Presidente Lenildo Morais e governadora Fátima Bezerra trataram de convênios em andamento e novas oportunidades de cooperação para beneficiar população potiguar
Garantir mais acesso à água, ao saneamento básico e à saúde ambiental para a população potiguar foi o principal tema da reunião entre o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Lenildo Morais, e a governadora do Rio Grande do Norte, Maria de Fátima Bezerra, realizada na tarde desta sexta-feira (26/06). O encontro, no Palácio de Despachos de Lagoa Nova, reforçou a parceria entre a Fundação e o governo do Estado para ampliar investimentos e acelerar ações que beneficiem os municípios, especialmente os de pequeno porte e as comunidades mais vulneráveis.
Durante a reunião, Lenildo Morais apresentou um panorama das principais ações da Funasa no Rio Grande do Norte e destacou o compromisso da instituição em fortalecer a cooperação com o governo estadual para ampliar o acesso da população aos serviços de saneamento básico.
Atualmente, a Funasa mantém 162 instrumentos vigentes no Rio Grande do Norte, entre convênios e termos de compromisso, abrangendo diferentes frentes de atuação. Desse total, 30 são destinados ao abastecimento de água, 19 ao esgotamento sanitário, 13 às melhorias habitacionais para o controle da doença de Chagas, 36 às ações de educação em saúde ambiental e 13 à aquisição de equipamentos voltados ao fortalecimento das ações de saneamento.
A Fundação também apoiou, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico para 89 municípios potiguares e mantém outros três convênios vigentes para a elaboração de planos diretamente com municípios.
Cisternas e parceria estratégica
Outro tema tratado durante o encontro foi o Programa de Cisternas da Funasa. O presidente apresentou à governadora as ações previstas para o estado, que contemplam 47 municípios e beneficiarão cerca de 2.350 famílias com a implantação de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva.
A iniciativa contribuirá para ampliar a segurança hídrica e reduzir os impactos da estiagem em comunidades historicamente afetadas pela escassez de água. “São boas notícias, porque são mais investimentos para o nosso estado”, comemorou a governadora, que destacou a boa relação do governo potiguar com a Funasa.

Nenhum comentário :
Postar um comentário