sexta-feira, 24 de junho de 2016

Balanço do Plano Nacional de Educação

Dois anos após a aprovação do documento, como estão as metas que vencem em 2016

Plano Nacional de Educação (PNE) é composto de 20 metas e 254 estratégias que devem ser cumpridas até 2024. Neste ano, vencem algumas metas intermediárias, mas a perspectiva é de que poucas sejam alcançadas. Das 19 ações previstas para 2016 (veja a imagem abaixo), somente três foram cumpridas ou estão em processo de implementação: o fórum para acompanhar a atualização do piso salarial do magistério e a definição de direitos de aprendizagem do Ensino Fundamental e Médio.


As duas metas que mais preocupam, pois têm um impacto direto no dia a dia escolar, tratam da universalização da Educação Básica. Os últimos dados são de 2014 e mostram que 84,3% dos jovens de 15 a 17 anos estavam matriculados no Ensino Médio e 82,7% das crianças de 4 e 5 anos na Educação Infantil. A porcentagem de criança e adolescentes inscritas nessas etapas deveria chegar a 100% neste ano. Até o momento, quem avançou mais foi a pré-escola, que garantiu a matricula de mais 5,3% dos pequenos que estavam fora da escola em 2014. No Ensino Médio, o aumento foi de apenas 0,6%.



No quadro abaixo, apresentamos um panorama da situação de cada uma das 19 ações com vencimento neste ano, segundo os dados mais recentes. Basta clicar no ícone para saber os detalhes de cada meta e estratégia.


Nenhum comentário :

Postar um comentário