sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Curso vai orientar gestores e técnicos na elaboração de planos de segurança alimentar e nutricional

Com conteúdo claro e simples, Orienta Plansan está disponível na modalidade Ensino a Distância (EaD)
 
Brasília – Como elaborar planos estaduais, distrital e municipais de segurança alimentar e nutricional? Para responder essa e outras questões, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) lançou o curso Orienta Plansan, treinamento na modalidade Ensino a Distância (EaD) com duração de 30 horas. Gestores, técnicos e representantes da sociedade civil podem fazer o curso até o dia 31 de outubro.
Com conteúdo claro e simples, o curso é dividido em três módulos. Além de aulas interativas, a plataforma disponibiliza exercícios de fixação, fórum e biblioteca virtual. Para participar, o interessado deve se cadastrar no site http://www.mds.gov.br/ead e fazer a inscrição. Os participantes terão apoio da equipe técnica do MDS para esclarecer dúvidas.
O plano de segurança alimentar e nutricional é o principal instrumento da política de segurança alimentar e nutricional. Nele, são previstas, por exemplo, as diferentes ações de governo para a proteção e a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada. A construção do documento é pactuada quando um Estado ou município confirma adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
O Orienta Plansan é uma iniciativa do MDS, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar (Sesan) e em parceria com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi).
Como funciona o curso:
O primeiro módulo do Orienta Plansan traz a conceituação histórica do Sisan, além de apresentar a estrutura do sistema e os procedimentos para a adesão.
Já o segundo módulo abrange o processo de elaboração do Plansan e o papel estratégico das instâncias de governo (câmaras de segurança alimentar e nutricional) e da sociedade civil (conselhos de segurança alimentar) no processo de construção dos planos. Além disso, discute o papel do plano na política de segurança alimentar e nutricional.
No último módulo, o participante vai aprender sobre a metodologia e o passo a passo de como elaborar um plano – diretrizes, desafios, temas, programas e monitoramento.
A certificação do curso é gratuita e será concedida para quem obter 60% ou mais de aproveitamento na avaliação final.
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário