quinta-feira, 5 de junho de 2025

ABDE e Consórcio Nordeste assinam acordo no Piauí para ampliar crédito e fortalecer agências de fomento

Parceria foi formalizada no dia em que ocorre a abertura do Brazil Energy Conference 2025 no estado nordestino

Com o objetivo de ampliar o fluxo de crédito e fortalecer as instituições financeiras de desenvolvimento na Região Nordeste, a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Consórcio Nordeste assinaram, nesta quarta-feira (4), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), em Teresina (PI). A parceria tem impacto direto sobre os principais setores produtivos da região — como micro, pequenas e médias empresas, agronegócio, infraestrutura, inovação e projetos sustentáveis — e prioriza o fortalecimento das agências de fomento locais.

A assinatura do acordo ocorreu paralelamente à abertura do Brazil Energy Conference 2025, no Centro de Convenções de Teresina (PI). O evento internacional é promovido pelo Governo do Estado do Piauí, com correalização da ABDE e apoio da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi). Com expectativa de reunir 7 mil participantes, presencialmente e online, o evento que encerra no sábado (7/6) tem como objetivo debater os rumos da transição energética global, com painéis sobre hidrogênio verde, financiamento climático, eletromobilidade e inovação.

Para a presidente da ABDE e diretora de Crédito Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Fernanda Coelho, que participou da mesa da abertura do evento internacional e assinou o acordo, a parceria firmada representa um passo decisivo para a promoção do desenvolvimento regional.

“Esta parceria reforça o compromisso da ABDE em ampliar o crédito e fortalecer as instituições financeiras da região, promovendo investimentos que gerem mais inclusão, emprego e oportunidades que impactam diretamente a população nordestina, demonstrando o compromisso com os estados da região Nordeste e buscando fortalecer as políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento dos territórios”, afirmou Maria Fernanda Coelho, presidente da ABDE.

O Presidente do Consórcio Nordeste e Governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou que o acordo com a ABDE integra um conjunto de esforços do Consórcio para aumentar a disponibilidade de crédito no Nordeste, ajudando a impulsionar ainda mais o crescimento da Região.

“Hoje, apesar de o Nordeste representar 25% da população e 14% do PIB nacional, recebemos apenas 10% do crédito para investimento produtivo disponível no país. E, mesmo assim, crescemos mais do que a média nacional. Temos trabalhado incansavelmente para aumentar essa disponibilidade de crédito, para estimular ainda mais o desenvolvimento e geração de empregos de qualidade na Região. A parceria com a ABDE é mais uma importante ação nesse sentido, pois possibilitará o fortalecimento das instituições financeiras locais.”

O ACT estabelece uma agenda conjunta para mapear gargalos, propor soluções, estimular boas práticas e articular novas fontes de financiamento nacionais e internacionais. Entre as ações previstas estão o diagnóstico das necessidades das instituições locais, o desenvolvimento de programas de fortalecimento institucional, capacitações técnicas, intercâmbio de experiências e apoio à formulação de políticas públicas voltadas ao fomento.

ABDE - A ABDE reúne atualmente 34 instituições associadas, entre bancos públicos, agências de fomento, cooperativas e instituições de crédito voltadas ao desenvolvimento econômico, ambiental e social. Juntas, elas representam mais de 45% do crédito de longo prazo no Brasil, com uma carteira de financiamento que ultrapassa R$ 2 trilhões.

CONSÓRCIO NORDESTE - O Consórcio é um instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região Nordeste do Brasil, um território de desenvolvimento sustentável e solidário. O Consórcio é uma iniciativa que pretende atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada, constituindo-se, ao mesmo tempo, como uma ferramenta de gestão criada e à disposição dos seus entes consorciados, e como um articulador de pactos de governança.

Grande Encontro do Brega reúne no TAM artistas do gênero mais romântico do Brasil

Tributo ao cantor e compositor Carlos Alexandre ocorrerá nesta quinta-feira (5) em comemoração ao Dia Estadual do Brega (01/06). O acesso ao evento é gratuito e os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla.
Nesta quinta-feira (5), o Teatro Alberto Maranhão, situado em Natal (RN), será palco da terceira edição do Grande Encontro do Brega, com a participação de Carlos Alexandre Júnior, Fernando Luiz, José Orlando, Roberto Cantor, Alvymar Farias & Karla Patrícia e Ary Maia. Realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação José Augusto, o evento, gratuito, é realizado desde 2023 em comemoração ao Dia Estadual do Brega no RN e terá início às 20 horas.
Na ocasião, o cantor e produtor musical mossoroense Oseas Lopes, conhecido pelo nome artístico Carlos André, recebeu o título de cidadão natalense. Financiado pelo Governo do RN, com recursos de emenda parlamentar designados pelo deputado Ubaldo Maia, ou evento conta com apoio institucional do Teatro Alberto Maranhão. O Dia Estadual do Brega (01/06) é amparado pela Lei Estadual Nº 11.452/23, sancionada no dia 01 de junho de 2023 pela governadora Fátima Bezerra.

“A data tem o objetivo de valorizar o ritmo musical no qual o Rio Grande do Norte tem grandes expoentes, além de Carlos Alexandre, Fernando Luiz e Bartô Galeno”, destaca o diretor da Fundação José Augusto, Gilson Matias. Para o diretor do TAM, Ronaldo Costa, “o palco do teatro traz esse tom de nostalgia e reverência ao gênero mais amado do Brasil e consolida o evento no calendário cultural do estado”, assinala.
Valorização do brega – O gênero musical mais romântico do Brasil é produzido e ouvido do Amapá ao Rio Grande do Sul, da Paraíba ao Acre. Além de ser cultivado em diversos estados da federação, o brega ganhou o Dia Nacional, em lei recentemente sancionada pelo presidente Lula, a ser comemorado anualmente no dia 14 de fevereiro.
“Eu sempre defendo que o brega é uma manifestação cultural que gera renda, fortalece a economia criativa, estima o surgimento de novos talentos e colabora com a inclusão de centenas de profissionais da música no mercado de trabalho”, destaca Fernando Luiz, uma das atrações e coordenador de produção do Grande Encontro do Brega. Segundo ele, a criação do Dia Nacional do Brega reforça o gênero como um elemento importante da cultura brasileira.



SERVIÇO: Grande Encontro do Brega | Terceira Edição.
️ 05 de junho de 2025 (quinta-feira).
20h – Entrada franca.
Teatro Alberto Maranhão – Praça Augusto Severo, s/n. Ribeira. Natal (RN).

Médicas baianas ganham destaque na maior conferência de oncologia do mundo

 Estudos apresentados por oncologistas brasileiros — incluindo médicas da Bahia — apontam caminhos para tratamentos mais eficazes e acessíveis no combate ao câncer 

Divulgação

 

O Brasil reforçou sua presença no maior evento de oncologia do mundo, o Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), realizado entre 30 de maio e 3 de junho de 2025, em Chicago. Com 25 trabalhos apresentados pelo corpo clínico da Oncoclínicas&Co — maior grupo de tratamento oncológico da América Latina —, o país se destaca em inovação na área, com participação relevante também de médicas baianas.
 

“Nossa presença crescente na ASCO reafirma o compromisso dos oncologistas brasileiros e da Oncoclínicas com a pesquisa e a educação, pilares fundamentais para uma saúde mais acessível e eficiente. Nossos especialistas contribuem ativamente para o avanço do conhecimento oncológico global, implementando inovações que beneficiam diretamente pacientes no Brasil e internacionalmente”, afirma Carlos Gil Ferreira, diretor médico da Oncoclínicas&Co e presidente do Instituto Oncoclínicas.
 

Maria Cecília e Clarissa Mathias


A oncologista Clarissa Mathias, líder do Cancer Center do Hospital Santa Izabel Oncoclínicas, na Bahia, além de membro do conselho da ASCO, destaca a importância do evento para a ciência e a prática clínica no Brasil. “O encontro da ASCO cria oportunidades valiosas para que pesquisadores brasileiros tragam ao país estudos clínicos com medicamentos ainda em fase de avaliação — tratamentos que, de outra forma, estariam fora do alcance de grande parte da população, especialmente daqueles sem plano de saúde. Mesmo pacientes com cobertura privada muitas vezes não teriam acesso a essas terapias se não fosse por meio da pesquisa”, explica a especialista.
 

Além da relevância científica do evento, a ASCO 2025 também refletiu o protagonismo crescente da Bahia na oncologia nacional. O congresso contou com a participação de médicas baianas da Oncoclínicas que se destacam na produção científica internacional. Clarissa Mathias apresentou dois estudos em formato pôster, abordando novas terapias para câncer de pulmão e fatores de alto risco em câncer de mama. Carolina Alves participou do Clinical Science Symposium com uma pesquisa sobre biomarcador prognóstico em câncer renal metastático, enquanto a oncologista Maria Cecília Mathias levou à ASCO dados promissores sobre câncer colorretal.
 

O crescimento da participação brasileira no congresso não apenas evidencia o avanço da ciência nacional, mas também posiciona o país no centro das discussões que definem os rumos dos tratamentos oncológicos no mundo. Os estudos foram apresentados ao longo do evento, cujo tema central — “Transformando o Conhecimento em Ação: Construindo um Futuro Melhor” — destacou a importância de converter descobertas científicas em benefícios concretos para os pacientes no combate ao câncer.

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Sobre a Oncoclínicas&Co 

Oncoclínicas&Co é o maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina, com um modelo hiperespecializado e inovador voltado para a jornada oncológica. Com um corpo clínico formado por mais de 2.900 médicos especialistas em oncologia, a companhia está presente em 40 cidades brasileiras, somando mais de 140 unidades. Com foco em pesquisa, tecnologia e inovação, o grupo realizou nos últimos 12 meses cerca de 682 mil tratamentos. A Oncoclínicas segue padrões internacionais de excelência, integrando clínicas ambulatoriais a cancer centers de alta complexidade, potencializando o tratamento com medicina de precisão e genômica. Parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Harvard Medical School, adquiriu a Boston Lighthouse Innovation (EUA) e possui participação na MedSir (Espanha). Integra ainda o índice IDIVERSA da B3, reforçando seu compromisso com a diversidade. Com o objetivo de ampliar sua missão global de vencer o câncer, a Oncoclínicas chegou à Arábia Saudita por meio de uma joint venture com o Grupo Al Faisaliah, levando sua expertise oncológica para um novo continente. Saiba mais em: www.oncoclinicas.com.

Dia dos Namorados deve gerar R$ 431 mi para economia do RN

O comércio potiguar aposta em um Dia dos Namorados aquecido este ano. A expectativa é que a data injete mais de R$ 431 milhões na economia do estado, segundo levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC). O volume representa um crescimento de 11,7% em comparação a 2024. Entre os fatores que impulsionam o otimismo dos comerciantes estão o aumento do ticket médio, a busca por presentes com valor afetivo e o fortalecimento do consumo experiencial, em sintonia com os festejos juninos, que este ano foram ampliados em cidades como Natal e Mossoró.

Na capital, o valor médio que os consumidores pretendem gastar subiu para R$ 167,09, o maior dos últimos seis anos. As roupas (38,6%) lideram a lista de desejos, seguidas por perfumes (23,1%) e calçados (12,8%). É nesse cenário que comerciantes como Alícia Geovânia – gerente de uma loja de vestuário – estão se preparando. “O movimento sempre aumenta. A gente já lançou uma coleção pensando nos casais, com aqueles “kits combinadinhos”, que são muito procurados”, conta. Neste caso, a loja prepara peças masculinas e femininas formando o par com a mesma cor, ou mesmo modelo.

Alícia explica que pode ser uma bermuda com uma blusa, um short com uma camisa gola polo. “Além disso, ajudamos o cliente a montar looks, porque muitos chegam sem ideia do que comprar”, conta. Segundo ela, a expectativa é de que o movimento dobre entre os dias 10 e 12 de junho.

Outro setor que ganha força na data é o de perfumaria, segundo item mais procurado na capital. Jainara Rodrigues, vendedora em um quiosque especializado, confirma essa tendência. “O preço fica o mesmo, mas costuma aumentar bastante o movimento. A gente prepara kits promocionais, como dois itens por R$ 99,90 ou três por R$ 139,90. É uma economia que a gente oferece para o cliente presentear quem ama nesta data”, diz.

A vendedora relata que o fluxo de clientes cresce cerca de 70% na semana da data e afasta qualquer superstição que aponte que presentear com perfumes causa o fim da relação. “É só lenda e falatório. A gente tenta conversar com o cliente que o perfume é essencial para o dia a dia e sempre vende muito, porque tanto homem quanto mulher gosta de andar cheiroso e estar com gente cheirosa ”, comenta.
Para além da economia na hora de pagar o presente, a pesquisa da Fecomércio RN mostra ainda que, pela primeira vez em Natal, a marca dos produtos se tornou mais importante na decisão de compra do que o preço. Mesmo assim, a maioria (70%) pretende comprar apenas um presente, embora tenha aumentado o número de consumidores dispostos a levar mais de um item.

Em Mossoró, o cenário também é favorável. Mais da metade dos consumidores (52,8%) pretende celebrar o Dia dos Namorados, sendo o maior percentual desde 2019. Por lá, o gasto médio gira em torno de R$ 153 e, da mesma forma que em Natal, as roupas seguem na liderança, seguidas de perfumes e calçados. Na cidade do Oeste, as promoções ainda são o principal atrativo, mas a preocupação com a qualidade e a marca dos produtos também vem crescendo.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, avalia que o bom desempenho reforça uma tendência observada nas últimas datas comemorativas. “O crescimento dos gastos com comemorações reforça o apelo emocional da data e sinaliza um foco maior no consumo afetivo e experiencial, comportamento que vem se consolidando no período pós-pandemia”, destaca. Ele também alerta para a importância de o varejo aproveitar o fluxo das festas juninas, investindo em produtos que conectem o clima de romance ao ambiente festivo típico deste período.

Pagamentos

A popularização do PIX e a preferência pelo crédito refletem a busca por praticidade, segurança e rapidez dos comerciantes neste dia dos namorados, além da adesão dos comerciantes às soluções digitais.

O cartão de crédito, usado por 55,3% dos consumidores, é a principal forma de pagamento nas compras do Dia dos Namorados em Mossoró. O PIX e as transferências aparecem em segundo lugar, com 25,8%, enquanto o dinheiro, antes líder, caiu para 10,6%. O débito representa apenas 7,6% e outras formas somam 0,8%. O cartão de crédito subiu de 30,2% em 2019 para 55,3% em 2025, e o PIX, que surgiu em 2023 com 6,8%, já chega a 25,8%. O dinheiro despencou de 43,5% para 10,6%.

Em Natal, PIX e transferência lideram com 40,5%, seguidos pelo cartão de crédito, com 42,7%. O uso de dinheiro caiu para 5,9%, enquanto o débito ficou em 10,5%. Até 2020, o dinheiro era o meio mais usado para pagamentos.

Desaprovação a Lula atinge 57%, recorde na atual gestão

Nova pesquisa da série Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira aponta para a continuidade da trajetória de queda da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda que em ritmo mais lento. Os que desaprovam o governo oscilaram de 56% em março para 57%, a maior marca desde o início da atual gestão. Já a taxa dos que aprovam o desempenho do Executivo federal variou de 41% para 40%.

Trata-se de um cenário de estabilidade em relação ao de três meses atrás, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, mas que ajuda a prolongar um ciclo de deterioração da imagem do governo, que começou a se revelar nas pesquisas há quase um ano. São cinco rodadas seguidas de escalada do índice de desaprovação, desde julho de 2024.

Quando o ciclo de queda de popularidade teve início, eram 54% os que aprovavam a gestão Lula 3 (14 pontos percentuais a mais do que agora), e 43% os que se diziam insatisfeitos (13 pontos a menos do que hoje). A última vez que o instituto indicou haver uma maioria satisfeita com o trabalho do Planalto foi em dezembro.

A ligeira piora sugerida pelo novo levantamento teve participação da parcela mais pobre dos entrevistados, que ganha até dois salários mínimos por mês. Nesse núcleo, que corresponde a um terço da amostra da pesquisa e que historicamente é mais simpático a governos do PT, a taxa de aprovação variou de 52% para 50% desde março, enquanto a desaprovação avançou de 45% para 49%.

A taxa dos que se declaram insatisfeitos com o governo também escalou entre os moradores do Sudeste (variou de 60% para 64%), do Norte e Centro-Oeste (de 52% para 55%), e os que se declaram católicos. Nesse último grupo, pela primeira vez há maioria numérica que desaprova a gestão federal (53%).

Hoje também há mais brasileiros que acham o atual governo “pior” que o anterior, de Jair Bolsonaro (PL). São 44% os que compartilham dessa avaliação, contra 40% que consideram a atual gestão “melhor”, e 13% que veem os dois governos como “iguais”. Já na comparação com as duas passagens anteriores de Lula pelo Planalto, a maior parte da população (56%) considera que o desempenho do petista está inferior agora.

Desvios do INSS impactam na aprovação

O governo busca uma recuperação de imagem desde o começo do ano, quando Lula escalou o ministro Sidônio Palmeira para reforçar a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom). A tarefa, porém, foi dificultada nos meses seguintes pelas crises por conta das fraudes no INSS e do desgaste criado pelo aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) — o que levou também à perda de seguidores do presidente nas redes sociais.

A pesquisa da Quaest mostra que os descontos indevidos nos benefícios pagos a aposentados e pensionistas do INSS tiveram alto impacto na imagem do governo. São 82% os que declararam ter ficado sabendo do caso, e 31% disseram espontaneamente que a gestão Lula é a principal responsável pelas fraudes reveladas pela Polícia Federal. Nenhum outro ator foi tão citado como culpado pelo caso (o próprio INSS teve só 14% das menções).

Ancelotti demonstra confiança antes de estreia no comando da seleção

Brasil enfrenta Equador na próxima quinta com transmissão da Nacional
O técnico italiano Carlo Ancelotti demonstrou confiança e afirmou que espera fazer o melhor trabalho possível no comando da seleção brasileira. A declaração foi dada nesta quarta-feira (4), em entrevista coletiva concedida um dia antes do jogo contra o Equador pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

“Penso que estar aqui é algo muito bonito para a minha carreira, treinar uma seleção pela primeira vez, ainda mais a seleção do Brasil, que não é uma qualquer. Histórica. Tenho uma grande ilusão, motivação para fazer o melhor possível e tentar chegar ao objetivo final. Me dá muita confiança o que vejo, os jogadores, a gana que os jogadores têm para vestir a camisa amarela”, disse Ancelotti.

Apesar do pouco tempo de trabalho com o selecionado brasileiro, o técnico italiano deixou claro que espera uma boa atuação: “Uma equipe que luta, que joga bem futebol. Muitos jogadores com capacidade, extraordinários e queremos ver isso”. Porém, Ancelotti afirmou que espera dificuldades diante do Equador, um time que “está jogando bem e é organizado”, e que “será um ótimo teste”.

O Brasil mede forças com o Equador a partir das 20 horas (de Brasília) da próxima quinta-feira (5) no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil. A Rádio Nacional transmite ao vivo.

Enem 2025: prazo para solicitar nome social termina na sexta-feira

Opção deve ser feita no ato da inscrição
Os interessados em ter o tratamento pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 devem assinalar a opção no ato de inscrição até as 23h59, horário de Brasília, de sexta-feira (6).

O direito de tratamento pelo nome social é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente conforme sua identidade de gênero e está garantido pelo Decreto nº 8.727/2016.

O nome social será apresentado em todos os documentos e materiais administrativos do Enem, como no cartão de confirmação de inscrição e nas provas.

Desde 2014, a organização do Enem autoriza o uso do nome social por candidatos travestis, transexuais ou transgêneros.
Inscrições

A opção de tratamento pelo nome social deverá ser marcada na Página do Participante do Enem, com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O edital do exame explica que tratamento por nome social será igual aos dados cadastrados na Receita Federal. Para não inviabilizar a correspondência entre as informações, antes de fazer a inscrição, o participante deverá verificar a correspondência dessas informações pessoais e, se for o caso, atualizá-las na Receita Federal.

O nome social não poderá ser alterado no sistema de inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta que antes de fazer a solicitação, o participante deverá verificar se o nome social é correspondente ao cadastrado na Receita Federal.

Vale lembrar que a alteração do nome social cadastrado na Receita Federal após o período de inscrição não refletirá nos materiais da aplicação do Enem 2025, que serão impressos com o nome informado no ato da inscrição.

A visualização da alteração estará disponível na Página do Participante somente após a divulgação dos resultados.

Não será aceita solicitação de tratamento pelo nome social fora do sistema e do período de inscrição.

O Inep, órgão responsável pelo Enem, pode, a qualquer tempo, solicitar documentos comprobatórios da condição que levou o candidato a pedir o uso do nome social.
Dúvidas

A taxa de inscrição do Enem 2025, no valor de R$ 85, deve ser paga até 11 de junho.

O Inep aplicará as provas em 9 e 16 de novembro, em todas as 27 unidades da federação.

O portal do Inep conta com um site com perguntas mais frequentes e as respectivas respostas, com as principais orientações para os participantes do Enem.

Sem votação, medida provisória da gratuidade do Pix perde efeito

Medida provisória que reforçava gratuidade do Pix caduca sem ser votada pelo Congresso.

A medida provisória 1288/2025, que reforçava a gratuidade do Pix, perdeu validade na última segunda-feira (2) por falta de votação no Congresso Nacional. O texto, editado em fevereiro pelo presidente Lula, buscava conter a onda de desinformação sobre suposta taxação do sistema de transferências instantâneas.

Apesar da caducidade, a gratuidade do Pix permanece assegurada por normas já em vigor, como a própria resolução do Banco Central que instituiu o sistema.

O texto surgiu após a polêmica no final de janeiro em torno de uma instrução normativa da Receita Federal, revogada posteriormente, que aumentava a fiscalização sobre transferências acima de R$ 5 mil. A confusão gerou boatos, golpes e exploração política, o que levou o Ministério da Fazenda a reagir com a proposta legislativa.

A norma previa que pagamentos via Pix deveriam ter o mesmo valor que os feitos em dinheiro, proibindo a cobrança diferenciada. Também reforçava o sigilo bancário nas transações e vedava explicitamente qualquer tipo de imposto ou taxa sobre o uso do sistema.

Sem acordo entre Senado e Câmara, as comissões mistas de análise de medidas provisórias só voltaram a funcionar em abril. Até lá, outras pautas foram priorizadas e, mesmo tendo recebido prorrogação a medida seguiu sem ser votada. O texto recebeu quarenta sugestões de emendas durante sua validade.

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Petrobras reduz preço da gasolina A para as distribuidoras

Os preços de venda de gasolina A da Petrobras para as distribuidoras terão uma redução de 5,6%, a partir desta terça-feira (3). Segundo a empresa, o preço médio deste tipo de venda passará a ser de R$ 2,85 por litro, o que representa um recuo de R$ 0,17 por litro.

“Considerando a mistura obrigatória de 27% de etanol anidro e 73% de gasolina A para composição da gasolina C vendida nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará a ser de R$ 2,08 /litro, uma redução de R$ 0,12 a cada litro de gasolina C”, explicou a Petrobras em nota divulgada nesta segunda-feira (2), no Rio de Janeiro.

Incluindo a redução de amanhã, desde dezembro de 2022 a Petrobras recuou os preços da gasolina para as distribuidoras em R$ 0,22 / litro, ou seja, uma queda de 7,3%. “Considerando a inflação do período, esta redução é de R$ 0,60 / litro ou 17,5%”, informou.

Transparência

Para assegurar transparência no acompanhamento dos preços, a Petrobras publica no seu site informações relacionadas à formação e composição dos preços de combustíveis ao consumidor. 

Assim, eles têm também uma melhor compreensão do processo da companhia. Para buscar as informações basta acessar o link

5/6, Dia do Meio Ambiente: escolas incorporam mudanças climáticas e ESG no currículo

Frente à emergência climática, instituições de ensino inovam para formar cidadãos mais conscientes e engajados por um futuro sustentável

São Paulo, 04 de junho de 2025 - O ano de 2024 foi o mais quente da história, 1,6 graus acima da média do planeta antes do início da industrialização, segundo a agência de monitoramento climático da Europa, Copernicus. A emergência climática é uma realidade que afeta a todos, principalmente as gerações mais novas, que com maior expectativa de vida, vão presenciar muitos anos de um meio ambiente mais quente e com mais catástrofes ambientais.



Por isso, para as gerações em idade escolar, Z (nascidos entre os anos 1990 e 2010) e Alfa (nascidos a partir de 2010), a discussão sobre ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance - governança ambiental, social e corporativa) no ambiente escolar se torna essencial, estimulando a consciência socioambiental e promovendo uma formação cidadã ativa.



A Educação Ambiental é relativamente nova, com seu conceito tendo surgido em 1965, e a sociedade despertando para o tema apenas nas décadas de 1970 e 1980. E a partir de 2025, as instituições de ensino brasileiras são obrigadas pela Lei nº 14.926, de 17 de abril de 2024, a incluir em seus currículos os temas das mudanças do clima e da proteção da biodiversidade, garantindo que os projetos pedagógicos, na educação básica e no ensino superior, contem com atividades relacionadas aos riscos e emergências socioambientais e a outros aspectos relacionados à questão ambiental e climática.



Para despertar a atenção das crianças e jovens sobre o tema, educadores buscam práticas inovadoras nesse sentido, integrando a sustentabilidade ao dia a dia dos alunos por meio de projetos e metodologias interdisciplinares.



Disciplina obrigatória: história e ciência das mudanças climáticas



Na Escola Bilíngue Aubrick, localizada em São Paulo, capital, a sustentabilidade é um dos valores centrais da proposta pedagógica e está presente em todas as etapas da educação. As crianças pequenas, por exemplo, são envolvidas em campanhas de coleta seletiva e compostagem, e o aprendizado sobre questões ambientais segue até o ensino médio, quando os alunos estudam no currículo obrigatório a disciplina de “História e ciência das mudanças climáticas”.



Entre as iniciativas práticas realizadas na escola, se destacam ainda ações comunitárias, onde famílias e alunos são convidados a tornarem-se voluntários para coletar resíduos, lixo e entulho de locais públicos, como a margem de represas; além de estudos do meio, em que os estudantes visitam locais de relevância ambiental para um aprendizado experiencial. "A imersão nessas experiências proporciona uma compreensão profunda sobre os impactos ambientais e a importância da conservação", afirma a coordenadora pedagógica, Eloisa Monteiro.



A escola também tem parcerias com instituições como a cooperativa Yougreen, que promove a coleta de materiais recicláveis na escola e sua correta destinação; e a ONG Tramah Sustentabilidade, que realiza campanhas de reaproveitamento de livros e cadernos ao final dos anos letivos. "Essas iniciativas minimizam o impacto ambiental das atividades da escola, traduzindo-se em números de árvores poupadas e litros de água economizados pela comunidade estudantil", completa a coordenadora.

Metodologias ativas e aprendizado baseado em projetos científicos

O Brazilian International School – BIS, da capital paulista, tem um compromisso firme com a sustentabilidade e as mudanças climáticas, incluindo os temas no currículo e na rotina escolar. Disciplinas como Global Perspectives, Biologia, Ciências, Geografia e Química promovem atividades que incentivam a conscientização ambiental dos alunos, tornando a aprendizagem mais significativa.

Os docentes recebem formações sobre educação ambiental para integrar o tema às suas disciplinas, enquanto os alunos são estimulados a criar soluções sustentáveis para desafios reais, fortalecendo o senso de responsabilidade socioambiental. O conhecimento adquirido é reunido e amplificado em uma mostra cultural com temática sobre ESG, um evento interativo que envolve exposições, painéis informativos e atividades práticas. “A participação ativa dos alunos e professores é incentivada por meio de metodologias ativas, como aprendizado baseado em projetos e experimentação científica", destaca o coordenador pedagógico Henrique Dias.

A escola também possui outras iniciativas, como uma horta escolar sustentável, onde os alunos aprendem conceitos de agricultura orgânica e compostagem, e a coleta seletiva e reciclagem, que incentiva o correto descarte dos resíduos. "Nosso objetivo é desenvolver o protagonismo dos alunos na construção de soluções sustentáveis", acrescenta Dias.

Arte como ferramenta de conscientização

A Escola Internacional de Alphaville, em Barueri, utiliza a linguagem teatral para discutir sustentabilidade e mudanças climáticas. A escola realiza o projeto "Acting for Climate Change". Promovido pelo Creativity Thinking Institute e pela UNESCO, com parceria da Fundação SOS Mata Atlântica e do International Drama Education Association (IDEA), a iniciativa já foi premiada com o “iSP Changemakers” e com o "International Creativity in Education for Climate Change".

A proposta é utilizar de forma criativa o tema da sustentabilidade e das mudanças climáticas. Trata-se de um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Teatro, Geografia e Global Studies, reunindo cerca de 60 estudantes do nono ano do Ensino Fundamental.

O espetáculo "Acting for Climate Change" será protagonizado pelos próprios estudantes e encenado no teatro da escola durante a Semana do Meio Ambiente, com apresentações abertas ao público. A turma passa boa parte do primeiro semestre no ano dedicando-se ao processo criativo, desde o desenvolvimento da dramaturgia original da peça, leituras do texto, até o cenário.

"O teatro tem o poder de sensibilizar e provocar reflexões profundas sobre questões ambientais. Desta forma, queremos preparar uma nova geração de estudantes mais conscientes e engajados com as questões sociais e ambientais, incluindo a educação ambiental e a formação cidadã como parte da aprendizagem", completa a professora de teatro e dramaturga, Dra. Elaine Lavezzo.