sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Crianças de Lagoa Nova vão lançar animação em telão de cinema

Serão duas sessões ao ar livre e gratuitas para comunidades do município de Lagoa Nova

Um caminhão-cinema equipado com uma estrutura com telona de 8x6 metros, projetor digital, sistema de sonorização e 200 cadeiras para acomodar os espectadores desembarcará no interior do Rio Grande do Norte para lançar a animação “Nosso Tempero”. Com roteiro, desenhos e animação de crianças da Escola Municipal “João Luiz Victor”, de Sítio de Dentro, na área rural de Lagoa Nova, na Serra de Santana, o filme será apresentado para a comunidade em sessões abertas e gratuitas.
Para fazer a obra sobre um pequeno povoado dominado pelo caju, os estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental se juntaram às profissionais de cinema do Projeto Animação/Ponto de Cultura Animazul, do Instituto Marlin Azul, durante oficina sobre a linguagem e as técnicas do cinema de animação. A primeira sessão de lançamento será realizada no dia 13/11 (quinta-feira), às 19 horas, na Praça da Igreja Católica da Imaculada Conceição, no Povoado Manoel Domingos, área rural de Lagoa Nova. No dia seguinte, 14/11 (sexta-feira), às 19 horas, será a vez de lançar o filme na Praça de Eventos Geraldo Dantas, na sede do município.

As oficinas

A animação “Nosso Tempero” nasceu nas aulas do Projeto Animação/Ponto de Cultura Animazul realizadas em agosto na Escola Municipal “João Luiz Victor”. Durante a oficina, os estudantes viajaram até o tempo do pré-cinema para experimentar os brinquedos ópticos (taumatrópio, o flipbook e o zootrópio), dispositivos óptico-mecânicos capazes de criar a ilusão do movimento e explicar o princípio fundamental do cinema. Depois desta primeira atividade, a turma participou de rodas de conversa para criar a história do filme. As meninas e meninos escolheram fazer um curta sobre como é a vida onde moram, o que mais gostam de fazer, como as pessoas lidam com o lugar onde vivem, como valorizam o território ao qual pertencem e como ajudam a construir a comunidade.

Um dos elementos escolhidos para compor a história foi o caju, fruta típica da região presente na identidade, na economia local, nas memórias, na culinária, nas brincadeiras e nas aventuras da garotada nos quintais do território. Após a criação do roteiro, a turma criou as cenas a partir de técnicas de animação, como desenho 2D, recorte, stopmotion em massinha e pixilation (técnica de animação que utiliza pessoas reais como personagens, capturando-as quadro a quadro para criar uma sequência de movimento), ministradas pela animadora Marinéia Anatório. A criação da história e as encenações em vídeo têm a orientação da professora Mariana de Lima.

SERVIÇO

Lançamento do filme
Sessões abertas e gratuitas
“Nosso Tempero”

Direção: Crianças da Escola Municipal “João Luiz Victor”, do Sítio de Dentro, Lagoa Nova (RN)/Projeto Animação/Instituto Marlin Azul (ES)
Sinopse: Num povoado dominado pelo caju, no interior do Rio Grande do Norte, uma menina nascida e criada ali confessa que detesta o fruto.

Dia: 13 de novembro (quinta-feira)

Horário: 19 horas
Local: Praça da Igreja Católica da Imaculada Conceição – Povoado Manoel Domingos 

Dia: 14 de novembro (sexta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Praça de Eventos Geraldo Dantas - sede de Lagoa Nova (RN)

Nenhum comentário :

Postar um comentário