quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Encerra dia 11 cadastro de entidades para o edital do Fundo Sustentabilidade do Banco do Nordeste

 Edital disponibiliza R$ 15 milhões para projetos voltados para

recuperação ambiental e uso sustentável do bioma caatinga



Natal (RN), 5 de agosto de 2025 – Entidades públicas e privadas sem fins lucrativos podem se cadastrar, até o dia 11, no Sistema Convênios Web (www.bnb.gov.br/conveniosweb) para participar do Edital do Fundo Sustentabilidade, do Banco do Nordeste (BNB), que disponibiliza R$ 15 milhões, em recursos não reembolsáveis, para projetos voltados à recuperação ambiental e uso sustentável da caatinga. Essa etapa antecede a submissão dos projetos, que ocorre por meio do mesmo endereço eletrônico, até o dia 25.

São exemplos de entidades que podem concorrer ao certame, instituições de ensino superior, fundações, institutos, autarquias, e outras entidades da Administração Pública direta e indireta, que atendam as condições do Edital, publicado no site do BNB (https://bnb.gov.br/fundeci/editais). Tais entidades precisam estar sediadas ou manter filiais na área de atuação do banco (Nordeste e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo).

Os projetos submetidos à seleção devem conter ações que sejam executadas na caatinga, sendo dedicados à restauração desse bioma, incluindo a estruturação de casas e redes de sementes e educação ambiental de comunidades locais, bem como que promovam o uso sustentável dos recursos naturais, com foco na agroecologia e agricultura familiar, economia da sociobiodiversidade e turismo ecológico.

Rio Grande do Norte
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 95% do território do Rio Grande do Norte é coberto pelo bioma da caatinga, caracterizado pelo clima tropical semiárido e por uma biodiversidade singular. A caatinga abriga mais de 900 espécies de plantas, 148 espécies de mamíferos e cerca de 510 espécies de aves, muitas delas exclusivas da região.

“Preservar a caatinga é preservar a essência nordestina e contribuir para que os sertanejos finquem raízes ainda mais profundas em sua terra. Com os recursos do Fundo Sustentabilidade, não reembolsáveis, criamos condições para que as instituições possam realizar projetos que contribuam para proteção e desenvolvimento sustentável desse importante bioma, no Rio Grande do Norte e nos outros estados contemplados com as políticas da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene)”, enumera o superintendente estadual Jeová Lins.

Fundo Sustentabilidade
O Fundo Sustentabilidade visa apoiar financeiramente projetos que promovam a redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas, transição para uma economia de baixo carbono, combate ao desmatamento e à desertificação, recuperação de áreas degradadas, educação ambiental, uso de energia limpa, conservação ambiental, proteção da biodiversidade, recuperação de nascentes, agricultura sustentável, valorização de produtos da sociobiodiversidade, controle da poluição, uso eficiente de recursos, geração de emprego e renda, economia circular, investimentos sociais focados na diversidade e apoio emergencial a populações vulneráveis.

Nenhum comentário :

Postar um comentário