quinta-feira, 30 de julho de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE DE LAGOA NOVA REALIZARÁ “DIA D” DE COMBATE AS HEPATITES VIRAIS

Nesta sexta-feira, dia 31 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde fará no espaço da feira coberta a partir das 8hs da manhã uma ação educativa, conscientizando e informando a população sobre os cuidados e os modos de prevenção contra as hepatites virais. Na ocasião haverá distribuição de panfletos informativos e quem desejar poderá receber a dose da vacina contra hepatite B. Poderão receber a vacina as pessoas que tenham de 11 a 49 anos de idade. Salientamos, ainda, que o esquema de vacina da Hepatite B é composto de 3 doses, em que o paciente-usuário toma primeira,  a segunda deve ser recebida com trinta dias e a terceira seis meses após a primeira dose, isso para o adulto.

            No mundo inteiro são mais 200 milhões de pessoas infectadas pelo vírus da Hepatite em alguns dos seus tipos A, B, C, D ou E. O pior é que há milhares de pessoas que nem ao menos sabem quem têm a doença, pois em casos das Hepatites B, C e D, que são as mais graves, caso não sejam diagnosticadas e tratadas em tempo, o fígado, principal órgão afetado poderá evoluir para um câncer ou cirrose hepática, podendo levar a morte.
Lembrando que: quem tiver cartão de vacinação deverá levá-lo, caso não, isso não será impedimento para ser imunizado, pois o cartão de vacinação será feito na mesma hora.
            Pensando no bem e na qualidade de vida das pessoas na nossa comunidade é que segundo Aldejane Medeiros, secretária de saúde, “iremos promover essa ação simples, mas que certamente produzirá um efeito positivo, pois educação e informação são instrumentos importantes de combate a qualquer doença, e nossa secretaria durante todo esse mês que estamos terminando realizou outras ações educativas como, por exemplo, palestras em algumas escolas, em parceria com estudantes do curso de enfermagem da UFRN, UFPB e profissionais da saúde, até porque acreditamos que a prevenção ainda é o melhor remédio”, ressaltou a responsável pela pasta da saúde do município de Lagoa Nova.


Nenhum comentário :

Postar um comentário