quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Estados e municípios devem prestar contas sobre recursos da assistência social

Resultado de imagem para Estados e municípios devem prestar  contas sobre recursos da assistência social


Está aberto o prazo para a prestação de contas dos recursos federais da assistência social recebidos por estados e municípios em 2016. O Ministério do Desenvolvimento Social disponibiliza, até dois de outubro, o preenchimento do Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico-Financeira, ferramenta que possibilita informar os gastos com serviços e programas da área.

Em todo o país, o dinheiro repassado por meio do Fundo Nacional de Assistência Social é destinado ao aprimoramento da gestão do Bolsa Família e do Sistema Único de Assistência Social, o Suas, e para a construção de unidades públicas de atendimento à população, como os Centros de Referência de Assistência Social, o Cras e Centros de Referência Especializado de Assistência Social, o Creas.

Segundo a diretora do Fundo Nacional de Assistência Social, Dulcelena Martins, o preenchimento do demonstrativo é uma forma de transparência em relação aos recursos públicos e evita que as pessoas atendidas pela assistência social sejam prejudicadas com uma possível interrupção do repasse.
 Depois de preenchido o formulário, o documento deve ser avaliado pelos conselhos estaduais e municipais de assistência social. Somente gestores cadastrados no Sistema de Gestão do Suas, o Suasweb, podem preencher o demonstrativo. Após a análise dos dados, o ministério poderá ainda solicitar documentos para verificar o cumprimento das metas pactuadas com o governo federal por Estados e municípios.

Reportagem, Carolina Graziadei


Nenhum comentário :

Postar um comentário