domingo, 10 de abril de 2022

Todos os estados brasileiros tornaram facultativo o uso de máscaras


Após dois anos da obrigatoriedade do uso de máscaras, todos os estados do Brasil tornaram facultativo o uso do equipamento. Nesta sexta-feira (8), a Paraíba se tornou o último estado a liberar o uso das máscaras.
 
Desde novembro de 2021, estados como Maranhão, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul tomaram o primeiro passo na flexibilização do uso de máscaras, liberando apenas em locais abertos. Agora, cinco meses após a primeira medida, todos os estados federativos tornaram facultativo o uso do equipamento.
 
Na Paraíba, o uso da proteção era liberado apenas em locais abertos. No caso de ambientes fechados, estava permitido apenas para municípios onde mais de 70% da população estiver imunizada com duas doses da vacina contra a Covid-19.
 
Na quinta-feira (7), João Pessoa se tornou a 26° capital a flexibilizar o uso. A flexibilização foi tomada um dia antes do previsto, com uma publicação no Diário Oficial Municipal. A capital da Paraíba tem 92,74% da população vacinada com a segunda dose.
 
A maioria dos estados passou a facultar o uso (em locais abertos, em um primeiro momento) no mês de março, começando pelo Rio de Janeiro e São Paulo, ainda na primeira semana, e terminando com o Pará, no último dia do mês.
 
No momento, 12 estados autorizam a liberação apenas em locais abertos: Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Rio Grande do Sul, Ceará, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Bahia, Amapá, Minas Gerais e Pará.
 
A flexibilização inclui lugares abertos e fechados em outros 14 estados: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Rondônia, Alagoas, Maranhão, São Paulo, Amazonas, Sergipe, Paraná, Roraima, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Paraíba, e no Distrito Federal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário