sábado, 25 de fevereiro de 2017

RIO GRANDE DO NORTE: Saúde aumenta distribuição de camisinhas para o carnaval

Incentivar o uso da camisinha, principalmente entre os jovens, é o objetivo da campanha do Ministério da Saúde para o Carnaval deste ano. O Rio Grande do Norte vai receber quase 500 mil preservativos para as ações de prevenção durante a folia. Segundo Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas, o uso de preservativos entre jovens de 15 a 24 anos tem diminuído, tanto com parceiros eventuais, como entre parceiros fixos. Dados do Governo apontam que mais de 260 mil brasileiros vivem com HIV e ainda não realizam tratamento, como explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.
“Temos mais de 100 mil brasileiros que estão portadores de HIV e não sabem, não fizeram a testagem. E também temos mais de 200 mil que têm o vírus e não se tratam. Sabem que têm (o vírus) e não se tratam. O tratamento é gratuito, é o melhor tratamento do mundo que nós temos aqui disponível pelo Governo Brasileiro. E é muito importante que as pessoas se tratem e façam com que nós possamos ter o controle da disseminação do vírus HIV que afeta 40 mil pessoas a cada ano”.

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, realizada em escolas de todo o país, com adolescentes de 13 a 17 anos, mostra um número preocupante: mais de 35% dos jovens não usaram preservativos na primeira relação sexual. Por isso, o músico Carlinhos Brown  deixa um recado para todos!

SONORA: Carlinhos Brown, músico.
“Ei, é pra você mesmo esse assunto. Você vai sair descamisado no carnaval? Você usa abada, você faz a sua fantasia, mas descamisado não! Conheceu a pessoa ali, naquela hora, naquele momento, tá aquele frisson? Tudo bem! Vai rolar. Use camisinha e viva essa festa!”.

Além de prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis, como o vírus da aids, usar a camisinha regulamente ajuda a evitar a gravidez não planejada. Em todo Brasil serão distribuídos 74 milhões de camisinhas masculinas e 3 milhões de preservativos femininos. Para mais informações acesse: www.saude.gov.br.

Nenhum comentário :

Postar um comentário