Seleção é fruto de ação conjunta da Sudene com o Consórcio Nordeste, bancos públicos federais e a Finep para impulsionar a nova indústria regional. A próxima etapa será a elaboração dos Planos de Suporte Conjunto, que vão direcionar as empresas às linhas de apoio mais adequadas.
Teresina (PI) – O Rio Grande do Norte teve 27 projetos selecionados na Chamada Nordeste, somando R$ 5,2 bilhões em demanda por financiamento. Os resultados apresentados nesta segunda-feira (01) integram o conjunto de 189 propostas aprovadas pelo processo seletivo em toda a região, totalizando R$ 113 bilhões. A ação é resultado de uma articulação inédita entre a Sudene, o Consórcio Nordeste e bancos públicos e financiadoras federais: BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste. A ideia é impulsionar novos negócios com base nas diretrizes estabelecidas pela Nova Indústria Brasil. Os projetos selecionados estão disponíveis no endereço www.gov.br/sudene/pt-br/assuntos/chamada-nordeste.
Os projetos selecionados seguem agora para a elaboração dos Planos de Suporte Conjunto (PSC), que funcionarão como um guia para orientar cada empresa às linhas mais adequadas de crédito, subvenção ou apoio não reembolsável oferecidos pelas instituições financeiras. A expectativa é de os PSC sejam estruturados até 15 de janeiro.
Nordeste
As 189 propostas selecionadas contemplaram todos os estados nordestinos, assim como as cinco áreas estratégicas da chamada. Transição energética com foco em armazenamento contou com 59 propostas; bioeconomia com foco em fármacos somou 39 indicações; hidrogênio verde, 44 projetos; data center verde, 40 iniciativas; e setor automotivo, incluindo máquinas agrícolas, com 37 projetos.
Considerando a organização dos proponentes, 32% foram projetos em consórcio com outras empresas e 77% envolveram a cooperação com instituições de ciência e tecnologia. Empresas não aprovadas também serão procuradas para avaliação de oportunidades.
Nenhum comentário :
Postar um comentário