Há tempo que os pendrives já não são mais objetos desconhecidos do grande público. Se antes os disquetes apareciam na lista dos “10 acessórios mais utilizados no computador”, foram hoje substituídos pelos pendrives, que ocupam uma boa posição neste ranking. Mesmo assim, informação nunca é demais!
Pen Drive é um dispositivo portátil para armazenar arquivos, tendo aparência semelhante à de um isqueiro ou chaveiro e uma ligação USB que permite a conexão ao computador. A vantagem em relação aos antigos disquetes é que os pendrives são mais compactos, rápidos, têm maior capacidade de armazenamento e são mais resistentes. Dizem que em condições ideais os pendrives podem armazenar informação durante 10 anos. E eu espero que sim!
Apesar do formato padrão de um pendrive ser o retângulo, comprido e fino, hoje em dia muitos já se destacam por seus formatos diferenciados, como caveira, dedo, ursinho de pelúcia, carro. E sua utilidade não é apenas de armazenamento, servindo também como decoração, chaveiro e colar!
Como funciona
Para ter acesso aos dados armazenados no pendrive, basta conectá-lo ao computador através da porta USB, não sendo necessários procedimentos com fios de energia elétrica, já que o pendrive obtém toda a energia necessária através da corrente elétrica fornecida pela USB. Alguns pendrives, no entanto, especialmente os modelos de velocidade mais alta, podem necessitar de mais energia do que a fornecida pela porta USB, como os disponíveis em teclados e monitores.
Em computadores com sistema operacional Windows XP, os pendrives são reconhecidos automaticamente como dispositivos de armazenamento removível. Em sistemas operacionais mais antigos (como o Microsoft Windows 98), é necessário instalar um pacote de software denominado “driver”, específico para o dispositivo utilizado, que permite seu reconhecimento pelo sistema operacional.
Dicas de utilização
1. Você não deve deixar o pendrive conectado continuamente no computador. Isso reduz sua vida útil. As memórias desses cartões são perdidas com o tempo de uso.
2. Conecte o pendrive somente depois do sistema operacional ter sido inicializado, e remova-o antes de desligar o computador, seguindo os procedimentos descritos abaixo.
3. Você não deve remover um pendrive sem ter avisado ao sistema operacional que vai fazê-lo. Muitas vezes isso pode não ocasionar perda de dados, mas se existirem programas acessando os arquivos do pendrive, a chance de perder alguma informação é grande.
4. Quando você insere um pendrive numa porta USB, aparecerá na barra de tarefas do Windows XP um ícone indicando que existe uma mídia removível conectada ao computador. A forma mais segura de remover o pendrive é dar um duplo clique sobre esse ícone. Uma caixa de diálogo é aberta e então você deve selecionar a unidade USB que deseja desativar ou remover, e clicar no botão “Parar”. Uma nova caixa de diálogo é exibida mostrando a letra de drive ou outras informações do dispositivo. Se você tiver mais de um periférico USB conectado, essa é a oportunidade de saber se está desativando o dispositivo correto. Se for aquele desejado, clique “Ok” ou então no botão “Cancelar” para escolher outro dispositivo.
Nenhum comentário :
Postar um comentário