domingo, 4 de maio de 2025

Disputa de território: Cidades do RN e CE 'brigam' por quase 200 metros de terra

Uma placa instalada no estado do Ceará ascendeu uma disputa por 181 metros de território. A instalação da sinalização aconteceu entre as cidades de Tibau, no Rio Grande do Norte, e Icapuí, no Ceará, na divisa entre os dois estados. A prefeitura de Tibau publicou um decreto na última sexta-feira (2) autorizando a remoção da placa.

A sinalização foi instalada depois de uma revitalização na rodovia CE 261, no dia 24 de abril, pela prefeitura de Icapuí. Mas, segundo a gestão municipal Tibau, a placa avança em cerca de 181 metros, o verdadeiro limite entre os municípios. Já o governo do Ceará afirmou que a instalação foi baseada em um relatório técnico do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Neste relatório do Ipece, o governo cearense afirma que foi revelado um desvio de 181 metros em relação à divisa reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A prefeitura de Tibau não aceitou a justificativa.


De acordo com informações do G1, a prefeita Lidiane Marques de Tibau autorizou a remoção imediata da placa, afirmando que a região sempre foi atendida pela administração municipal de Tibau, com serviços essenciais como saúde, educação e coleta de lixo. Uma retiração que contou até com a polícia para acompanhar o procedimento.

Mesmo com a remoção,a prefeitura de Icapuí informou ao site que o governo do Ceará vai mandar fazer novamente a marcação da divisa.

Nenhum comentário :

Postar um comentário