O município de Lagoa Nova, será contemplado com duas novas vagas do programa Mais Médicos, iniciativa do Governo Federal que visa ampliar o acesso da população à atenção básica de saúde, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, “existe uma importante conexão entre o Mais Médicos, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e o nosso esforço contínuo em acelerar o atendimento especializado no SUS, uma das principais preocupações da nossa gestão. A atuação integrada desses profissionais vai facilitar o acesso à média e alta complexidade para todos os cidadãos".
Os médicos do programa integrarão as Equipes de Saúde da Família, atuando de forma direta com a população e garantindo acolhimento contínuo. Em casos que exigem maior complexidade, os pacientes poderão ser encaminhados a especialistas, com integração completa dos dados de atendimento pelo Prontuário Eletrônico (e-SUS APS).
Para o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, o programa cumpre um duplo papel: levar assistência médica às áreas mais distantes e, ao mesmo tempo, oferecer formação qualificada aos profissionais, com oportunidades de especialização, mestrado e doutorado em Saúde da Família.
O Mais Médicos oferece vagas para três perfis de profissionais: médicos formados no Brasil com registro no CRM, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados — estes últimos devem ser aprovados no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), que capacita os profissionais para situações comuns nas realidades das regiões atendidas.
Com cerca de 24,9 mil médicos em atuação em mais de 4.200 municípios brasileiros, o programa já beneficia mais de 63 milhões de pessoas. Em dezembro de 2024, o Mais Médicos alcançou um marco histórico com o maior número de médicos em atividade em áreas indígenas, demonstrando a amplitude de sua atuação.
Em março deste ano, o Ministério da Saúde lançou novo chamamento público com a possibilidade de cadastro reserva, permitindo agilidade na reposição de profissionais sempre que houver necessidade. Lagoa Nova, junto a outros municípios do Rio Grande do Norte, integra essa nova etapa com previsão de duas vagas, reforçando o compromisso com uma saúde pública mais acessível e eficaz.
A chegada dos novos médicos representa mais cuidado, proximidade e resolutividade para a população lagoanovense, fortalecendo a atenção primária e ampliando as possibilidades de um atendimento de saúde humanizado e contínuo.
Divisões de vagas do Mais Médicos previstas nos municípios potiguares
10 - Ceará-Mirim
6 - Cerro Corá
5 - Natal
4 - Jardim de Piranhas
4 - Macaíba
3 - São Vicente
3 - Januário Cicco
3 - Nova Cruz
3 - Pureza
3 - Touros
3 - Senador Elói de Souza
2 - Caicó
2 - Florânia
2 - Jucurutu
2 - Santa Cruz
2 - Baraúna
2 - Brejinho
2 - Caraúbas
2 - Guamaré
2 - Lagoa D'anta
2 - Lagoa de Pedras
2 - Lagoa Nova
2 - Luís Gomes
2 - Ruy Barbosa
2 - Triunfo Potiguar
1 - Mossoró
1 - Pau dos Ferros
1 - São José do Seridó
1 - Timbaúba dos Batistas
1 - Açu
1 - Alto do Rodrigues
1 - Cruzeta
1 - Goianinha
1 - Lucrécia
1 - Monte Alegre
1 - Parelhas
1 - São Gonçalo do Amarante
1 - Tibau
1 - Bento Fernandes
1 - Coronel João Pessoa
1 - Equador
1 - Janduís
1 - Olho-d'água do Borges
1 - Riachuelo
1 - São Tomé
1 - Taipu
1 - Vila Flor
1 - Caiçara do Norte
1 - Japi
Nenhum comentário :
Postar um comentário