Concurso vai premiar 5 curtas sobre o tema; lei, que criminaliza a violência contra a mulher, completou 6 anos nesta terça-feira
Por: Caiena multimídia
LOC/REPÓRTER: A Câmara dos Deputados lançou, na última semana, o primeiro Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha. A ideia é sensibilizar, por meio de produções audiovisuais, diversos setores da sociedade e inibir a violência contra a mulher. Serão selecionados cinco curtas sobre o tema, com duração de quatro a seis minutos, que vão receber um prêmio de dez mil reais cada. A premiação está prevista para março do ano que vem, na semana de comemorações ao Dia Internacional da Mulher. O lançamento do concurso foi na última terça-feira – mesmo dia em que a Lei Maria da Penha completou seis anos. Os filmes selecionados vão ser veiculados em todo o mundo. O edital do concurso vai ser divulgado no mês que vem, quando os interessados também vão poder se inscrever. Pessoas físicas e jurídicas, organizações não governamentais entre outros podem participar da seleção. A procuradora especial da Mulher na Câmara, deputada federal Elcione Barbalho, do PMDB do Pará, comenta que o concurso será uma ferramenta para reforçar os direitos das vítimas de violência doméstica e familiar.
TEC/SONORA – Procuradora especial da Mulher na Câmara dos Deputados, deputada Elcione Barbalho
“A gente nota, por exemplo: muitas mulheres que são violentadas, que são agredidas elas se curvam; muitas das vezes querem retirar a queixa porque elas não têm a retaguarda, elas não têm amparo, elas não tem quem cuide das crianças porque elas são sozinhas. E o que mais nos agonia, nos incomoda, é que a pesquisa mostra que isso ocorre dentro dos lares – é com o companheiro, é com o marido – e isso pra nós é muito difícil porque a criança tende a reproduzir o que ela assiste, o que ela vê, o que ela vivencia diariamente na casa dela dentro do lar.”
LOC/REPÓRTER: O pensamento da procuradora especial da Mulher na Câmara dos Deputados, é parecido com o da deputada federal Keiko Ota, do PSB de São Paulo, que é presidente da União em Defesa das Vítimas de Violência, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência e vice-presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. A socialista avalia que é preciso trabalhar mais para cumprir as garantias estabelecidas na Lei Maria da Penha.
TEC/SONORA – Deputada federal Keiko Ota
“Essa lei é uma lei específica pra mulher, mas que precisa ter mais avanço pra nós conseguirmos atingir o objetivo da lei. E o trabalho da CPMI é justamente verificar aonde o poder público está falhando em relação à proteção da mulher.”
LOC/REPÓRTER: A deputada Keiko Ota ressaltou que iniciativas como essa do concurso de curta documentário mobilizam a sociedade e o poder público. Já a Secretária Especial da Executiva Nacional do PSB e integrante da Executiva Nacional de Mulheres do partido, Mari Machado, acredita que o concurso pode revelar casos chocantes, que são uma realidade comum em muitos lares brasileiros.
TEC/SONORA – Secretária Especial da Executiva Nacional do PSB e integrante da Executiva Nacional de Mulheres, Mari Machado
“A própria história da Maria da Penha é uma história muito emblemática. E, como a história dela, tantas outras a gente conhece, né? História de mulheres que romperam com esse ciclo de violência e conseguiram superar isso e dar continuidade na sua vida. A Lei Maria da Penha é um instrumento pra isso, junto com outros vários que o governo oferece, que a institucionalidade, enfim, pode oferecer. Então, um concurso como esse, certamente que vai relatar casos de mulheres que se ampararam na Lei Maria da Penha pra mudar suas vidas, ele certamente vai ajudar esse a mudar esse ciclo de violência que o nosso país vive hoje.”
LOC/REPÓRTER: A secretária Especial da Executiva Nacional do PSB e integrante da Executiva Nacional de Mulheres, Mari Machado, considera que toda forma de divulgação sobre a Lei Maria da Penha é importante, principalmente nas regiões mais afastadas, aonde o acesso a informação costuma ser mais difícil. Outras informações sobre concurso organizado pela Câmara dos Deputados e o Banco Mundial podem ser encontradas no site www.curtamariadapenha.com.br.
Reportagem, Natália Borges.
Nenhum comentário :
Postar um comentário