quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Taxa de contágio de Covid-19 no Brasil fica abaixo de 1

 Mulher faz teste para Covid-19 em Registro, no interior de São Paulo

A taxa de contágio do novo coronavírus no Brasil está abaixo 1, segundo o relatório mais recente da Imperial College, de Londres. Na semana encerrada no dia 16 de agosto, o país registrou uma taxa de 0,98.

Esse número indica para quantas pessoas um paciente infectado transmite o vírus. Ou seja, quando a taxa está em 2, por exemplo, significa que cada infectado transmite o vírus para, em média, duas pessoas.

Para especialistas em epidemiologia, quando a taxa se estabiliza abaixo de 1 durante algumas semanas, o aumento na quantidade de casos e mortes pela Covid-19 pode desacelerar.

Em entrevista à CNN, o professor de matemática da UFABC e membro do Observatório Covid-19, Renato Coutinho, explicou que a taxa abaixo de 1 não necessariamente é um sinal de que os números de casos e óbitos devem diminuir no país. 

“A taxa igual a 1 quer dizer que temos uma estabilidade de casos. Podemos esperar o mesmo número de casos e o mesmo número de óbitos por dia enquanto estiver próximo de 1.” disse Renato. Ele ainda ressalta que em São Paulo já vemos durante vários meses uma taxa de contágio como essa e isso não quer dizer necessariamente estamos nos recuperando da Covid-19, apenas que a epidemia não está acelerando. 

O número da taxa de contágio depende de vários fatores, desde o comportamento da população até as políticas públicas em nível federal, estadual e municipal. Com uma reabertura muito rápida e o abandono das medidas de isolamento social, essa taxa pode subir. “Esse é o número de agora, mas pode ser que daqui a uma semana esse número volte a crescer ou diminua mais”, esclarece Renato.

Cautela

Vale ressaltar, no entanto, que esse valor representa uma média. Ou seja, considerando a margem de erro informada pela universidade, a taxa pode ir de 0,95 a até 1,04.

Além disso, ainda que a informação sobre a queda na taxa de contágio seja positiva, a situação no país ainda não é considerada totalmente controlada.

Até essa terça-feira (18), o Brasil contava com mais de 3,4 milhões de casos de Covid-19 e cerca de 109,8 mil mortes causadas pela doença, segundo dados do Ministério da Saúde.

Cenário

Em toda a América do Sul, o Brasil é o segundo país com a taxa abaixo de 1, atrás somente do Chile, com uma média de 0,85.

Na outra ponta, o Paraguai tem a taxa mais elevada do continente e do mundo: 1,95. Isso significa que cada paraguaio infectado transmite o novo coronavírus para quase duas outras pessoas. Em seguida, entre os sul-americanos, está a Venezuela, com 1,38.

No âmbito global, os lugares com menor velocidade de transmissão é o Azerbaijão, com 0,65, e Madagascar, com 0,67. Na contramão, estão, além do Paraguai, a Croácia, com 1,46, e a França, com 1,41.

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário