segunda-feira, 17 de maio de 2021

Neste dia 17 de maio faz 22 anos do falecimento do primeiro prefeito de Lagoa Nova, Francisco Jerônimo de Medeiros.

 

Francisco Jerônimo de Medeiros assinando o termo de posse em 1962

Francisco Jerônimo de Medeiros, ou Chicó Bernardino como era mais conhecido, filho do casal Bernardino Bezerra de Sena e Luzia Maria, nasceu em 30 de setembro de 1929, na povoação Lagoa Nova, na época município de Currais Novos. Estudou o primário na Escola Municipal Lagoanovense Ulisses Telêmaco, seus professores foram Luiz Victor e Maria Isaura. Fez o supletivo por correspondência. De Era comerciário em uma banca de feira onde se vendia cereais, depois seu pai colocou uma banca na feira livre em sociedade com ele, sendo seu primeiro negócio. Casou-se no ano de 1951 com a jovem Maria de Lourdes Medeiros, tiveram 9 filhos, neste período foi comprando um ponto comercial no mercado público, ainda em sociedade com seu pai Bernardino de Sena.

 No ano de 1962, foi nomeado prefeito do município de Lagoa Nova, ficando no cargo até o ano de 1964. Lagoa Nova acabara de ser emancipado de Currais Novos pelo decreto de Lei nº 2.777 de 10 de maio de 1962, sendo o decreto de autoria do deputado estadual Radir Pereira.

 


 Em 1965 ele retorna a prefeitura desta vez eleito pelo povo. Assume em 1º de janeiro de 1965 e deixa o cargo em 31 de janeiro de 1973, seu vice-prefeito foi o sindicalista Joaquim Coutinho. Em seu mandato se dedicou a eletrificação e implantação de escolas rurais, ampliou o mercado público, comprou a primeira caminhonete, construiu cisternas, nas escolas e construiu a primeira maternidade. No ano de 1973 reassume a prefeitura pela 3ª no período de 01 de fevereiro de 1977 até 31 de dezembro de 1982. 

 


Neste mandato realizou importantes obras no município, como a retomada de eletrificação urbana e rural. Adquiriu uma ambulância, construiu o posto de saúde com consultório odontológico, um posto de saúde no então povoado Manoel Domingos. Contratou médico, comprou medicamentos através da CME. Na educação, construiu as escolas no Sítio Filgueira, Canta Galo, Povoado Manoel Domingos, Sítio de Dentro, Buraco de Lagoa I e II. Implantou a escola de 2º grau Adalgisa Amorim Bezerra, instalou o posto telefônico, ao lado de outros prefeitos do Seridó fundou a AMSO, trouxeram a UFRN para a cidade de Currais Novos. Pavimentou algumas vias públicas. Seu vice-prefeito foi Manoel Luiz de Medeiros. No ano de 1993, volta a prefeitura como vice-prefeito de Erivan Costa, ficando no cargo até 1º de janeiro de 1993 até 31 de dezembro de 1996.

Perfil

Chicó Bernardino era um homem simples, político honesto e respeitado por todos. Foi comerciante, agropecuarista, político, tesoureiro da igreja e ministro da eucaristia. Foi um pai exemplar, educando sua família na escola e na sua religião. Rezava o terço com seus filhos todos os dias de joelho na sala de casa. Foi padrinho de muitos lagoanovenses. Participava ativamente das festividades do padroeiro São Francisco de Assis, nas novenas e leilões.

Ele faleceu no INTORN em Natal no dia 17 de maio de 1999, em decorrência de um acidente automobilístico ocorrido em 25 de abril próximo a cidade de Currais Novos. Neste acidente, sua esposa Dona Lourdes veio a óbito.

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário