segunda-feira, 11 de novembro de 2019

VEREADORA NENÉM DE MANOEL JOSE E SINDICATO DOS TRABALHADORES DE LAGOA NOVA PARTICIPAM DE REUNIÃO SOBRE CAJUCULTURA




A vereadora Neném de Manoel José esteve no Assentamento João da Cruz, zona rural de Florânia, onde participou juntamente com o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Nova, Manoel José, de uma reunião com agricultores familiares que teve como principal pauta, a situação da cajucultura na região da serra de Santana.  

No primeiro momento foi apresentado pelo engenheiro agrônomo Raine vídeos de beneficiamento do caju no sertão do Piauí, detalhando alguns derivados do caju como a cajuína, doce, vinho e até a cerveja. Na sequência, o representante da FETARN e do Sindicato de Cerro Corá Chiquinho, falou da importância da CAJUCULTURA na serra de Santana e serra do cajueiro e também da barreira que o agricultor irá enfrentar a partir de 2020 imposta pelo INSS começando pela autodeclaração que o agricultor terá que preenche-la. Em seguida foi a vez do Presidente do sindicato rural de Floriana Pedro Paulino, que falou com indignação dos decretos e projetos de leis do governo federal que só afetam o pequeno, seja ele agricultor, pescador, artesão e outras classes trabalhistas. 
Em seguida o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Nova Manoel José de Lagoa, falou reiterou a importância da CAJUCULTURA em Lagoa Nova e as perseguições sofridas por presidentes de sindicato por lutarem pela reforma agrária, citando também os nomes de José Milanez, Paulo Pereira, Chico Mendes, homens que dedicaram suas vidas as questões agrárias e ambientais. Para a parlamentar lagoanovense, a reunião foi bastante proveitosa, onde foram discutidas formas de apoio por parte dos órgãos governamentais na questão da cajucultura na região da serra de Santana, que necessita urgente de apoio do governo estadual e federal.
A reunião contou com a presença de Chiquinho do STTR de Cerro Corá e Pedro Paulino do STTR de  Florânia.


Nenhum comentário :

Postar um comentário