segunda-feira, 28 de abril de 2025

Conclave terá o maior número de cardeais brasileiros da história

Sete brasileiros estão entre os eleitores que vão escolher o novo papa.

Quando as portas da Capela Sistina se fecharem para a escolha do novo papa, o Brasil terá um protagonismo inédito. Pela primeira vez na história da Igreja Católica, sete cardeais brasileiros participarão do conclave, a reunião secreta que define quem comandará mais de 1,4 bilhão de fiéis no mundo.

Para ser eleito, o novo papa precisa conquistar dois terços dos votos dos cardeais presentes. Dos 134 eleitores confirmados, o grupo brasileiro representa pouco mais de 5% — um número expressivo, considerando que o colégio eleitoral é composto majoritariamente por europeus.

As reuniões preparatórias — chamadas de congregações gerais — serão fundamentais para os cardeais brasileiros articularem alianças e influenciarem na escolha do novo pontífice. Em 2013, o então arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, conquistou colegas de vários continentes ao defender uma Igreja "em saída", voltada para os pobres e marginalizados.





Agora, em meio a divisões internas entre setores conservadores, moderados e progressistas, o desafio será encontrar um nome capaz de manter a unidade da Igreja em um cenário global cada vez mais complexo.

O Conclave começará logo após as homenagens finais ao pontífice falecido. A partir daí, os olhos do mundo estarão voltados para a chaminé da Capela Sistina — à espera da fumaça branca que anunciará o novo líder da Igreja.

Nenhum comentário :

Postar um comentário