terça-feira, 14 de abril de 2020

32 municípios do RN têm casos confirmados do novo coronavírus e 140 têm casos suspeitos


 Covid-19: Sesap estima que RN tenha quase 4 mil pessoas infectadas ...

O Rio Grande do Norte tem 376 casos confirmados de COVID-19 em 32 municípios do Estado. O total de óbitos chegou a 18, após a confirmação de um caso em Natal. Os dados foram repassados na manhã desta terça-feira, 14, durante coletiva de imprensa realizada na Escola do Governo, em Natal. A coletiva contou com a participação do secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli, e do secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier.
Os casos confirmados se concentram em Acari (1), Açu (11), Apodi (5), Areia Branca (2), Baía Formosa (1), Canguaretama (3), Caraúbas (1), Carnaubais (1), Ceará-Mirim (5), Cerro Corá (1),Currais Novos (1), Encanto (1), Extremoz (5), Januário Cicco (Boa Saúde) (1), Lagoa de Pedras (1), Luís Gomes (1), Macaíba (7), Monte Alegre (1), Mossoró (79), Natal (159), Nísia Floresta (1), Parnamirim (41), Passa e Fica (1), Pau dos Ferros (1), Santa Cruz (1), Santo Antônio (3), São Gonçalo do Amarante (24), São José do Mipibú (2), São Pedro (1), Taipu (1), Tenente Ananias (2), Tibau (2).
Informações do boletim epidemiológico apresentados durante o encontro revelam que o número de casos suspeitos da doença, equivalente a 2.430, encontra-se espalhado em 140 cidades potiguares.
Os óbitos foram confirmados nos municípios de Apodi (1), Cerro Corá (1), Lagoa de Pedras (1), Mossoró (6), Natal (5), São Gonçalo do Amarante (1), Taipu (1) e Tenente Ananias (2).
Antes mesmo de apresentar os novos números, o secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinell, alertou para a questão da subnotificação e a necessidade de as pessoas não relaxarem quanto às medidas de segurança com base na ausência de confirmação dos casos.
“É muito importante nesse momento que as pessoas continuem levando a sério essa epidemia. Muitas vezes uma região ou um município subestima essa enfermidade por um dado extremamente enganoso, que é o dado de não ter nenhum caso confirmado. Isso pode ser, inclusive, indutor de muitas mortes no futuro. Vamos entender por quê. Porque se tem uma região que não foi confirmado, não significa que não tenha casos, porque a subnotificação é gigante”, destacou o secretário adjunto de Saúde.
“Segundo, se as pessoas relaxam nesse município ou nessa região, o que é que vai acontecer? Vai haver um contágio intenso nessa região. Você imagina que uma cidade A, qualquer cidade, não tem nenhum caso e todo mundo vai para a feira, vai para o comércio, para qualquer canto e não toma cuidado, não faz o isolamento. O que nós podemos ter é uma infecção, um contágio generalizado ou intenso nessa cidade e aquela cidade que não tinha nada pode ter daqui a 15 dias um número de contaminados, de pacientes graves e de óbitos”, acrescentou Petrônio Spinelli.
De acordo com o boletim epidemiológico, nove óbitos estão em investigação, o que mostra, segundo afirmou o próprio secretário adjunto, que os números podem ser subestimados. 1948 notificações foram descartadas.
Negociação com supermercados
Durante a coletiva, o secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, informou que mantém a busca por diálogo com a Associação dos Supermercados construindo acordo e submetendo ao Ministério Público do Trabalho e algumas prefeituras do Estado para evitar conflitos entre normas do Governo do Estado e normas dos municípios. Ele afirmou que o acordo existente é que até 23 de abril os supermercados funcionem de segunda a sábado, das 7h às 22h. De 20h às 22h os supermercados que funcionarem nesse horário se comprometem a fazer transporte dos colaboradores e no domingo os supermercados ficariam fechados, mas funcionariam dia 21. “Este acordo está sendo firmado no dia de hoje, nós estamos finalizando os termos desse acordo, submetendo ao Ministério Público do Trabalho e submetendo também às prefeituras, principalmente de Natal e Mossoró”, disse Carlos Eduardo Xavier.

Nenhum comentário :

Postar um comentário