sexta-feira, 24 de junho de 2016

Falta de reagente para exame causa perda de oito rins aptos para doação no RN

Atualmente 160 pessoas aguardam transplante de rim no Estado.
 
Pacientes que aguardam por transplante de rim no estado além de conviverem com a batalha diária pela sobrevivência foram surpreendidos com a impossibilidade de receber o transplante, não pela falta de ofertas órgãos para a doação, e sim pela falta de um reagente destinado a verificação do exame de compatibilidade entre doador e paciente.


Com a falta do reagente, oito rins aptos para a doação foram descartados na última terça-feira (21). A Central de Transplantes do Rio Grande do Norte e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmaram o fato.
Os órgãos seriam doados de três pessoas aqui do estado e outra do Piauí. Atualmente 160 pessoas aguardam transplante de rim no RN.
Os dois laboratórios responsáveis pela elaboração do exame de compatibilidade HLA em Natal, o Hemovida e o Hemonorte emitiram documento alegando que não haveria possibilidade de realizar os exames devido à falta do reagente. 
No Hemovida, laboratório particular que presta serviço ao estado, o reagente não foi comprado por causa da dívida de responsabilidade do governo, da ordem de R$ 1,3 milhão. Já no Hemonorte a falta do produto aconteceu devido à burocracia.
Por meio de nota a Sesap esclareceu que os kits reagentes HLA já estão disponíveis no Rio Grande do Norte. E que o produto foi adquirido junto ao governo de Pernambuco por meio de empréstimo.
A nota esclarecia ainda que o executivo estadual está com uma tramitação em processo para pagamento da dívida de R$ 1,3 milhão com o Hemovida, que é prestador conveniado junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). 
A previsão é que próxima terça-feira (28) o pagamento ao fornecedor seja efetuado.


Nenhum comentário :

Postar um comentário