segunda-feira, 2 de julho de 2018

ESTUDO CNM: Sudeste concentra 55% dos automóveis e 44,6% dos Municípios têm mais motos que carros

No Brasil, há um carro para cada 3,89 habitantes e uma moto para cada 7,86. Quantos são e onde estão concentrados é que mostra o estudo A Frota de Veículos nos Municípios em 2018, da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O levantamento também mapeia o transporte coletivo nas regiões brasileiras e exibe a distribuição do transporte de carga. Chama a atenção o fato de a região Sudeste ter mais da metade do total de automóveis e de 2.487 Municípios terem mais motos do que carros.
“As regiões brasileiras viram uma mudança do perfil de sua frota nos últimos anos e em 44,6% dos Municípios há mais motos do que carros circulando nas ruas. No Acre, por exemplo, todos os Municípios possuem mais motos que automóveis”, afirma o presidente da Confederação, Glademir Aroldi. Ele destaca ainda que “os dados analisados dão sinais de substituição dos animais de tração por motos, como em Pereiro, cidade do Ceará, que 54% da população possui moto”.

São 53,4 milhões de carros, 26,4 milhões de motos, 616 mil ônibus e 13,2 milhões de caminhões. De todo o território nacional, o Estado de São Paulo tem as maiores frotas em todas as categorias – carros, motos, ônibus e caminhões; seguido de Minas Gerais. No ranking dos dez Municípios com mais carros, apenas Caminas (SP) não é capital. Em relação aos Municípios com menos veículos, Itamarati (AM) e Tonantins (AM) têm dois carros registrados, e 8.128 e 18.782 habitantes, respectivamente.
O estudo mostra ainda que a taxa de automóveis a cada 100 pessoas é mais elevada no Sudeste e no Sul e a concentração é menor no Norte e no Nordeste. Em contrapartida, Norte e Nordeste deram sinais de substituição dos animais de tração – como cavalo, jumento e burro – por ciclomotores, motocicletas e motonetas. A maior parte das motos também está no Sudeste, 9,96 milhões; seguido do Nordeste, com 7,49 milhões; e do Sul, com 3,83 milhões. Depois de São Paulo e Minas Gerais, o Estado com maior frota é o Ceará, com 5,7% do total. Quase 54% da população cearense têm moto.
Motos
Dos 2.487 Municípios em que há mais motos do que carros, 303 são da Bahia; 269 de Minas Gerais; 220 do Piauí; e 215 são do Maranhão. Em Tocantinópolis (TO) e Água Branca (PI), 53,07% e 49,34% dos habitantes, respectivamente, possuem esse tipo de meio de transporte. No Nordeste, as motos somam mais de 7,49 milhões e os carros contabilizam 6,67 milhões. Da mesma forma, no Norte, são 2,49 milhões de motos e 1,67 milhões de automóveis. Todos os Municípios do Acre possuem mais motos que automóveis e o mesmo ocorre em 99% dos Municípios do Maranhão e do Pará.
A frota brasileira de ônibus está concentrada em Municípios com mais de 60 mil habitantes, totalizando 616 mil veículos, conforme indicam os dados da CNM. Dos dez Municípios com as maiores frotas de ônibus, nove são capitais. O Rio de Janeiro é o terceiro Estado com maior frota de ônibus, depois de São Paulo e Minas Gerais. A região Sudeste concentra 43,9% das cidades com população acima de 500 mil de pessoas, e, consequentemente, apresenta a maior frota de ônibus. As maiores taxas de ônibus a cada mil pessoas estão no Sul, no Sudeste e no Centro Oeste.
Carga
Com pouco mais de 13,2 milhões, a frota de transporte de carga – caminhões, caminhonetes e camionetas – também está concentrada no Sudeste, com 47,90% do total. O Sul conta com 21,45% da frota e o Nordeste tem 15,19% dela. No entanto, os caminhões superam a frota de automóveis em 171 Municípios, principalmente do Norte e do Nordeste do país, como no Maranhão e no Amazonas.
“As regiões Norte e Nordeste possuem uma frota de caminhões bastante grande, e que aumentou muito nos últimos anos devido às novas rotas para escoamento das safras”, explicou o Aroldi. O presidente também reforça que as capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte possuem quase 17% dos automóveis do Brasil. Em contrapartida, Macapá, Rio Branco e Boa Vista representam 0,12% do total”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário