quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Com seis escolhas, votação poderá ser mais demorada

Neste ano, serão “seis telas” que vão aparecer para confirmação, pela ordem, dos votos nos candidatos a deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República. O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marcos Nascimento Maia, diz que “é muito importante para o eleitor saber a ordem de votação nos candidatos”. Ele lembra que, este ano, serão votados dois senadores.
Marcos Maia ressalta, ainda, que por serem muitos cargos, o eleitor tem de levar os números anotados, “diferentemente de uma eleição para prefeito e vereador”, como foi em 2016, quando foram só duas delas “e são praticamente sete números que tem de decorar, dois de prefeito e cinco de vereador”, além de “teclar” confirma duas vezes.
“Só essa tela a mais vai gerar um pouco mais de complexidade à votação”, continuou Maia, relatando que em 2014 eram cinco telas de votação, mas este ano alertando que este ano o eleitor vai precisar digitar pelo menos 25 vezes para confirmar os votos: “Isto se fizer tudo certinho, se corrigir algum número que digitou errado, vai aumentar o número de teclas”.
Para Maia, se o eleitor estiver votando num candidato, achando que está num cargo diferente, não vai encontrar o seu candidato e pode, muitas vezes, “pelo aperreio da hora, ficar nervoso e termina confirmando sem saber o que está acontecendo, infelizmente esse voto será confirmado para outra pessoa ou pra nulo ou legenda, vai depender da cada caso”.
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE explicou, ainda, que em Campo Grande, na região Oeste, os eleitores do município vão teclar 27 vezes na urna eletrônica, devido o plebiscito para os eleitores decidirem, finalmente, sobre a mudança de toponímia, que oficialmente ainda é Augusto Severo.
Segundo Maia, a simulação da votação ocorrida no sábado (22) em quatro municípios da região do Trairi, não deu para calcular o tempo médio de votação do eleitor, porque compareceram apenas 424 dos 21.334 eleitores previstos, o que acabou não gerando filas.
O eleitor também pode, no site do TSE na internet, acessar um link onde pode simular o seu voto e até tirar uma “cola” para levar no dia da eleição à seção eleitoral.

Nenhum comentário :

Postar um comentário