quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

RN registra rebelião em mais uma unidade prisional

G1

Detentos da Penitenciária Estadual do Seridó se rebelaram nesta quarta.
Durante briga de facções, 26 presos foram mortos em Alcaçuz.
Resultado de imagem para pereirão caicó
O sistema prisional do Rio Grande do Norte registra mais uma rebelião em penitenciária na noite desta quarta-feira (18). As ocorrências acontecem no presídio Pereirão, em Caicó, na região Seridó.
Segundo a polícia, os presos do Pavilhão “B” da Penitenciária Estadual do Seridó se rebelaram e quebraram um portão entrando em um ambiente conhecido como cozinha, onde estavam outros presos. Os guariteiros atiram para conter maiores ações.
Os presos atearam fogo em objetos e estão no teto da unidade empunhando bandeiras. Há muito fogo na unidade. O carro do Corpo de Bombeiros precisou reabastecer.
O Pereirão tem capacidade para 257 homens; havia em dezembro 297. A capacidade para mulheres é de 56; há 53. Os dados são do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Alcaçuz
Segundo o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Wallber Virgolino, a rebelião em Alcaçuz começou na tarde do sábado (13) logo após o horário de visita. O secretário disse que os presos do pavilhão 5, que abriga integrantes do PCC, usando armas brancas, quebraram parte de um muro e invadiram o pavilhão 4, onde há presos que integram o Sindicato RN.
Na segunda-feira, os presos amanheceram em cima dos telhados dos pavilhões com paus, pedras e facas nas mãos, além de bandeiras com as siglas de facções criminosas. A Sejuc nega que a rebelião tenha sido retomada. Por volta das 11h50 a Polícia Militar entrou na área dos pavilhões e os detentos desceram dos telhados.
Na terça (17) os presos voltaram a se rebelar. A Polícia Militar usou bombas de efeito moral e armas com munição não letal para conter os detentos. Eles seguem soltos dentro da unidade prisional, mas não há confronto entre as duas facções.
Além dos 26 mortos, o governo do estado confirmou que existe a suspeita de que haja mais corpos dentro da unidade e que o Corpo de Bombeiros fará a busca dentro da fossa. Dezesseis corpos haviam sido identificados até a última atualização desta reportagem.
Ataques
Os ônibus que circulam em Natal foram recolhidos às garagens. A ordem foi dada e a informação confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Rio Grande do Norte. A justificativa é a falta de segurança. Desde a tarde desta quarta (18), onze ônibus, um micro-ônibus, um carro do governo do estado e duas delegacias sofreram ataques criminosos. O vídeo acima mostra um dos ônibus em chamas. Não há informação de pessoas feridas.
Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) declarou que "devido aos incêndios a ônibus, todas as empresas estão recolhendo a frota".
Segundo o secretário de Segurança Pública, Caio Bezerra, está sendo investigado se os ataques têm relação com a crise no sistema penitenciário do estado. "Pessoas já foram presas", afirmou, mas sem revelar a quantidade de detidos.
Ainda de acordo com o sindicato dos rodoviários, uma reunião a ser realizada ainda na noite desta quarta vai definir se os ônibus circularão normalmente nesta quinta (19).
O Sintro informou que a frota de ônibus da capital potiguar é formada por 630 veículos. Nesta época do ano, em razão das férias, 380 mil pessoas usam o transporte público diariamente na cidade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário