O Facebook anunciou nos últimos dias para os usuários que a política de
uso de dados e cookies iriam mudar a partir de 2015. Em documentos, a
empresa explicou como as informações fornecidas pelos próprios
internautas são utilizadas pela rede social, e quais as funções do
cookies. Confira o que você deve saber sobre esse novo manual. A política de dados engloba todo o sistema de coleta, venda e
compartilhamento dos seus dados pelo próprio Facebook, empresas do
Facebook e terceiros. Na área dedicada a isso, a rede social explica que
coleta as informações dadas pelo próprio usuário, pelos contatos desse
usuário, além de dados sobre rede e conexão, localização (pelo GPS) e
configuração dos dispositivos móveis – como sistema operacional, versão
do hardware, entre outros. Ou seja: o Facebook coleta informações não só
sobre o usuário, mas também dos dispositivos que ele utiliza para
acessar o site.
O Facebook reforça que as informações coletadas são utilizadas somente
para beneficiar a experiência de navegação do usuário. Ao saber as suas
preferências, por exemplo, ele pode selecionar propagandas, notícias e
publicações patrocinadas que possam realmente interessá-lo. Além disso, a empresa afirma que os dados compartilhados com empresas do
Facebook ou terceiros não são suficientes para poder identificar o
usuário. Eles não “vendem” dados extremamente pessoais, como endereço ou
documentos, apenas informações como idade, sexo, gosto musical, locais
que frequenta, entre outro. Caso o usuário não aceite essas condições e não deseja que seus dados
sejam compartilhados com ninguém, o Facebook afirma que todas as
informações referentes ao usuário são apagadas definitivamente assim que
o perfil é excluído. Além disso, parte de alguns dados são deletados
mesmo com a conta ativa, ou porque não são relevantes, ou porque já
foram utilizados para os fins que o Facebook deseja. O Facebook lembra os usuários que ainda tenham dúvidas sobre a
utilização de dados que a maneira que eles operam com as informações dos
internautas está de acordo com a estrutura da Safe Harbor dos EUA-União
Europeia e dos EUA-Suíça. Os cookies do Facebook também passarão por uma repaginação a partir de
janeiro de 2015. Cookies são “marcações” que os sites colocam no usuário
para poder rastrear a sua navegação na web. Independentemente do
navegador, ao entrar no Facebook pela primeira vez, você recebe um
“carimbo” e com isso a rede social pode saber que sites você acessa e
identificar melhor os seus hábitos online.
Um dos principais motivos para o Facebook utilizar cookies com
seus usuários é a segurança. Ao “carimbar” o internauta, é possível
verificar quando realmente é ele que está tentando acessar a conta, e
não um usuário suspeito.
Além disso, caso você esteja acessando de um computador compartilhado e
com rede aberta, como o de uma lan house, a rede social percebe que não é
um ambiente seguro e pode recomendar que você não acesse a sua conta
antes de desmarcar a opção “Mantenha-me conectado”
Os cookies são úteis para entender como os usuários utilizam o Facebook e
o que eles acessam enquanto navegam na rede social. Essas informações
podem ser utilizadas para trazer melhorias ao site e deixá-lo mais
completo
Nenhum comentário :
Postar um comentário