domingo, 15 de maio de 2016

Da mandioca ao ET de Varginha: por que os discursos de Dilma vão fazer falta

Presidente afastada não tem o carisma de Lula, mas conseguiu chamar a atenção e trazer bons momentos quando deixou a formalidade de lado
 A presidente Dilma Rousseff se reúne com representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil em Brasília 222222 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Há pouco mais de seis anos no cargo e, após de centenas de discursos públicos, Dilma Rousseff não ficou exatamente conhecida por seu carisma. Ao menos este fator ficava evidente em qualquer comparação que fosse feita com seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva - famoso também pelo modo como conquistava plateias. Mesmo assim, Dilma fez discursos marcantes. Ora quando deixava a formalidade um pouco de lado - e elogiava a caipirinha, mandioca ou ET de Varginha - ora quando defendia com força e firmeza sua luta contra a ditadura e pela democracia do país, Dilma chamou atenção. A presidente foi afastada nesta quinta-feira (12) pelo Senado, após a instauração do processo de impeachment. Ela prometeu continuar sua defesa e disse que seu plano - apesar dos revezes que sofreu - é terminar seu mandato na data prevista: em dezembro de 2018. Enquanto a presidente afastada prepara sua defesa, relembramos alguns de seus discursos mais marcantes. Confira abaixo: 
"Quem atira a primeira pedra tem telhado de vidro"
"Quem atira a primeira pedra tem telhado de vidro. Nós, no Brasil, temos os nossos"


Durante entrevista coletiva concedida em Havana, Cuba, após visita ao Memorial José Martí no dia 31 de janeiro de 2012 
"À medida que construímos o bolo, nós criamos um bolo muito maior que o inicial"
"Foi-se o tempo em que era concebível que o bolo precisava crescer primeiro para ser distribuído depois. Agora, nós, à medida que construímos o bolo, nós repartimos o bolo, e isso leva sempre a um bolo muito maior que o inicial"

Discurso na cerimônia de batismo da Plataforma P-59 em Maragojipe (BA), no 13 de julho de 2012
"Eu tenho muito respeito pelo ET de Varginha"
"Primeiro, eu queria te dizer que eu tenho muito respeito pelo ET de Varginha. E eu sei que aqui, quem não viu conhece alguém que viu, ou tem alguém na família que viu, mas de qualquer jeito eu começo dizendo que esse respeito pelo ET de Varginha está garantido" 
Em entrevista para rádios mineiras no dia 7 de agosto de 2013 em Varginha-MG

"Sempre que você olha uma criança tem uma figura oculta, um cachorro atrás..." 
"Se hoje é o Dia das Crianças, ontem eu disse que criança... o dia da criança é dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais. Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante"

Discurso na cerimônia de anúncio de investimentos do PAC Mobilidade Urbana em Porto Alegre/RS no dia 12 de outubro de 2013 
"Os bodes são importantíssimos" 
"Os bodes, eu não lembro qual é o nome, mas teve um prefeito... teve o prefeito de Tejuçuoca e me disse assim: 'Eu sou o prefeito da região produtora da terra do bode'. Então, é para que o bode sobreviva que nós vamos ter de fazer também um Plano Safra que atenda aos bodes que são importantíssimos e fazem parte de toda tradição produtiva de muitas das regiões dos pequenos municípios aqui do estado" 
Em discurso no dia 19 de março de 2014, em Fortaleza (CE), durante cerimônia de entrega de máquinas para municípios do Ceará e inauguração do Trecho V do Eixão das Águas 
"Você pode chuchar uma árvore e cair uma manga na sua mão"
"Olha, eu de fato estou muito feliz de estar aqui. Nós sabemos, e eu já estive aqui várias vezes antes, que essa é uma cidade arborizada, cercada por rios, e que tem essa interessantíssima característica de ter muitas mangueiras. De fato,deve ser muito bom morar numa cidade que de repente você pode chuchar uma árvore e cair uma manga na sua mão. É de fato algo que todo mundo quer, é pegar e ter acesso a uma boa manga"

Em Belém, no Pará, em 20 de março de 2014, em discurso durante cerimônia de anúncio de investimentos do PAC 2 
"Escolhemos as datas que nunca vamos esquecer"
"Todos nós aqui sabemos que cada um de nós escolhe – a vida faz a gente escolher – algumas das datas em que a gente nunca vai esquecer dessa data. Muitas vezes, quando é um casamento feliz, a gente nunca vai esquecer a data do casamento. As mães e as mulheres sabem que quando nasce um filho é também uma data que a gente não esquece. A gente não esquece também algumas das datas que realizam o sonho dos nossos filhos ou dos nossos netos" 
Em Bauru (SP), no dia 25 de março de 2014, em discurso durante a cerimônia de entrega de 944 unidades do Minha Casa Minha Vida 
"Se existem túmulos sem corpos, não pode existir uma história sem voz"
"Como eu disse nesse Palácio, repito, há quase dois anos atrás, quando instalamos a Comissão da Verdade, eu disse: se existem filhos sem pais, se existem pais sem túmulos, se existem túmulos sem corpos, nunca, nunca, mas nunca mesmo, pode existir uma história sem voz. E quem da voz à história são os homens e as mulheres livres que não têm medo de escrevê-la. E acrescento: quem dá voz à história somos cada um de nós, que no nosso cotidiano afirma, protege, respeita e amplia a democracia no nosso país"

No dia 31 de março de 2014, em discurso durante assinatura do contrato para construção da ponte sobre o rio Guaíba em Brasília (DF), Dilma chora ao falar sobre a ditadura 
"Eu era muito generosa"
"Eu era generosa, muito generosa, eu diria excessivamente generosa, eu fiquei bastante crítica, porque a gente conhece as pessoas, acaba conhecendo, infelizmente"
Em entrevista no dia 21 de outubro de 2014 a jornalistas em um hotel em São Paulo, Dilma comenta sobre o fato de ter elogiado seu rival Aécio Neves nas últimas eleições 
"A galáxia é o Rio de Janeiro" 
"O grande – o grande aniversariante – é de fato o prefeito mais feliz do mundo, que dirige a cidade mais importante do mundo e da galáxia. Por que que é da galáxia? A galáxia é o Rio de Janeiro, a Via Láctea é fichinha perto da galáxia que o nosso querido Eduardo Paes tem a honra de ser prefeito" 
Em discurso no dia 1 de março de 2015, no Rio de Janeiro, durante a cerimônia de aniversário dos 450 anos da cidade 
"Caipirinha é símbolo de felicidade, alegria e música"
"Nós temos símbolos nas nossas culturas. Sem dúvida nenhuma, é um símbolo de alegria, de viver e de felicidade, a tequila mexicana. Sem sombra de dúvida é um símbolo de vida, de felicidade, de alegria e de música, a cachaça, a caipirinha brasileira. Por isso, senhor presidente, eu tenho imenso, orgulho, prazer e honra, de saudar ao senhor, ao povo mexicano, ao fortalecimento da amizade entre os nossos países, a aproximação entre nossos empresários, acadêmicos e artistas, com uma caipirinha e uma tequila"

Frase proferida durante almoço oferecido pelo presidente do México, Enrique Peña Nieto, na Cidade do México, no dia 26 de maio de 2015. Na ocasião, a presidente citou a tradicional bebida brasileira a e tequila, a favorita dos mexicanos 
"Estou aqui saudando a mandioca, uma das maiores conquistas do Brasil" 
"E aqui nós temos uma, como também os índios e os indígenas americanos têm a dele, nós temos a mandioca. E aqui nós estamos comungando a mandioca com o milho. E, certamente, nós teremos uma série de outros produtos que foram essenciais para o desenvolvimento de toda a civilização humana ao longo dos séculos. Então, aqui, hoje, eu estou saudando a mandioca. Acho uma das maiores conquistas do Brasil"

Discurso durante solenidade de lançamento dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e abertura do Congresso Técnico em Brasília, no dia 23 de junho de 2015 
"Uma ponte junta energia"
"Uma ponte é algo que nós devemos nos inspirar. Pensem comigo, uma ponte, ela une, uma ponte fortalece, uma ponte junta energia, uma ponte permite que você supere obstáculos. O que nós queremos no Brasil é que, entre nós, se construam pontes"

Discurso em Laguna (SC), no dia 15 de julho de 2015, durante cerimônia de inauguração da Ponte Anita Garibaldi
"Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta"
"Nós precisamos de todos para conseguir atingir esse desafio. E nós não vamos colocar uma meta, nós vamos deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta, quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta"

A famosa frase de Dilma foi proferida no dia 28 de julho de 2015 no Palácio do Planalto durante encontro de trabalho do Pronatec
"Não conseguimos tecnologia para estocar o vento"
"Até agora, a energia hidrelétrica é a mais barata, em termos do que ela dura com a manutenção e também pelo fato da água ser gratuita e da gente poder estocar. O vento podia ser isso também, mas você não conseguiu ainda tecnologia para estocar vento. Então, se a contribuição dos outros países, vamos supor que seja desenvolver uma tecnologia que seja capaz de na eólica estocar, ter uma forma de você estocar, porque o vento ele é diferente em horas do dia. Então, vamos supor que vente mais à noite, como eu faria para estocar isso? 
Entrevista concedida nas Nações Unidas (Nova York, EUA) no dia 27 de setembro de 2015
"Não tenho porque desconfiar um milímetro dele"
"Eu prefiro ter a posição que sempre tive em relação ao vice-presidente Temer. Ele sempre foi extremamente correto comigo e tem sido assim. Não tenho por que desconfiar dele um milímetro" 
Em entrevista coletiva concedida em Brasília após reunião com juristas no dia 7 de dezembro de 2015 
"Não gostar do presidente não está previsto na Constituição"
"Não há fundamento legal porque eu tenho uma vida ilibada. No meu passado e no meu presente não há nenhuma acusação fundada contra mim. Não gostar do presidente, querer encurtar o tempo para chegar a ser presidente e perder eleições sistematicamente não são alegações previstas na Constituição” 
Em discurso proferido durante a entrega da Estação Pirajá e do trecho Bom Juá-Pirajá, do Sistema Metroviário de Salvador (BA) no dia 22 de dezembro de 2015
A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF SE REÚNE COM REPRESENTANTES DO CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL EM BRASÍLIA 222222 (FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL)
"Iremos transformar as Olimpíadas em um fenômeno coletivo"
"Nós recebemos as Olimpíadas, nós temos um orgulho imenso dela se dar aqui nas Américas, temos um orgulho imenso dela se dar aqui no Brasil. E para o Brasil, nos próximos 94 dias, porque é o tempo que falta até o dia 5 de agosto, nós iremos transformar as Olimpíadas também num fenômeno coletivo, num fenômeno de participação de todos os recantos do nosso país, do Norte ao Sul, do Leste a Oeste, e a tocha vai percorrer integrando todos esses cantos do Brasil"

Discurso durante cerimônia da União das Américas por ocasião da chegada da Chama Olímpica Rio 2016 em Brasília no dia 3 de maio de 2016  
"Gravação fortuita"
"Agora, aqui no Brasil, há uma situação que se chama gravação fortuita. Então a gravação minha com o presidente Lula é chamada de gravação fortuita, porque estava ele grampeado e eu liguei para ele, então a gravação, a minha gravação, a gravação da Presidenta da República, foi feita. Perfeito, era uma gravação fortuita"
Entrevista concedida por Dilma para a mídia internacional no Palácio do Planalto no dia 24 de março de 2016. A presidente referia-se à divulgação de uma conversa entre ela e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fora grampeada dentro do âmbito da Lava Jato 
"Nós aprendemos o valor da democracia dentro do presídio"
"Nós aprendemos o valor da democracia. E nós aprendemos o valor da democracia da pior forma possível, que é de dentro de um presídio, vendo as pessoas sofrerem, vendo as pessoas tentarem resistir à imensa força da tortura"

Em discurso proferido durante encontro com artistas e intelectuais no Palácio do Planalto, em 31 de março de 2016 
"Cai a máscara dos conspiradores"
“Se ainda havia alguma dúvida sobre o golpe, a farsa, que há golpe de Estado em andamento, essa dúvida não existe mais. Os golpistas têm chefe e vice-chefe assumidos. Um deles é a mão não tão invisível que conduz com desvio de poder e abusos o processo [de impeachment]. O outro esfrega as mãos e disfarça a farsa do vazamento de um pretenso discurso de posse. Cai a máscara dos conspiradores” 
No dia 12 de abril de 2016, durante o Encontro da Educação pela Democracia, no Palácio do Planalto, Dilma cita ex-aliados ao comentar vazamento do áudio em que o vice-presidente faz uma espécie de discurso de posse 
"Brasil tem um veio golpista adormecido"
"Estou sendo vítima de um processo baseado em uma flagrante injustiça e fraude jurídica e política e, ao mesmo tempo, de um golpe. O Brasil tem um veio golpista adormecido" 
Em entrevista coletiva concedida à imprensa estrangeira no dia 19 de abril de 2016 em Brasília, após o processo de impeachment passar pela Câmara
"Não estou cansada de lutar, estou cansada é dos desleais e dos traidores"
"Eu asseguro, portanto, a vocês que eu vou lutar com todas as minhas forças, usando todos os meios disponíveis, meios legais, meios de luta, vou participar de todos os atos e as ações que me chamarem. Quero dizer a vocês que, para mim, o último dia previsto do meu mandato é o dia 31 de dezembro de 2018. Eu quero dizer a vocês que eu não estou cansada de lutar, eu estou cansada é dos desleais e dos traidores. E tenho certeza que o Brasil também está cansado dos desleais e dos traidores.  E é esse cansaço dos desleais e dos traidores que impulsiona a mim a lutar cada dia mais"

Durante cerimônia de abertura da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres - Brasília/DF, no dia 10 de maio de 2016, um dia antes do Senado votar seu impeachment
"O que dói é a injustiça"
"O destino sempre me reservou muitos desafios, muitos e grandes, alguns pareceram a mim intransponíveis, mas eu consegui vencê-los. Eu já sofri a dor invisível da tortura, aflitiva da doença e agora sofro mais uma vez a dor igualmente inominável da injustiça. O que mais dói nesse momento é a injustiça, é perceber que estou sendo vítima de uma farsa jurídica e política. Mas não esmoreço"
Já como presidente afastada, Dilma pronuncia-se sobre a decisão do Senado de dar continuidade ao processo de impeachment e afastá-la do cargo por até 180 dias 


Nenhum comentário :

Postar um comentário