sábado, 24 de janeiro de 2015

PREFEITO JOÃO MARIA ASSUNÇÃO E O PRESIDENTE DA CÂMARA NAZARENO ULISSES VISITAM A BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES

Prefeito João Maria e Nazareno Ulisses no local de captação, ao fundo o equipamento de bombeamento

Na manhã deste sábado (24), o chefe do executivo lagoanovense esteve visitando o local onde está localizado o equipamento de captação de água para a adutora da Serra de Santana. O prefeito que também é o gestor do CONISA (Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Serra de Santana) esteve acompanhado do presidente do poder legislativo, Nazareno Ulisses (PR). No local, verificaram in loco o baixo nível e as condições do local em está sendo feito a captação de água que abastece a adutora da Serra de Santana. Foram também constatadas as condições da água que se mostrava com aparência turva, devido à alta concentração de sedimentos oriundos do leito da barragem.
 Em conversa com o vereador da cidade de Jucurutú Márcio Soares, dono de uma fazenda as margens da barragem, ele nos revelou que onde atualmente está sendo feita a captação de água só tem condições de abastecer até o final de fevereiro. Mas Para o prefeito João Maria Assunção, irá no inicio desta semana procurar a CAERN para que sejam tomadas as devidas providencias, para que seja removido o sistema de capacitação para um local mais profundo. 
Prefeito João Maria conversa com o vereador MárcioSoares
“resta agora  rezarmos para termos chuvas o mais breve, pois segundo informações dos meteorologistas, existe uma disposição de que poderá haver chuvas, mas, porém abaixo da normalidade”. Relatou o prefeito João Maria Assunção. Já o presidente do poder legislativo, Nazareno Ulisses mostrou preocupação com a situação.  “É necessário que o usuário diante desta situação se conscientize, e procure usar o precioso líquido de forma racional”.
Reservatórios
Da parede da sangria, Prefeito João Maria e Nazareno Ulisses vislumbram a imensa barragem
Com relação à condição hídrica do Rio Grande do Norte prevalece uma alta deficiência no armazenamento de água nos principais reservatórios do seu semiárido, com algumas regiões em situação próximas ao colapso total no abastecimento, caso das Microrregiões do Seridó Ocidental e Oriental, Borborema Potiguar e o Alto Oeste. Os maiores reservatórios do Estado (Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, Santa Cruz e Umari) apresentam uma situação volumétrica que varia de 30 a 45% dos seus volumes máximos.

Ao fundo, canal que libera água para o canal de Pataxó
A esquerda estrutura onde é feita as medições do volume da barragem

Nenhum comentário :

Postar um comentário