
Entre os inúmeros dados apresentados pela parlamentar Márcia Maia, está o fato de o Brasil aparecer em 156º lugar em representação feminina no Parlamento entre 188 países. Nas Américas, o Brasil ocupa a 30ª colocação entre 34 países. “Como é possível que num país em que as mulheres são quase 52% do eleitorado no Brasil , temos na Câmara Federal pouco mais de 8% de representação feminina? Nas prefeituras, menos de 10%? Precisamos lutar contra esse cenário excludente”, disse.
Deputada Márcia Maia, Eliane Silva, Vilma de Faria,Vice Prefeita Vitória Mendes, Dalva Macedo e Socorro Santos
Personagens da política potiguar e da história do país foram lembradas por Márcia,como Celina Guimarães, primeira eleitora do país (1927), Alzira Soriano, primeira prefeita eleita da América do Sul (1929), além do mês de janeiro de 2011, quando os principais cargos do estado, Governo, Prefeitura, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça – eram ocupados por mulheres.
Para Márcia, situações como essa deixarão de ser improváveis quando houver um combate consistente à diferenciação de gênero, não apenas através de campanhas educativas, mas com mecanismos reais em que as mesmas oportunidades possam ser oferecidas a homens e mulheres.
Após o fim da palestra, a vice-prefeita de Natal e presidente estadual do PSB, Wilma de Faria, instalou oficialmente o Fórum de Mulheres Socialista. Segundo ela, a organização terá a missão de promover o desenvolvimento das relações entre mulheres do Rio Grande do Norte, visando a interação e discussão de temas referentes às questões de igualdade de gênero, de inclusão social e de melhoria das condições de vida.
Nenhum comentário :
Postar um comentário