quarta-feira, 30 de junho de 2021

Por unanimidade, vereador Dr. Jairinho é cassado na Câmara do Rio


Todos os 49 parlamentares presentes na Casa Legislativa decidiram pela cassação do político  

Vereador Dr. Jairinho, que foi preso em 8 de abril pela morte do menino Henry Borel

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou, por 49 votos a zero, a cassação do mandato do vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho (sem partido), na noite desta quarta-feira, 30. O ex-parlamentar é réu acusado por homicídio triplamente qualificado e tortura do menino Henry Borel, de apenas 4 anos, na madrugada de 8 de março no apartamento em que eles moravam na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio de Janeiro). Jairinho foi acusado de quebra de decoro parlamentar devido a abuso de poder e tráfico de influência ao telefonar para o governador Cláudio Castro (PL) e para um executivo da Rede D’Or, para onde o menino foi encaminhado já morto na madrugada de 8 de março, na tentativa de evitar a exumação do corpo. 

O engenheiro Leniel Borel de Almeida, pai da criança, enviou uma mensagem aos vereadores agradecendo a cassação de Jairinho. Parlamentares discursaram ao longo da tarde sobre o caso. A defesa, foi cedido um espaço de duas horas para expor sua argumentação, mas o tempo ocupado pelo advogado de Jairinho foi de cerca de 30 minutos. Ainda assim, o afastamento teve decisão unânime em plenário.

Apenas dois vereadores estavam ausentes: Dr. Gilberto (PTC) e Jorge Felippe (DEM), que apresentaram atestados médicos justificando suas respectivas ausências.

O primeiro a falar foi o relator Luiz Ramos Filho (PMN), que agradeceu aos colegas e fez a leitura do parecer entregue à Comissão de Ética pedindo a cassação de Jairinho por inúmeras razões que caracterizariam falta de decoro: “assassinato duplamente qualificado, tortura, repetidas agressões físicas impostas a uma criança indefesa, tentativa de tráfico de influência e de uso político em causa própria”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário