sábado, 19 de fevereiro de 2022

LAGOA NOVA É TEMA DE COLUNA NO JORNAL DO TURISMO & SOCIEDADE

A cidade de Lagoa Nova recebeu na última quinta-feira, o jornalista Liszt Madruga, colunista do Jornal do Turismo & Sociedade. Em companhia do também jornalista Zé Maria, Liszt Madruga esteve visitando a nossa cidade a convite do jornalista Márcus César. Confira a íntegra da Coluna escrita por Liszt Madruga, sobre sua visita a Lagoa Nova.

LAGOA NOVA, RN – CAPITAL DA SERRA DE SANTANA, SERÁ CONTEMPLADA COM O CENTRO CULTURAL “JORNALISTA MARCUS CESAR”

ROTEIRO HISTÓRICO

O povoamento do município de Lagoa Nova, Rio Grande do Norte, ocorreu nos idos do século XVIII, quando o coronel Cipriano Lopes Galvão em 1755 veio de Igaraçu, Pernambuco, para a região do Seridó potiguar, comprando terras na localidade de Totoró, onde manteve uma fazenda de gado fixando residência até o ano 1765. No decorrer de 1777, ano castigado por grandes estiagens no sertão potiguar, os rebanhos da região foram quase todos dizimados. Adriana de Holanda de Vasconcelos, viúva de coronel Cipriano, era uma grande pecuarista. Com a seca faltava alimentos para o gado que se distanciava do Totoró a procura de pasto, subindo a Serra Azul, atual Serra de Sant’Ana. Era preciso campear o gado, o que era feito pelos escravos, sob as ordens de dona Adriana. Seguindo as veredas deixadas pelo gado, os escravos chegaram à beira de uma lagoa, onde encontraram outros rebanhos pastando. No dia seguinte, os escravos descobriram pelos os arredores, mas uma lagoa, daí surgindo a denominação de “Lagoa Nova”. Ciente da recente descoberta dona Adriana de Holanda e Vasconcelos mandou erguer um curral perto da lagoa, para que o gado permanecesse por lá. Viajou a Natal e requereu a sesmaria de Lagoa Nova, datando em 1793 o registro, conforme o processo de aquisição do 1º Cartório de Currais Novos. No século XVIII, chegaram os primeiros povoadores, dentre eles José Peixoto, que vivia do cultivo de cana de açúcar, feijão, milho e arroz. Por motivo da seca, abandonou suas terras migrando para outra região. De 1904 a 1925, outras famílias se fi xaram na localidade, como as de Martins Francisco dos Santos, José Pereira de Lima, Joaquim Félix Pequeno, Ezequiel Serafim, entre outros.

Momento significativo

A área urbana de Lagoa Nova possui cinco bairros: Centro, Bairro Jesus Menino, Bairro Bernardino de Sena, Bairro Antônio Aciole, e Bairro Clavinote. O município possui 19 comunidades rurais: Sítio Umarizeiro, Sítio Barro Branco, Sítio de Dentro, Sítio São Francisco, Sítio Macambira, Sítio Buraco de Lagoa, Sítio Chã do Espinheiro, Sítio Mar Vermelho, Sítio Baixa Grande, Sítio Clavinote, Sítio Ponta de Linha, Sítio Filgueira, Sítio Massangana, Sítio Baixa Verde, Sítio Santa Rita, Sítio Lagoa Nova, Sítio do Meio, Sítio Cabeço, Sítio Volta da Serra. Ainda existiu o Sítio Humaitá que foi totalmente incorporado ao perímetro urbano, e um distrito denominado de Manoel Domingos. O grande momento signifi cativo para o município de Lagoa Nova, ocorreu em 29 de outubro de 1931, quando o padre Omar Bezerra Cascudo celebrou a Santa Missa, com as realizações de dois casamentos e quarenta batizados. A partir desse ritual da religião Católica novas missas foram sendo realizadas e a população participando ativamente dos atos religiosos.

Pela Lei 2.321, de 5 de dezembro de 1958, Lagoa Nova foi elevada a categoria de Distrito do município de Currais Novos, permanecendo até 10 de maio de 1962, quando pela Lei 2.777, foi desmembrado de Currais Novos e tornou-se em um município, com o ato de instalação ocorrido no dia 2 de janeiro de 1963, pelo governador Aluízio Alves. Lagoa Nova com suas belas serras que proporcionam uma visão mirabolante, forte um potencial turístico de aventuras, lazer, histórico, cultural e religioso, ótima gastronomia preparadas pelos restaurantes Mirante Casa de Taipa, Mirante Alto da Serra, Nelice, Corujão, dentre outros. O atual prefeito é Luciano Santos, e Josiane Gomes é a Secretaria de Turismo. Dentre alguns “points” de atrativos turísticos estão: Geossítio Tanque dos Pocianos; estátua de São Francisco de Assis; a Feira livre; Cruzeiro da Barauna, e Geossítio Mirante de Santa Rita. Lagoa Nova integra o Pólo Seridó de Turismo. Tem importante emissora a FM 87,9, do empresário Cortez Assunção que que é o diretor do Centro de Formação de Condutores, referência na formação de motoristas. O acesso no sentido Currais Novos/Lagoa (vice versa) pela RN que está literalmente abandonada, é super perigoso. Existem duas pontes que só permite a trafegabilidade de um veículo, não tem acostamentos e nem um tipo de sinalização. É o refl exo do abandono da administração pública. Lamentável.

ESPAÇO CULTURAL JORNALISTA MARCUS CESAR

Neste ano de 2022, Lagoa Nova irá completar 60 anos de sua emancipação, ocorrida dia 10 de maio de 1962, quando teve seu território desmembrado de Currais Novos. Como forma de registrar essa tão importante data, o jornalista Marcus César estará colocando à disposição da sociedade lagoanovense um Espaço Cultural que leva o seu nome, dispondo de todo o acervo da revista Foco Nordeste, com mais de 330 edições publicadas até o presente, livros de sua autoria, além de alguns registros fotográfi cos. O espaço contará com 100 metros quadrados de área construída, com salão de exposição e leitura, sala de arquivo, e área externa com jardim. O Espaço Cultural Jornalista Marcus César, será um empreendimento privado, sem fi ns lucrativos, disponibilizado para uso público dos lagoanovenses e visitantes. O acervo estará disponibilizado para utilização no local, sem a cobrança de nenhum tipo de taxa, podendo o usuário adquirir alguma edição de seu interesse, nesse caso específi co, pagando pelo exemplar que irá levar. O Espaço Cultural Jornalista Marcus César, também poderá ser disponibilizado para realização de eventos culturais ou sociais, devidamente solicitados. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário