quarta-feira, 7 de março de 2012

Números do INSS mostram maioria dos beneficiários são mulheres

inss1

Em números divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) as mulheres são 57% do total dos 456 mil beneficiários em Alagoas. A maioria recebe aposentadoria por idade e pensão por morte. Das 241 mil beneficiárias, 71 mil são aposentadas por idade e 70 mil são pensionistas. As demais recebem aposentadoria por invalidez, por tempo de contribuição, salário-maternidade, auxílio-doença e benefícios assistenciais.

Um dos motivos do aumento de mulheres ligadas ao INSS é o aumento da proteção social e mudanças nas leis. A mais recente foi a instituição da alíquota reduzida (5% do salário mínimo) para as donas de casa de baixa renda. Com essa medida houve um crescimento de 525% no número de donas de casa de família de baixa renda contribuindo com a Previdência Social em Alagoas, no período de outubro a dezembro do ano passado.

Outra medida foi estender os benefícios previdenciários aos empregados domésticos, em 1972 - até hoje é uma categoria formada mais por mulheres - e as donas de casa, em 1991, permitindo àquelas que se dedica ao lar o direito de ser contribuinte, de aposentar-se e de receber auxílio-doença e salário-maternidade.

A extensão do direito ao salário-maternidade para as trabalhadoras autônomas e empresárias também foi uma vitória para as mulheres. E a ampliação desse benefício também para as mães adotivas foi outro ganho considerável.

Nenhum comentário :

Postar um comentário