segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Governo do RN trabalha em parceria com Fiern para implantação de piloto de eólica offshore

Atuação também visa a instalação de laboratório em plataforma oceânica e aplicação de recursos do Propag em educação profissional

O Rio Grande do Norte deve implantar a primeira Planta Piloto de Energia Eólica Offshore em Areia Branca. O projeto envolve a Petrobras e o Ministério da Pesca. O projeto, pioneiro no Brasil, é uma unidade de pesquisa concebida para nortear investimentos no mar e prevenir impactos com a chegada dessa nova atividade industrial ao país. O projeto, coordenado pelo SENAI-RN, prevê a instalação de dois aerogeradores, com potência somada de 24,5 Megawatts (MW) até 2027. As máquinas serão instaladas a 4,5 km de distância do Porto-Ilha de Areia Branca, a uma profundidade de 7 a 8 metros no mar. A região é considerada rasa e, segundo estudos desenvolvidos pelo ISI-ER, está distante de recifes de coral e das tradicionais zonas de pesca.

PLATAFORMAS

No litoral do RN estão instaladas três plataformas oceânicas de apoio à exploração de petróleo. Elas têm prazo para serem descomissionadas. "Para evitar que elas sejam inutilizadas, pretendemos aproveitar para instalar laboratório de estudos e pesquisas sobre a economia do mar. A governadora encampou a sugestão e vai levar o assunto para reunião com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que visitará o RN no início de outubro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário