sábado, 29 de agosto de 2015

REUNIÃO DISCUTIU SITUAÇÃO DA CAJUCULTURA NA REGIÃO DA SERRA DE SANTANA

Francisco Canindé da Costa ao lado de Nazareno Ulisses
Foi realizada na manhã desta quinta feira (28), na sede do poder legislativo de Lagoa Nova, uma reunião para discutir a exploração da cajucultura na região da serra de Santana. O encontro foi articulado por Francisco Canindé da Costa e com a colaboração de alguns produtores parceiros da Agroindústria Seridoense Ltda, unidade processadora de caju e polpas de frutas da marca SERBOM  sediada no sitio baixa do sitio, município de São Vicente - RN.
O objetivo da reunião foi apresentar para o presidente da FAERN Dr. José Vieira, bem como  presidente do conselho do SEBRAE - RN e seus assessores as principais dificuldades pelas quais estão passando com a exploração da atividade da caju cultura na serra de santana no que diz respeito a influencia de pragas e revitalização e manejo da cultura. Em faze de declínio. Estiveram presentes representante dos produtores rurais (FAERN - Federação de Agricultura do Estado do RN),  produtores rurais, empresário AGROINDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO DE FRUTAS, Extensionistas da Emater - RN, produtor e prefeito de Tenente Laurentino Cruz, e seus assessores, vereadores e produtores de caju de  Lagoa Nova / RN (Nazareno Ulisses e Antonio de Mariquinha), Secretário de Meio Ambiente de Lagoa Nova e produtor de caju.  
Um dos objetivos é buscar alternativas para a revitalização da Cajucultura da Serra de Santana, como fonte de geração de emprego e renda para o homem do campo e suas respectivas ações a serem implementadas: Continuação das Boas Praticas Agrícolas, hora já iniciada pelo SEBRAE/RN, e manejo correto do cajueiro. Quanto a projetos em tramitação, existe por intermédio da FAERN, no momento em fase construção, pois se faz necessário realizar levantamento de dados atuais que apontem alguns indicadores, bem como consulta das ações já iniciadas por outros parceiros EMATER/SEBRAE / EMPARN, dentre outros para que possamos unir esforças e otimizarmos as futuras ações que viram a serem implementadas. 
Quanto a recursos, segundo o presidente da FAERN - Federação da Agricultura do estado do RN, este projeto deve ser contemplado com uma emenda parlamentar que está em processo de aprovação e repasse para instituição oriunda de um Deputado, cujo Valor não foi definido ainda, pois se faz necessário o fechamento dos dados que estão sendo levantados bem como a visita a região do médio oeste que também passa por dificuldades na manutenção da cultura. Segundo os produtores que lá estavam foi um marco importante, pois eles tiveram a oportunidade de transmitir as suas angustias pela as quais estão passando, vendo a cultura indo de água a baixa e sem ter o que fazer, pois muita das ações a serem feitas depende de investimento e tecnologias inovadoras as quais não chegam até eles.

Nenhum comentário :

Postar um comentário