quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Mais de meio milhão de brasileiros votarão fora do país nas eleições deste ano


As Eleições 2018 registram aumento de mais de 40%, no número de eleitores brasileiros que devem participar da escolha do próximo presidente da República, em 99 países. No total, mais de 500 mil brasileiros estão aptos a votar nas 171 localidades eleitorais para as quais a Justiça Eleitoral enviará urnas. Em 2014, estavam cadastrados no exterior aproximadamente 354 mil eleitores brasileiros.

O crescimento é fruto de uma parceria entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério das Relações Exteriores. A atuação em conjunto possibilitou a adoção de medidas que facilitaram o cadastramento eleitoral de brasileiros, residentes em diversas partes do mundo.

Os avanços tecnológicos também contribuíram para o crescimento do registro de eleitores brasileiros em outros países. Entre os exemplos estão a criação do Pré-atendimento eleitoral no exterior. A medida reduziu a burocracia para o alistamento e transferência do eleitor que reside fora do país. Além da substituição do Título de Eleitor em papel – até então impresso no Brasil e transportado por mala diplomática – pelo e-Título. O documento que pode ser obtido on-line e apresentado no momento da votação.

A responsabilidade pela organização da eleição no exterior é do Cartório da Zona Eleitoral no Exterior, localizado em Brasília.
Ao todo, foram enviadas 744 urnas aos locais de votação em outros países. Desse total, 680 são eletrônicas e 64, de lona. Essas últimas serão remetidas a 60 locais com dificuldades alfandegárias, problemas como queda de energia ou instabilidade política, ou mesmo com um quantitativo de eleitores muito pequeno. O maior número de urnas eletrônicas, 46,  será enviado para Boston, nos Estados Unidos. Miami, no estado da Flórida, também no país americano, deve receber 45 urnas para a eleição.


Nenhum comentário :

Postar um comentário