terça-feira, 23 de junho de 2015

ATAQUE DA COCHONILHA DO CARMIM FOI TEMA DE REUNIÃO EM LAGOA NOVA

Aconteceu hoje pela manha na sede da Adescol, uma importante reunião com agricultores e produtores de palma forrageira da Serra de Santana, o objetivo foi de levar informações a cerca do ataque da cochonilha do carmim que está atacando os palmares  em todos os municípios que compõe a Serra de Santana. A presente reunião contou com as presenças de dirigentes do IDIARN do estado e do regional de Currais Novos, Secretários Municipais de agricultura dos Municípios de Lagoa Nova, Tenente Laurentino, Cerro Corá e Bodó. Estiveram presentes o diretor regional da Emater, técnicos agricultores e produtores e vereadores e presidentes de associações rurais, sindicatos dos trabalhadores STR e SINTRAF, o SENAR e CMDS local.  
Fizeram a composição da mesa, o secretário municipal de agricultura e pecuária, Paulo Vandi da Costa, presidente da câmara de vereadores Nazareno Ulisses, do diretor do escritório da EMATER local, Genilson Pinheiro Borges, do diretor de defesa vegetal, Marcos Vinícius, diretor da ULSAV Currais Novos, Wellington e do diretor regional da EMATER Geraldo Mozart. 


O Secretário Municipal de Agricultura Paulo Vandi da Costa, sensibilizado com o problema do ataque da cochonilha do carmim nos palmar dos agricultores do nosso Município fez articulação com os órgãos envolvidos e associações rurais para buscar soluções para o problema da cochonilha, como também proporcionar através da prefeitura de Lagoa Nova, com o apoio do Prefeito João Maria Alves Assunção, levar apoio e condições aos produtores de palmas a aquisição de raquetes de outras variedades resistentes ao ataque da cochonilha do carmim.


Paulo Vandi citou exemplo do produtor Antonio Costa que é assistido pelo programa balde cheio, que fez a aquisição das raquetes da palma orelha de elefante e em um ano e meio já dispõe de um palmar pronto para o consumo de seus animais podendo comercializar mudas para os agricultores interessados a fazer mudas da palma. 


O Programa balde cheio vem atendendo a 14 produtores de leite em nosso Município uma parceria da prefeitura de Lagoa Nova e SEBRAE, desde o início da gestão atual. Também ficou definido que a Emater local em parceria como IDIARN ira fazer um mapeamento de todas as áreas afetadas pela para da cochonilha do carmim ainda este mês, trabalho este já iniciado a mais de quinze dias e alguns focos já erradicados com o apoio da Prefeitura.

Nenhum comentário :

Postar um comentário