quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Programa Fomento deve atender 50 mil famílias de agricultores em 2017



LOC: Cerca de 50 mil famílias de pequenos agricultores de todo o país deverão receber assistência técnica e recurso financeiro. Tudo para ajudá-los a ampliar a produção e combater a pobreza. As medidas fazem parte do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Para garantir melhores resultados, o governo está realizando treinamentos com as entidades que prestam este serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) às famílias. 

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, destaca a importância da capacitação para as entidades e para os técnicos agrícolas que atenderão os agricultores familiares em situação de extrema pobreza. 

TEC SONORA CAIO ROCHA
Ele está preparado de uma forma geral a fazer uma assistência técnica a culturas de forma individual. Nós precisamos primeiro olhar a propriedade e saber que tu não estás trabalhando com um produtor que é um produtor da média brasileira. Tu estás trabalhando com um produtor que está dentro do CadÚnico, alguém que está na extrema pobreza e que você tem de usar o que tem de melhor na tecnologia para que possa se rentabilizar e que em três anos possa ampliar o seu patrimônio e a renda. 

LOC: O Programa de Fomento é uma iniciativa que atende agricultores familiares, assentados da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais que se encontram em situação de extrema pobreza. Têm prioridade as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e em vulnerabilidade social. Além da assistência técnica, os beneficiados recebem 2 mil e quatrocentos reais para desenvolver projetos produtivos, com o objetivo de aumentar a produção de alimentos e melhorar a renda. Os recursos são transferidos diretamente aos agricultores pelo cartão do Bolsa Família, em duas parcelas, e não precisam ser devolvid os./ No total, o governo deverá disponibilizar cerca de 70 milhões de reais de orçamento para o programa em 2017. 

O foco das ações é ampliar as oportunidades para que essas famílias possam obter uma renda por meio do próprio trabalho. Mas para que tudo isso funcione as entidades que prestam o serviço precisam estar bem preparadas. 

A primeira capacitação das entidades de assistência técnica e extensão rural ocorreu no Rio Grande do Sul. Os próximos estados que receberão os treinamentos promovidos pelo ministério são: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Tocantins. 

Reportagem, André Luiz Gomes

Nenhum comentário :

Postar um comentário