segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PROERD realiza curso de atualização com policiais da região do seridó

DSC01752 DSC01753Encontram-se no nosso município uma equipe de policiais militares que atuam na capacitação do PROERD, vinda de Natal e coordenada pelo Sargento Adailton, onde ficaram reunidos por  3 dias no Centro de Treinamento da Emater  fazendo um curso de atualização com os policiais da região do seridó. Segundo a policial Márcia, com este curso vamos ter condições de melhorar e de ampliar o programa, pois estamos fazendo atualização para educação infantil e 7º ano, pois atualmente só trabalhamos com o 5º ano, depois deste curso os policiais estarão capacitados para trabalhar com educação infantil que no caso é o nível 5.O soldado Barreto destacou o objetivo do PROERD, pois ele não agi na repressão de usuários de drogas, mas sim na prevenção.
O Proerd é um Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens. O PROERD é desenvolvido em parceria com as escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, consistindo na aplicação de 10 lições as crianças e adolescentes que estejam cursando, respectivamente, às 4ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo.
As aulas são ministradas por policiais militares fardados, que orientados por um livro especial, ensinam as crianças como reforçar a autoestima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.
Ao final do Programa, é realizada uma solenidade de formatura, com as presenças dos pais, professores e representantes da comunidade, oportunidade em que os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência.
Pesquisas científicas feitas no mundo inteiro, por órgãos de renome, comprovaram a eficiência do PROERD, ao constatarem as reduções da violência e do uso indevido de drogas entre os jovens. Os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, em conjunto - Família, Escola e Polícia Militar, propiciam aos alunos melhores condições para dizerem nãos às drogas e à violência.

Nenhum comentário :

Postar um comentário