Durante 2025, mais de 1,55 milhão de crianças e adolescentes do Bolsa Família que estavam sem registro de matrícula e frequência escolar passaram a ser identificados e acompanhados pelo governo federal. A ação, conduzida pelo MDS, reduziu significativamente o número de estudantes não localizados no Sistema Presença.
Apenas em outubro e novembro, mais de 180 mil alunos foram incluídos no sistema, gerando uma queda de 10,5% nos casos sem registro e o menor índice do ano. Nesse período, 89,2% dos estudantes elegíveis tiveram a frequência monitorada, e 95,49% das famílias cumpriram as condicionalidades da educação.
Também houve avanço nos municípios: o número de cidades com acompanhamento abaixo de 75% caiu de 788 para 338, uma redução de 57%. Para 2026, a meta é acompanhar a frequência escolar de mais de 95% do público.
As condicionalidades do Bolsa Família exigem matrícula e frequência escolar, vacinação e acompanhamento de saúde, sendo fundamentais para prevenir evasão escolar e situações de vulnerabilidade. A busca ativa escolar, realizada de forma integrada entre educação, saúde e assistência social, visa garantir o retorno e a permanência dos estudantes na escola.
.png)
Nenhum comentário :
Postar um comentário