quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Chuvas devem continuar na primeira semana de janeiro, diz Emparn

As chuvas que têm ocorrido desde a segunda-feira (30) em alguns municípios das regiões Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte devem persistir durante a primeira semana de janeiro, segundo o serviço de meteorologia da Emparn. As precipitações ocorrem antes do início do inverno — oficialmente começa apenas em março no semiárido —, e têm influência da atuação do vórtice ciclônico e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Após meses sem chuva, moradores das áreas rurais do semiárido potiguar se alegram com as chuvas desta semana. Foto: Hudson Helder 

A atuação conjunta desses dois fenômenos é responsável pelas fortes chuvas em algumas regiões dos estados vizinhos — Ceará, Maranhão, Piauí, oeste de Pernambuco e Paraíba, e boa parte do semiárido do Rio Grande do Norte. As temperaturas acima do normal, no Oceano Atlântico, é outro fator, com liberação de mais umidade para "alimentar" o vórtice ciclônico.
"O normal é que um vórtice ciclônico atue por três ou quatro dias, dependendo das condições atmosféricas e, às vezes nessa época do ano, pode ter interação com a Zona de Convergência, o que está previsto para os próximos dias. Isso é que deve proporcionar a permanência dessas chuvas para o interior do Estado e também no litoral", afirma o gerente de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.
A localidade, no Estado, onde essas chuvas devem incidir com maior intensidade e frequência ainda não é possível prever, mas normalmente é onde há uma melhor concentração de umidade como o Vale do Açu e Alto Oeste; ou na Região Seridó, sob influência do Vale (do Açu) há a formação dessas chuvas, explica o especialista.
A atuação do vórtice ciclônico perturba a condição atmosférica na faixa equatorial, como ocorreu em 2004, quando houve a junção de três fatores: frente fria, vórtice ciclônico e zona de convergência. "Isso trouxe muita chuva à época, nos meses de janeiro e fevereiro. Para os próximos dias, a ZCIT entra nessa circulação do vórtice e e deve favorecer a condição de chuva. Não é uma situação permanente porque não é época dela (ZCIT) atuar — normalmente entre fevereiro, abril e maio no NE —, de forma que essa atuação agora é prematura influenciada pelo vórtice ciclônico", explica Bristot.
Essa junção é interessante, segundo os especialistas, porque permite normalmente um maior volume de chuvas. As precipitações nesta época do ano, quando as reservas hídricas e o pasto estão escassos ou já não existem na maior parte do semiárido, mudam a paisagem do sertão nordestino, quando boa parte da Caatinga começa a ficar novamente verde e proporciona alguma pastagem até a chegada do inverno.
Esta semana, moradores de vários municípios do interior potiguar registraram e publicaram em suas redes sociais vídeos de chuva intensa, nas áreas rural e urbana. É a partir dos dois meses que antecedem a estação chuvosa, no semiárido, que meteorologistas e sertanejos começam a observar com mais atenção os sinais que a ciência e a natureza oferecem e que podem indicar como será o inverno para a região. É a Ciência e a experiência adquirida com a observação e conhecimento dos mais antigos que, juntos, indicam como será o ano para quem vive numa das regiões mais castigadas pela estiagem no país. A quantidade de chuvas, por município, só deve ser divulgada nesta quinta-feira pela Emparn, mas os relatos são de chuvas acima de 100mm nas regiões Seridó e Oeste.
Os meteorologistas de vários institutos do país costumam realizar a primeira reunião para discutir a quadra chuvosa do semiárido do Nordeste em janeiro, mas para este ano a data não foi firmada. É quando começa a intensa análise e cruzamento de dados, além dos encontros mais frequentes com agropecuaristas do semiárido em busca da troca de conhecimentos e aperfeiçoamento da previsão do inverno. Por enquanto, os dados são incipientes, mas indicam um inverno dentro da normalidade no semiárido do Rio Grande do Norte, a exemplo do ano de 2019.


Tribuna do Norte

Nenhum comentário :

Postar um comentário