terça-feira, 1 de novembro de 2016

Quatro erros mais comuns dos candidatos na véspera do Enem

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deverá ser realizado nos dias 5 e 6 de novembro, muitos estudantes aumentam a expectativa em torno da avaliação e acabam cometendo equívocos que podem interferir no rendimento do candidato durante a avaliação.

A assessora pedagógica dos colégios Salesiano Dom Bosco e Salesiano São José, Gracinha Ramos, mostra os quatro erros mais comuns praticados pelos candidatos na véspera do Enem.

1 - Estudar na véspera do Exame

O medo de não ter absorvido todo o conteúdo programático ou de esquecer parte do que aprendeu faz com que alguns alunos intensifiquem a rotina de estudos nos últimos dias que antecedem as provas. Gracinha Ramos diz que isso é um erro muito comum e que o ideal é relaxar. “Esse momento não é mais momento de estar estudando, engolindo livro, revendo prova, fazendo exercício. O tempo para isso acabou. Não adianta porque vai acabar sobrecarregando a mente e ele não vai conseguir. Infelizmente existe uma tendência dele sobre isso”, aconselha.

Para a pedagoga, estudar na véspera do Enem pode ter efeito contrário do desejado. “Eles ficam em uma ansiedade tão grande que acabam estudando em véspera do Exame. Esse estudo nesse momento pode muito mais atrapalhar do que ajudar. Porque o que teria de ser feito já foi feito antes”.

Gracinha Ramos também não considera necessária a participação de aulões de véspera. “Aulões de véspera ou revisões não acho produtivo. Porque os conhecimentos que ele [estudante] tem, ele já adquiriu ao longo do ano. Não só do ano, mas de todo o processo de aprendizagem escolar. Então esses aulões de véspera com várias horas de aula são um desgaste desnecessário. Ele precisa é organizar as ideias”.

2- Comer besteira

ALIMENTO-H

Em qualquer situação, uma dor de barriga não é agradável. Mas já imaginou o quanto o fenômeno pode atrapalhar a concentração durante a realização de uma prova? É por isso que o aconselhável nesse período são comidas leves, evitando alimentos gordurosos. “Alimentação leve para que ele não tenha nenhum problema digestivo no dia da prova. Isso com certeza tira a concentração”, comenta Gracinha. 

A assessora pedagógica lembra ainda que é interessante levar algo saudável para consumir no momento da aplicação do teste. “A questão de alimentação mais  leve. Não sair sem se alimentar, é importante que ele leve algo durante a prova. Porque o tempo de prova é muito longo”, recomenda.

O ideal é deixar para fazer as extravagâncias durante a comemoração do resultado.

3 - Dormir pouco e não descansar de maneira adequada

DESCANSAR-H

O descanso é fundamental para manter a produtividade. Além de descansar, é importante descontrair, buscando momentos de entretenimento.

“Agora é hora de descansar, de dar uma relaxada. Ao invés de procurar resolver exercícios, procure ir ao cinema. Procure assistir filmes em casa. Tem várias dicas de filmes que são ótimos, que inclusive vão ajudar eles no argumento da redação”, sugere Gracinha.

Mas atenção! Nada de ficar acordado até tarde, mesmo que em uma atividade de lazer. Garantir uma quantidade mínima de um bom sono é fundamental. “Ele precisa garantir as oito horas de sono. Essa semana já ele precisa descansar porque vem no ritmo desde o início do ano e esse período é exaustivo. Ele já está extremamente cansado. Então tem que tentar relaxar, principalmente no dia anterior”, indica a pedagoga. 

4- Chegar em cima da hora no local de prova

CHEGAR-ATRASADO-H

O atraso na chegada ao local de prova pode interferir drasticamente na concentração do candidato e, consequentemente, no desempenho do estudante. Por isso, é importante sair de casa com antecedência e evitar correrias.

Lembre-se que imprevistos acontecem e até um pneu furado, por exemplo, pode pôr a perder um ano inteiro de preparação.

“Tentar simular o trajeto antes da prova. Na véspera fazer o trajeto para ver quanto tempo vai gastar. Ter cuidado com o horário de verão. Sair com bastante antecedência porque no dia vai contar com muito trânsito, no Rio Grande do Norte nós temos 195.726 inscritos, então vai ter muito movimento nos locais de prova”, comenta Gracinha. 

“Se chegar em cima da hora, ele não chega relaxado e isso causa mais ansiedade, ele vai procurar a sala, vai ficar tenso por ter chegado em cima da hora. Então é importante que ele fique o mais tranquilo possível”, conclui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário