sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Idosos acima de 60 anos, com renda abaixo de dois salários mínimos, têm direito a viajar gratuitamente


Já fiz uma porção de viagem. Sempre vou a mato grosso do Sul. Já fui a Campinas, que eu tenho um irmão que mora lá, e a minha família é toda sul mato-grossense. Ficou mais fácil para viajar. Diminui a despesa da viagem.
Dona Irma é uma das mais de 770 mil pessoas acima de 60 anos que estão com a Carteira do Idoso em dia. A carteirinha deve ser renovada a cada dois anos e é válida para viagens interestaduais de ônibus, de trem ou de barco. Para ter direito à carteirinha o idoso deve ter renda de no máximo dois salários mínimos.
A assessora da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Camila Cipriano, explica como o idoso deve fazer para conseguir a carteirinha.

Tem dois critérios que o idoso precisa ter para acessar esse direito. Ter 60 e ter a renda individual, não é a renda familiar, até dois salários mínimos. São duas vagas para transporte gratuito e quando as duas estão ocupadas, eles têm direito a 50 % de desconto na passagem. Tendo esses dois critérios, eles podem acessar esse direito. Como comprovar isso: a idade é comprovada por qualquer documento com foto e a idade dele, como a carteira de identidade, carteira de motorista, e o comprovante de renda, com o contracheque, contracheque do INSS, a aposentadoria e a carteirinha do idoso. Quando o idoso não consegue comprovar renda, ele pode ir lá no CRAS do município dele e lá eles irão gerar a carteirinha para aqueles idosos que não conseguem comprovar a renda deles.

Para fazer a carteirinha, o idoso deve procurar o CRAS mais perto de casa. A partir daí, ele será inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais e só precisa preencher um formulário.

Nenhum comentário :

Postar um comentário