O médico Lucas Silva destacou a importância da interiorização da educação superior e da retomada do programa Mais Médicos durante solenidade no RN, ao relatar sua trajetória de origem humilde até se tornar médico atuante na Atenção Básica em Lagoa Nova. Ele reconheceu o papel de políticas públicas defendidas por Fátima Bezerra, desde quando ela era senadora, na ampliação do acesso aos cursos de medicina no interior.
Lucas ressaltou que a formação no interior fortalece o SUS, ajuda a fixar profissionais em regiões carentes, melhora a qualidade dos serviços de saúde e combate a fuga de talentos. Apontou, porém, desafios como a permanência de estudantes vulneráveis na universidade, a falta de auxílios e resistências a mudanças institucionais.
Para ele, programas como o Mais Médicos e o Médicos pelo Brasil são essenciais para garantir acesso à saúde em áreas remotas, organizar os serviços e qualificar profissionais. Sua experiência mostra integração com as equipes e forte vínculo com a comunidade, resultando em melhores indicadores de saúde e qualidade de vida.

Nenhum comentário :
Postar um comentário