sexta-feira, 1 de julho de 2016

Parque Eólico de Calangos, a maior instalação de energia renovável na América do Sul.

A Iberdrola acaba de lançar no Brasil o parque eólico de Calangos localizado na região da serra de santana,interior do Rio do Norte, a maior instalação de energia renovável na América do Sul.
 
O calango é composto por cinco parques eólicos de 30 megawatts (MW) cada, ou seja, uma capacidade combinada de 150 MW. A instalação pode, assim, gerar energia renovável suficiente para fornecer eletricidade para cerca de 450.000 brasileiros, evitando a emissão para a atmosfera de 510.000 toneladas de dióxido de carbono anualmente.
Infraestruturas foram desenvolvidas pela Iberdrola com empresa brasileira Neoenergia, no qual a empresa tem uma participação de 39%, depois de ter sido vitoriosa no leilão realizado em agosto de 2010 para a promoção das energias renováveis no Brasil, organizado pela a Agência Nacional de Energia elétrica (Aneel) no âmbito do Programa de Aceleração Econômica do Governo brasileiro. O projeto foi financiado pelo Banco Nacional e de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) e Banco do Brasil.
Sua construção, que tem acompanhado a melhoria do acesso e estradas na área e a infraestrutura das cidades onde estão localizados, levou à criação de cerca de 200 postos de trabalho, a maioria ocupada por pessoas Rio Grande Do Norte. Estes trabalhos devem ser adicionados a partir de agora, mais 20 profissionais que irão assumir a operação e manutenção das cinco instalações.

Com o lançamento do Calangos, Iberdrola já tem Neoenergia no Brasil com activos eólicos que totalizam 337,3 MW. Especificamente, a empresa tem o parque eólico icónica em Rio do Fogo, lançado pela primeira vez em 2006, 49,3 MW; Arizona Park (28 MW) e Mel 2 (20 MW) e complexo Caetité de 90 MW.

Além disso, o consórcio já está desenvolvendo seis novos parques eólicos, totalizando 178,5 MW: Calango 6 (estendendo o Calangos), de 30 MW, o complexo de Santana (duas fazendas, totalizando 54 MW), a Lagoa (duas instalações que totalizam 63 MW) e parque de Canoas (31,5MW).

 

Fonte: elboletin

Nenhum comentário :

Postar um comentário