sábado, 10 de maio de 2025
Saiba como baixar o aplicativo do INSS e reconhecer descontos indevidos
Festival Sostô de Forró e Poesia celebra a cultura nordestina na Serra de Santana
Com entrada gratuita, o festival trará ao público uma programação especial, com atrações locais e regionais que exaltam o forró pé-de-serra e a poesia de cordel, dois dos elementos mais genuínos e simbólicos da identidade cultural do Nordeste.
Entre as atrações musicais, estão confirmadas as apresentações de Forró Flor de Caroá, Geraldão de Caicó, Jandy do Acordeon e Mariah Sanfoneira. Já a poesia será representada por nomes consagrados na literatura de cordel, como Edcarlos Medeiros, José Fernandes e Chagas Gomes.
O Festival Sostô nasce com a proposta de promover encontros culturais que resgatam e fortalecem as raízes nordestinas, além de valorizar artistas da região que mantêm viva a tradição da música e da literatura popular.
O evento conta com patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, além do apoio da Prefeitura Municipal de Lagoa Nova e da Secretaria de Esporte, Cultura e Juventude. A produção é assinada pela Sostô Produções, que tem se dedicado à realização de eventos que enaltecem a arte popular em suas diversas expressões.
Mais do que entretenimento, o Festival Sostô é um convite à memória afetiva de um povo que dança, canta e declama sua própria história. Uma celebração da identidade nordestina em sua forma mais autêntica.
Sessões Legislativas da Câmara de Lagoa Nova ganham destaque e revelam novo perfil de atuação parlamentar
As sessões legislativas
da Câmara Municipal de Lagoa Nova têm se tornado cada vez mais acompanhadas
pela população, graças às transmissões ao vivo pelas redes sociais — YouTube e
Facebook — e também pela Rádio Serrana FM 87,9, todas as quintas-feiras, a
partir das 19h. O interesse crescente se justifica pelo novo dinamismo da Casa
Legislativa, sob a presidência do vereador Jean Carlo Dantas (Republicanos).
A atual legislatura, que conta com sete novos parlamentares,
vem marcando uma mudança significativa em relação ao mandato anterior,
sobretudo no papel desempenhado pela oposição. Diferentemente da legislatura
passada, na qual a oposição era considerada pouco expressiva, os atuais
vereadores de oposição têm adotado uma postura mais firme e propositiva. Entre
os nomes que se destacam estão Edilberto Oliveira (União Brasil), Junior Galvão
(União Brasil), Paulo Machado (MDB), Matheus Manoel (MDB) e Jefferson Confessor
(MDB).
Essa nova configuração política já trouxe efeitos concretos.
Um exemplo marcante foi a atuação dos parlamentares na apuração de denúncias,
que resultou na exoneração de uma servidora acusada de ocupar um cargo sem
exercer de fato as funções — a chamada funcionária "fantasma". A ação
reforça o compromisso da nova oposição com a fiscalização e a transparência na
gestão pública.
Apesar de ser aliado da base do prefeito, o presidente da
Câmara, Jean Carlo Dantas, tem demonstrado independência em decisões
importantes. Um episódio simbólico dessa postura foi sua participação na
votação de uma moção de repúdio contra a fala de um assessor do Executivo
municipal em uma rádio de Currais Novos. Com a votação empatada, coube a Jean
Carlo o voto de minerva — e ele votou a favor da moção, contrariando interesses
da base aliada.
O comportamento mais ativo e independente dos vereadores tem
sido visto com bons olhos pela sociedade lagoanovense, que passou a acompanhar
com mais atenção o trabalho dos parlamentares. O uso das transmissões ao vivo
tem aproximado a população das decisões políticas e permitido maior
fiscalização dos mandatos.
A Câmara Municipal de Lagoa Nova vive um novo tempo, com um parlamento mais atuante, transparente e comprometido com o interesse público. É o legislativo da "capital serrana" dando exemplo de responsabilidade e autonomia.
Caern realizará manutenção elétrica no SPI Serra de Santana na próxima segunda-feira (12)
A Caern vai realizar uma manutenção elétrica emergencial no Sistema Produtor Integrado (SPI) Serra de Santana. Para realizar a substituição de equipamentos numa subestação de energia, será necessário suspender, na próxima segunda-feira (12), o abastecimento para os municípios de Florânia, Bodó, Lagoa Nova, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz, além do Conisa, zona rural de Jucurutu, Distrito de Laginhas, zona rural de São Rafael e zona rural de Santana do Matos.
O abastecimento ficará suspenso das 6h às 18h e, após a religação do sistema, o abastecimento será normalizado gradativamente num prazo de até 96 horas.
Morre em São Paulo cantor Rodrigo Otarola
A música romântica brasileira perdeu esta semana um de seus grandes representantes. Rodrigo Otarola, cantor conhecido pelo sucesso Seguindo Você (Te Amo Demais), faleceu recentemente em São Paulo, aos 79 anos. Sua carreira, marcada por apresentações memoráveis nos programas de Bolinha, Chacrinha e Raul Gil, encantou gerações com letras apaixonadas e melodias envolventes.
Uma história que atravessa
fronteiras
Francisco Otarola Cano, nome verdadeiro do artista, nasceu em Barcelona,
Espanha, em 29 de novembro de 1945. Ainda criança, aos oito anos,
desembarcou no Brasil pelo Porto de Santos, acompanhando seus pais, refugiados
da Segunda Guerra Mundial. Foi no País que ele construiu sua trajetória
musical, tornando-se um nome conhecido no cenário artístico nacional.
Os desafios da vida e um adeus
discreto
Nos últimos anos, Otarola enfrentou problemas de saúde. Em um episódio que
chocou fãs e amigos, ele chegou a ser encontrado vagando pelas ruas do Recife,
sendo resgatado por uma fã e por familiares. Após o diagnóstico de Alzheimer,
seus últimos dias foram vividos em uma instituição de acolhimento para idosos,
em São Paulo, onde seu falecimento foi confirmado no último dia 2 de maio.
Apesar das dificuldades, sua obra
continua viva na memória daqueles que acompanharam sua carreira e se
emocionaram com suas canções. O legado de Rodrigo Otarola segue como parte da
história da música romântica no Brasil, perpetuando um estilo que marcou épocas
e corações.
sexta-feira, 9 de maio de 2025
Dia do Enfermeiro: quatro depoimentos reforçam o papel desse profissional na vida dos pacientes
Acolhimento na reabilitação faz com que profissionais elevem a autoestima dos pacientes
São Paulo, maio de 2025 – Comemorado em 12 de maio, o Dia do Enfermeiro foi instituído no Brasil pelo Decreto nº 2.956, de 10 de agosto de 1938[1]. A data homenageia a enfermeira inglesa Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem moderna, e também a brasileira Ana Néri, primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares. No mesmo dia, também é elebrado o Dia Internacional da Enfermagem. Os enfermeiros desempenham um papel fundamental na recuperação e reabilitação dos pacientes, por isso a Coloplast, líder mundial de soluções para pessoas com necessidades íntimas de saúde, criou o Coloplast Ativa. O programa, complementar ao atendimento dos profissionais de saúde, oferece suporte pessoal gratuito a pessoas com estomia ou que realizam cateterismo intermitente e conta com uma equipe multidisciplinar — incluindo enfermeiros — que acompanha os usuários no processo de adaptação à nova condição, promovendo mais autonomia e qualidade de vida.
Acolhimento
O estudante de medicina Michel Romão, de 25 anos, foi diagnosticado com Doença de Crohn e precisou passar por uma cirurgia de estomia, quando tinha apenas 19 anos. Aos 21 anos, quando já havia passado por outros procedimentos, começou a sofrer com problemas na pele. “As bases da bolsa de estomia não fixavam devido à irritação da pele, que sangrava, e dessa forma eu tinha muitos vazamentos da bolsa”, explica. Por isso resolveu entrar em contato com o Programa Coloplast Ativa.
“Eu estava passando pela minha transição de gênero e estava muito deprimido por não conseguir ter uma vida normal como as pessoas da minha idade, porque tinha muito medo de acontecer algum vazamento e sentia muita dor também. Mas a visita da enfermeira Nath mudou completamente esse cenário”, recorda. “Ela me ensinou tanto sobre os produtos, quanto como cuidar da
minha pele de maneira adequada para evitar lesões, e conversou muito comigo. Sem contar que fui extremamente respeitado o tempo todo e me senti super acolhido”, diz. “Após a visita dela, nunca mais tive problemas com a minha pele e nem vazamentos. Hoje em dia, tenho uma vida normal, faço a faculdade dos meus sonhos, treino e não me privo de viver nada. Foi a enfermeira me ensinou que é possível viver bem e que vale a pena aproveitar cada momento da vida”.
|
Para Ronnen da Silva Bastos, trabalhador autonômo, diagnosticado com câncer de reto em 2019, a equipe que fez o atendimento pós-cirurgico foi essencial. “Infelizmente precisei passar por uma cirurgia de amputação de reto, canal anal e ânus e assim fiquei estomizado definitivamente. Eu não sabia o que era um estoma e os enfermeiros foram fundamentais na minha recuperação. Conseguiram me fazer sair do hospital com autoestima alta e ainda deram muitas dicas e sugestões de como continuar a viver normalmente mesmo com o estoma. Sou muito agradecido pelo suporte que recebi e recebo até hoje. Com certeza quem escolhe a enfermagem como profissão faz por amor e cuidado com o próximo”, ressalta.
A cirurgia de confecção da estomia é o procedimento pelo qual um indivíduo, seja adulto ou criança, necessita passar para criar uma abertura, um orifício, de um órgão para o meio externo do corpo no corpo, que vai funcionar como um caminho alternativo para seu funcionamento, como a eliminação das fezes e urina ou para auxiliar na respiração.[2] Trata-se da comunicação entre um órgão interno com o ambiente externo.
Esperança e suporte
“Os enfermeiros que cruzaram meu caminho me trouxeam de volta a esperança”, afirma Juliana Cristina Ferreira da Silva, paratleta do tiro com arco que ficou tetraplégica por causa de uma acidente de carro. “Depois de tudo o que aconteceu comigo, nos momentos em que a cabeça trabalha mas o corpo não responde, o sorriso do enfermeiro sempre me dá esperança. Graças aos enfermeiros entendi que não era a única a passar por uma situação difícil. Eles compartilharam comigo histórias de outras pessoas. É um trabalho tão importante, porque são eles os primeiros que chegam para te socorrer. É um trabalho tão humano, de tanto amor, que é impossível não sentir assim. Eles nos tornam cada vez mais forte e se tornam parte da família”, destaca.
Já a relação da Nina Campos com os profissionais da enfermagem também é de muita gratidão. Mãe do Vitor, de 17 anos, Nina recebeu o diagnóstico de que seu bebê tinha mielomeningocele com 34 semanas de gestação. “Num exame de rotina o médico nos disse que ele viria com uma má-formação na coluna, hidrocefalia e cardiopatia. Meu Vitão nasceu com 36 semanas, bem mais forte que todos imaginavam, mas os médicos sempre me alertaram a respeito das sequelas motoras e, principalmente, das lesões da bexiga e do intestino”.
Aos 13 anos, com o crescimento rápido que é comum para a idade, Vitor não conseguia mais caminhar, tendo que fazer uso de cadeira de rodas, além de ter perdido o controle dos esfincteres, estruturas musculares responsáveis pela eliminação das fezes e da urina. Então, precisou aderir ao cateterismo intermitente limpo para ajudar a esvaziar a bexiga. “No começo foi extremamente difícil, pois iniciamos com os cateteres comuns de PVC, que machucavam muito a uretra do Vitão, causando estenose e inúmeras infecções de urina que tinham que ser tratadas com medicação intravenosa”, esclarece Nina. Até que um especialista a alertou sobre a necessidade de trocar os cateteres de PVC por cateteres com revestimento hidrofílico, que reduzem o atrito do cateter com a uretra e diminuem o risco das infecções de repetição.
“Isso foi o divisor de águas na vida do meu filho. Recebemos orientação da enferemeira do Programa Ativa da Coloplast, que jamais tínhamos recebido em quase um ano fazendo o cateterismo. Eu estava perdida e foi extremamente necessário e importante esse acompanhamento. Hoje, o cateter com revestimento hidrofílico faz parte da nossa rotina e nunca mais a estenose de uretra aconteceu e, com o tempo, as infecções de urina também não. Estamos totalmente adaptados, recebendo a orientação dos enfermeiros e o Vitão tem muito mais qualidade de vida. Não conseguriria sem esse suporte, por isso sou eternamente grata”, conclui.
|
A mielomeningocele é uma má-formação do sistema nervoso central que afeta o desenvolvimento da coluna vertebral, fazendo com que os ossos não se formem adequadamente, e apresentem um defeito no fechamento do tubo neural.[3] Esta condição está associada a severas sequelas neurológicas[4]. Como a retenção urinária, onde a pessoa não consegue mais esvaziar completamente a bexiga naturalmente. Nesses casos, é necessário realizar o cateterismo intermitente, tratamento que consiste em introduzir um cateter na uretra para drenar toda a urina de 4 a 6 vezes por dia.
SOBRE A COLOPLAST
A Coloplast é líder global no desenvolvimento de produtos e serviços que tornam mais fácil a vida de pessoas com necessidades íntimas de saúde, incluindo cuidados com estomias, retenção urinária, feridas e pele.
Saiba mais nosso site . Visite nossas mídias sociais:
coloplastestomia | @coloplastcontinencia | @coloplastprofessinalbr
Crédito do Trabalhador beneficia mais de 27 mil celetistas no Rio Grande do Norte
quinta-feira, 8 de maio de 2025
Palmeiras de Lagoa Nova: Uma História de Luta, Paixão e um Sonho Interrompido
![]() |
Arena Palmeiras, um sonho interrompido |
Fumaça branca: novo papa é eleito no conclave
Governo lança site da conferência dos direitos das pessoas LGBTQIA+

