quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Mais de 147 milhões de brasileiros poderão votar nas eleições 2020

 No dia 15 de novembro, a Justiça Eleitoral realizará mais uma eleição. Ao todo, mais de 147 milhões de eleitores brasileiros estão aptos a votar para prefeito e vereador em 5 mil 568 municípios.

O processo eleitoral brasileiro é considerado a maior eleição informatizada do mundo. Em número de eleitores, o Brasil está em quarto lugar, atrás apenas da  Índia, Estados Unidos e Indonésia.

O sistema eletrônico de votação brasileiro é referência mundial e conta com mecanismos que garantem a segurança do voto e a liberdade democrática. Desde que foi adotada no processo eleitoral, a urna eletrônica já foi utilizada em 12 eleições, sem qualquer vestígio ou comprovação de fraude. Além de passar por testes públicos de segurança, as urnas dispõem de mecanismos de auditoria e de verificação dos resultados.

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o horário de votação foi ampliado em uma hora: as seções eleitorais estarão abertas para receber o eleitor das 7 horas da manhã até às 5 horas da tarde. Os idosos com mais de 60 anos terão prioridade, pois são considerados do grupo de risco.

Para garantir a segurança de eleitores e de todos os trabalhadores envolvidos com as eleições, todas as seções eleitorais disponibilizarão álcool em gel para limpeza das mãos e os mesários receberão máscaras, protetor facial e álcool em gel para proteção individual.

A principal orientação da Justiça Eleitoral é a de que o eleitor use máscara, desde o momento em que sair de casa, evite contato físico com outras pessoas e cumpra o dever cívico da forma mais ágil possível.


Nenhum comentário :

Postar um comentário