sexta-feira, 5 de abril de 2019

Assembleia debate políticas públicas para a saúde mental e combate ao suicídio


A necessidade de barreiras de proteção na tentativa de inibir suicídios na Ponte Newton Navarro e também a necessidade de políticas públicas voltadas à saúde mental foram os focos da audiência pública realizada nesta quinta-feira (04), no auditório Cortez Pereira, na sede da Assembleia Legislativa. Estiveram presentes na ocasião, representantes do poder público e da sociedade civil que contribuíram com sugestões para o tema.
Foi lembrado  que a Ponte Newton Navarro é uma obra importante para o desenvolvimento do Estado e que é resultado de muitas reivindicações de melhoria de acessos na cidade do Natal. Mesmo assim, não foi colocadas redes de proteção durante a construção da obra. Onde Muitas pessoas estão utilizando a ponte para finalizar a vida, por isso é necessário trazer especialistas, para ter uma noção do porque as pessoas chegam a cometer esse ato extremo. Estamos aqui para tentar descobrir o que  de pode  fazer para coibir, inibir e, principalmente, prevenir, para que não aconteçam mais esses atos.

Regina Ramos, do Centro de Valorização da Vida, contou como funciona o Centro e falou das dificuldades enfrentadas pela entidade, que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, voluntária e gratuitamente, 24 horas, pelo telefone 188. Ela clamou por políticas públicas que ajudem a promover os fins da entidade, já que o trabalho é voluntário, e também pediu que as pessoas presentes na audiência pública saíssem dali com focos e com estratégias, para que aquele momento não se tornasse mais uma reunião sem determinações.
Mauricio Campelo, integrante do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, falou que placas de incentivo à vida e redes de contenção são absolutamente importantes. Não vão acabar com o problema, mas dificultam as ações das pessoas que querem tirar a vida. “Mas também temos que desenvolver outros tipos de medida, sobretudo de educação. E que essa audiência se multiplique em medidas intersetoriais”, disse.
O especialista em segurança pública e representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Gesaías Ciriaco, contribuiu com a discussão mostrando que, muito embora o foco esteja nas ações de prevenção ao suicídio na Ponte Newton Navarro, a maioria dos suicídios acontecem em outros lugares do Estado e ele constatou isso com base em inquéritos instaurados até 2017. “A ponte é um símbolo do suicídio pela visibilidade que possui, mas de 2011 a 2017 constatamos que, para cada ato contra a vida cometido no local, centenas eram realizados de outras formas. De acordo com ele, um número alto de suicídios é cometido por meio de enforcamento.
A promotora de Justiça, Gilderlene Costa da Silva Sousa, da Promotoria da Saúde Pública, deu sugestões relacionadas às políticas públicas de combate ao suicídio, como fortalecimento dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a instalação de uma residência terapêutica e uma maior oferta de consultas na área de psiquiatria e psicologia, para ampliar o acesso das pessoas à rede de proteção. Ela também lembrou que ações práticas por parte de poder público de fortalecimento do Centro de Valorização da Vida (CVV) já ajudam a alcançar uma gama muito grande da população.

Nenhum comentário :

Postar um comentário