quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Alemanha começa a julgar guarda de campo de concentração nazista

Reinhold Hanning se alistou voluntariamente para servir ao regime nazista.
Promotoria argumenta que eles ajudavam a manter Auschwitz em pé.


Começou nesta quinta-feira (11), na Alemanha, o julgamento de quatro acusados de crimes de guerra cometidos há sete décadas.

Os acusados têm mais de 90 anos. São três homens e uma mulher. Reinhold Hanning é o primeiro a enfrentar os juízes. Ele se alistou voluntariamente para servir ao regime nazista de Adolf Hitler. Aos 20 anos, trabalhava no campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, onde mais de 1 milhão de pessoas foram exterminadas - a maioria, judeus.
Não há prova concreta do envolvimento direto em mortes. O setor onde os quatro atuavam era longe das câmaras de gás. A promotoria argumenta que eles ajudavam a manter Auschwitz em pé - o que seria suficiente para condenação.
Em sua defesa, Hanning manteve o silêncio. Os sobreviventes tinham o que falar. Erna de Vries e Leon Schwarzbaum dedicaram muitas de suas nove décadas para narrar os horrores que viram. Cobram a verdade de seus algozes. Justin Sonder disse que os nazistas não tinham compaixão. Afirma que nunca para justiça é tarde demais.
As idades avançadas não apagam as lembranças, mas diminuem a agilidade do tribunal. O julgamento vai ser limitado a duas horas por dia. A saúde também pode impedir que vítimas e acusados recebam em vida a condenação, a absolvição ou o perdão.


Nenhum comentário :

Postar um comentário