quarta-feira, 10 de agosto de 2016

PAA traz justiça social para o campo e impulsiona agricultura familiar


O dia nem amanheceu e o agricultor Rogério Montenegro, de 50 anos, já está cuidando de sua plantação num campo de seis hectares, em Sobradinho, no Distrito Federal. E não é pra menos, ele tem uma missão importante: sua produção de hortaliças, limão e mandioca está abastecendo unidades das Forças Armadas em Brasília.

Essa história começou lá em 2011 quando o Rogério passou a vender sua produção para o Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal, o PAA. As entregas para o exército, marinha e aeronáutica ocorrem duas vezes por semana; para Rogério, uma grande satisfação.


É muito bom saber que o alimento aqui produzido, com baixa tecnologia, mas feito com muito carinho pelos produtores aqui e está sendo consumido por um órgão tão importante.

Antes de vender para o programa, Rogério saía da lavoura e ia suar a camisa na feira. Agora a situação financeira da família melhorou. O cliente é garanti do, consome pelo menos 70 por cento da produção e paga bem.


Essa também é a realidade de cerca de 100 mil agricultores em todo o país, que vendem seus produtos, por um preço justo, aos governos federal, estaduais e municipais e estes, por sua vez, abastecem órgãos públicos e entidades assistenciais, como hospitais, escolas, creches e bancos de alimentos.

Já foram investidos mais de dois bilhões e quinhentos milhões de reais na aquisição de alimentos pelo PAA com recursos diretos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, beneficiando cerca de 500 mil agricultores familiares.

O Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, destacou que o agricultor familiar tem um papel importante do ponto de vista social.


Os agricultores que querem participar do PAA devem ir até a prefeitura municipal e apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf, DAP. Podem se inscrever  ; agricultores familiares, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores artesanais, indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e demais povos e comunidades tradicionais.

De Brasília, Luiz Cláudio Moreira

Nenhum comentário :

Postar um comentário