama Janja da Silva e será um espaço de diálogo, mobilização e fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção, ao acolhimento e à garantia dos direitos das mulheres.

Com o tema “Mulheres com Lula, unidas pelo fim da violência”, o ato busca ampliar o debate sobre o enfrentamento à violência de gênero e reafirmar o compromisso com ações que promovam respeito, autonomia, proteção e igualdade. A expectativa é reunir mulheres de diferentes gerações, trajetórias e territórios em um momento de união, participação política e defesa dos direitos das mulheres.

Serviço

O quê: Encontro Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência
Quando: Quinta-feira, 25 de junho, às 17h
Onde: Espaço Bossa Nova, Arena das Dunas, Natal/RN
Participação: Janja da Silva, lideranças políticas, movimentos sociais e militância.

GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA CUMPRE AGENDA EM LAGOA NOVA NESTA QUARTA-FEIRA (24)

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, estará em Lagoa Nova nesta quarta-feira, 24 de junho, para cumprir agenda oficial na Capital da Serra.

Durante a visita, a governadora realizará uma vistoria às obras de recuperação da RN-087, uma importante intervenção para melhorar a mobilidade e a segurança dos motoristas que trafegam pela região.

🕣 Horário: 8h30
📍 Local de concentração: Em frente ao Cemitério Padre Cícero, na entrada da cidade de Lagoa Nova.

A visita deverá reunir autoridades, lideranças políticas e moradores interessados em acompanhar o andamento da obra, considerada estratégica para o desenvolvimento da Serra de Santana.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Vou trabalhar no horário do jogo do Brasil. A empresa é obrigada a me liberar?

 

A Copa do Mundo da FIFA costuma mobilizar milhões de brasileiros, mas nem todos conseguem acompanhar os jogos da Seleção ao vivo. Neste ano, os primeiros jogos do Brasil estão marcados para sábado às 19h, e depois na sexta-feira às 21h30 e quarta-feira dia 24.06, também às 19h, horários em que muitos trabalhadores ainda estarão em expediente, especialmente aqueles que atuam em escalas, plantões, shopping centers, bares, restaurantes, hospitais, hotéis, transporte, segurança e outras atividades.

Diante disso, surge uma dúvida comum: a empresa é obrigada a liberar os empregados para assistir aos jogos? A resposta é não.

A legislação trabalhista não prevê feriado ou folga obrigatória em razão da Copa do Mundo de Futebol. Dessa forma, os dias de jogos da Seleção são considerados dias normais de trabalho e o empregador pode exigir o cumprimento regular da jornada contratada.

Também não existe obrigação legal de a empresa interromper as atividades, instalar televisões ou transmitir as partidas aos seus empregados. A decisão de liberar os trabalhadores, flexibilizar horários ou criar espaços para acompanhamento dos jogos depende exclusivamente da política adotada por cada empregador.

Isso significa que trabalhadores que estiverem escalados durante as partidas deverão cumprir normalmente sua jornada. Caso o empregado decida se ausentar, atrasar seu retorno ou abandonar o posto de trabalho para assistir ao jogo sem autorização da empresa, a ausência poderá ser considerada injustificada, sujeitando-o a descontos salariais e, dependendo da situação, até mesmo à aplicação de medidas disciplinares, como advertência ou suspensão.

Por outro lado, nada impede que a empresa adote medidas para conciliar a rotina de trabalho com o evento esportivo. Algumas organizações optam por liberar os empregados mais cedo, flexibilizar os horários de entrada e saída, instituir banco de horas ou disponibilizar a transmissão dos jogos em áreas comuns. Essas iniciativas, contudo, são facultativas e não representam uma obrigação legal.

Por isso, a recomendação para os trabalhadores é verificar previamente qual será a orientação da empresa para os dias de jogo. Já para os empregadores, o ideal é comunicar as regras com antecedência, evitando dúvidas e garantindo que todos saibam exatamente como será o funcionamento das atividades durante a Copa do Mundo.

O que um profissional de educação física enxerga em uma partida de futebol que a maioria dos torcedores não percebe?

O futebol é o esporte mais popular do mundo e reúne cerca de 240 milhões de praticantes em diferentes países. No Brasil, milhões de pessoas também mantêm contato com a modalidade, seja em escolinhas, clubes, projetos sociais ou nas tradicionais "peladas" entre amigos. Embora o futebol de rua tenha perdido espaço em muitas cidades nas últimas décadas, a paixão pelo esporte continua atravessando gerações.

Quando a bola rola em uma partida profissional, milhões de torcedores acompanham cada lance. Mas será que todos assistem ao mesmo jogo?

Para responder a essa pergunta, quatro professores de educação física compartilharam quais aspectos costumam chamar mais sua atenção durante partidas de futebol de alto rendimento. As respostas mostram que, para quem trabalha diariamente com o corpo humano e o movimento, o espetáculo também acontece longe da bola.

O desafio de correr, pensar e decidir ao mesmo tempo

Para o professor Gustavo da Silva, um dos aspectos mais impressionantes é a capacidade dos jogadores de unir preparo físico e raciocínio rápido.

"Os jogadores conseguem correr praticamente o jogo inteiro e, ao mesmo tempo, pensar no que fazer assim que recebem a bola, mesmo sob pressão da marcação adversária", afirma.

Além da resistência física, atletas profissionais percorrem, em média, entre 10 e 13 quilômetros por partida, alternando caminhadas, trotes, acelerações e sprints. Tudo isso enquanto analisam a movimentação dos companheiros e adversários para tomar decisões em poucos segundos.

Quando o treinamento vira instinto

Já o professor Tiago Silva chama atenção para o entrosamento das equipes, construído ao longo de meses de treinamento. "Às vezes um jogador faz um passe sem sequer olhar para onde o companheiro está, porque sabe que ele estará ocupando aquele espaço."

Segundo ele, muitas jogadas parecem espontâneas para o torcedor, mas são fruto de repetição e treino constante. Com o tempo, esses movimentos se tornam praticamente automáticos, permitindo que os atletas reajam rapidamente mesmo em situações de pressão.

Futebol também é estratégia

Os professores Thiago Mendonça e Diego Alysson destacam que também observam o lado tático da partida.

"Eu gosto de entender por que um treinador escolhe determinado esquema para enfrentar um adversário e outro completamente diferente na rodada seguinte", explica Thiago Mendonça.

Diego Alysson complementa que a leitura vai além dos nomes em campo. "Muitas vezes, quem executa melhor um esquema tático tem mais chances de ser escalado do que um jogador mais habilidoso, porque o coletivo precisa funcionar."

Para eles, formações, posicionamentos e escolhas do treinador revelam que o futebol também é um jogo de estratégia, em que cada atleta desempenha uma função específica.

Um jogo que vai além da bola

As respostas dos professores mostram que existem diferentes maneiras de assistir a uma partida de futebol.

Enquanto a maioria dos torcedores acompanha o placar, os gols e os momentos decisivos, profissionais da educação física enxergam uma combinação de condicionamento físico, tomada de decisão, coordenação coletiva e estratégia.

Cada passe, corrida ou mudança de posicionamento carrega horas de treinamento e planejamento que raramente aparecem nas estatísticas, mas ajudam a explicar por que o futebol de alto rendimento é considerado um dos esportes mais exigentes do mundo.

Tragédia na estrada: criança morre após capotamento entre São Vicente e Currais Novos


Uma tragédia foi registrada na manhã desta terça-feira (23) na rodovia que liga os municípios de São Vicente e Currais Novos. Uma criança morreu após um grave acidente automobilístico envolvendo um veículo que capotou em uma curva da estrada.

De acordo com informações preliminares, a criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos provocados pelo impacto do acidente.

Além da vítima fatal, outras cinco pessoas ficaram feridas. Todas estavam no mesmo veículo, que teria saído da pista e capotado após o motorista perder o controle da direção.

As vítimas receberam atendimento e foram encaminhadas para unidades de saúde da região. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde dos demais ocupantes do veículo.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Árvore nim, presente na zona urbana e rural de Lagoa Nova, é apontada como ameaça aos ecossistemas nativos

Escola Angelita Félix Bezerra possui diversas árvores nim indiano ornamentando sua área externa

Recentemente,o botânico e paisagista Ricardo Cardim fez um importante alerta sobre o uso crescente da árvore nim, espécie originária da Índia que se espalhou por diversas regiões do Nordeste e tem sido utilizada até mesmo em projetos de arborização urbana.
Unidade de ensino municipal com  diversas árvores nim indiano em seu pátio interno

Segundo o especialista, apesar de possuir propriedades inseticidas e ser bastante comum na pecuária, a espécie apresenta riscos ambientais. Entre os problemas apontados estão as raízes agressivas, a toxicidade para abelhas, cães e gatos, além de ser considerada uma planta invasora, capaz de ameaçar ecossistemas nativos.
Em Lagoa Nova, a realidade não é diferente. Centenas de árvores nim foram plantadas ao longo dos anos, tanto na zona urbana quanto na zona rural. A espécie também foi utilizada em ações de arborização promovidas por órgãos públicos, incluindo algumas  escolas da rede estadual e municipal, que realizaram o plantio das mudas em diferentes períodos.
O alerta do especialista reacende o debate sobre a necessidade de priorizar espécies nativas na arborização urbana e em projetos de recuperação ambiental. Pesquisadores e ambientalistas defendem que a preservação da biodiversidade local passa pelo incentivo ao plantio de árvores adaptadas ao bioma da Caatinga, contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas e a proteção da fauna.

Indústria do leite movimenta economia do sertão nordestino

 Natville inaugura novas fábricas e reforça compromisso com região Nordeste

 
A indústria do leite movimenta a economia do Nordeste. A produção de leite na região cresceu 14,12%, no acumulado de 2025 em relação a 2024, segundo dados recentes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O crescimento foi impulsionado por avanços tecnológicos, expansão de sistemas produtivos e melhoria genética, com aumento de oferta em praticamente todos os estados.
O laticínio Natville, com sede em Sergipe, anuncia a inauguração de novas unidades em Alagoas e Bahia, num investimento total que supera R$ 700 milhões. Apenas em Batalha (AL), estão sendo gastos cerca de R$ 500 milhões para a construção de uma fábrica de queijos, cremes e soro de leite (utilizado principalmente pela indústria alimentícia). A operação industrial da Natville em Batalha começará até outubro deste ano e a captação diária de leite será de 600 mil litros por dia. Serão criados cerca de 300 empregos diretos e mais de seis mil indiretos, em especial na produção de leite no campo.
Em Jeremoabo, na Bahia, a Natville finaliza o complexo industrial que vai abrigar a produção da sua nova linha de queijos finos – parmesão, gouda e reino, entre outros. A inauguração ocorrerá até o fim de julho, gerando cerca de cem novos postos de trabalho diretos e mais de 500 indiretos.
No começo de abril, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, inaugurou uma nova estação de gás natural em Batalha. A medida deve beneficiar os grandes laticínios que estão se instalando na região, como Natville e Alvoar Lácteos (detentora de marcas como Betânia, Camponesa e Embaré). Segundo Dantas, também devem ser oferecidos cursos técnicos gratuitos para a formação de mão de obra local para a indústria láctea.
Fundada em 1996 na cidade de Nossa Senhora da Glória, no sertão sergipano, a Natville encerrou 2025 com faturamento de R$ 1,3 bilhão. No ano em que completa 30 anos, a expectativa da família Dantas, que fundou e controla a empresa até hoje, é chegar a R$ 1,5 bilhão de faturamento.
IBGE
No país, a aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária (federal, estadual ou municipal) no 1º trimestre de 2026 foi de 6,78 bilhões de litros, segundo dados da pesquisa trimestral de leite, feita pelo IBGE. O valor correspondeu a um acréscimo de 3,3% em comparação ao volume registrado no 1º trimestre de 2025 e queda de 7,9% em comparação ao obtido no trimestre imediatamente anterior.

Após posse definitiva, prefeito de Ouro Branco nomeia ex-prefeito cassado e ex-vereador para cargos na administração

Recém-empossado de forma definitiva após vencer a eleição suplementar em Ouro Branco, no Seridó, o prefeito Amariudo Santos (PP) iniciou oficialmente sua gestão com a manutenção de nomes ligados ao grupo político do ex-prefeito Samuel Souto e do ex-vereador Lucas Batista, ambos cassados pela Justiça Eleitoral em decorrência das eleições de 2024.

As informações foram divulgadas pelo perfil da Rádio Cabugi do Seridó e apontam que, além de manter parte da estrutura administrativa formada durante a gestão anterior, o prefeito nomeou Lucas Batista para comandar a Secretaria Municipal de Agricultura e Samuel Souto para o cargo de Assessor Especial do Gabinete, ambos com remuneração mensal de R$ 4 mil.

Segundo a publicação, o cargo ocupado por Samuel foi criado por meio da Lei Municipal nº 1.079, sancionada pelo próprio Amariudo Santos em abril de 2026, poucos dias antes da eleição suplementar. Entre as atribuições do cargo está a função de assessoramento político ao chefe do Executivo, com acesso às diversas áreas da administração municipal.

A Rádio Cabugi do Seridó também destaca que Samuel Souto está inelegível por oito anos em razão das decisões da Justiça Eleitoral, enquanto Lucas Batista perdeu o mandato de vereador após condenação relacionada ao uso de caixa dois na campanha de 2024.

Ainda conforme a publicação, como as Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) ainda não transitaram em julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ambos continuam com os direitos políticos preservados, o que permitiria as nomeações para funções na administração pública.

Samuel Souto foi eleito prefeito em 2020 com o apoio da então prefeita e aliada política Dra. Fátima Silva, mas rompeu com o grupo nos primeiros meses de mandato. Já Lucas Batista, eleito vereador em 2024, aproximou-se do grupo governista antes mesmo de ser diplomado para um novo mandato.

Fontes: Perfil da Rádio Cabugi do Seridó e publicações do Diário Oficial dos Municípios da FEMURN.

Governo do RN investe mais de R$ 323 mil em Reconhecimento de Paternidade

Programa da Defensoria Pública do Estado é executado em parceria com a SETHAS, responsável pelo custeio de mais de 460 exames

O Governo do Estado, por meio da SETHAS, já investiu mais de R$ 323 mil no Programa Paternidade Responsável, da Defensoria Pública do RN, desde 2023. Já foram realizados 463 laudos periciais de reconhecimento de paternidade.
Paternidade Responsável é um programa da Defensoria com o objetivo de incentivar e promover o reconhecimento de paternidade de crianças e adolescentes no estado do Rio Grande do Norte.
A SETHAS atua na execução desse programa com o custeio e agendamento de exames de DNA nas modalidades Entre Vivos e Post Mortem.
Os exames são utilizados para a instrução pericial de procedimentos judiciais e extrajudiciais de investigações de paternidades realizados pela Defensoria Pública do Estado para famílias beneficiárias da Justiça Gratuita.
A SETHAS realiza a entrega de laudos diretamente para a Defensoria Pública. De acordo com a Lei Complementar nº 131/2009, que fomenta a transparência administrativa e permite o acompanhamento e o controle social dos gastos públicos, a SETHAS já realizou a entrega de 463 laudos de 2023 a 2025, no valor total de R$ 323.215,60 com recursos do Tesouro Estadual.

PROGRAMA PATERNIDADE RESPONSÁVEL
O Programa Paternidade Responsável foi instituído pela Lei n.° 9.535, de 2011, de iniciativa da Defensoria Pública do Estado (DPE/RN) em Parceria com Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS) e a Secretaria do Estado de Educação (SEEC).
A Defensoria Pública, dentro do Programa Paternidade Responsável, realiza palestras em estabelecimentos de ensino da rede pública estadual para conscientizar alunos, pais e responsáveis sobre a importância do reconhecimento do estado de filiação.
Nas palestras também é apontado o papel da Defensoria na viabilização desse direito, por meio do Programa Paternidade Responsável, como a prestação de serviço de assistência social pela SETHAS em benefício de crianças e adolescentes atendidos pelo Programa.