quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Facebook altera política de dados e privacidade; veja o que mudou

Rede social deixará as regras mais claras a partir de 1º de janeiro de 2015
 
O Facebook anunciou nos últimos dias para os usuários que a política de uso de dados e cookies iriam mudar a partir de 2015. Em documentos, a empresa explicou como as informações fornecidas pelos próprios internautas são utilizadas pela rede social, e quais as funções do cookies. Confira o que você deve saber sobre esse novo manual. A política de dados engloba todo o sistema de coleta, venda e compartilhamento dos seus dados pelo próprio Facebook, empresas do Facebook e terceiros. Na área dedicada a isso, a rede social explica que coleta as informações dadas pelo próprio usuário, pelos contatos desse usuário, além de dados sobre rede e conexão, localização (pelo GPS) e configuração dos dispositivos móveis – como sistema operacional, versão do hardware, entre outros. Ou seja: o Facebook coleta informações não só sobre o usuário, mas também dos dispositivos que ele utiliza para acessar o site.

O Facebook reforça que as informações coletadas são utilizadas somente para beneficiar a experiência de navegação do usuário. Ao saber as suas preferências, por exemplo, ele pode selecionar propagandas, notícias e publicações patrocinadas que possam realmente interessá-lo. Além disso, a empresa afirma que os dados compartilhados com empresas do Facebook ou terceiros não são suficientes para poder identificar o usuário. Eles não “vendem” dados extremamente pessoais, como endereço ou documentos, apenas informações como idade, sexo, gosto musical, locais que frequenta, entre outro. Caso o usuário não aceite essas condições e não deseja que seus dados sejam compartilhados com ninguém, o Facebook afirma que todas as informações referentes ao usuário são apagadas definitivamente assim que o perfil é excluído. Além disso, parte de alguns dados são deletados mesmo com a conta ativa, ou porque não são relevantes, ou porque já foram utilizados para os fins que o Facebook deseja. O Facebook lembra os usuários que ainda tenham dúvidas sobre a utilização de dados que a maneira que eles operam com as informações dos internautas está de acordo com a estrutura da Safe Harbor dos EUA-União Europeia e dos EUA-Suíça. Os cookies do Facebook também passarão por uma repaginação a partir de janeiro de 2015. Cookies são “marcações” que os sites colocam no usuário para poder rastrear a sua navegação na web. Independentemente do navegador, ao entrar no Facebook pela primeira vez, você recebe um “carimbo” e com isso a rede social pode saber que sites você acessa e identificar melhor os seus hábitos online.
Um dos principais motivos para o Facebook utilizar cookies com seus usuários é a segurança. Ao “carimbar” o internauta, é possível verificar quando realmente é ele que está tentando acessar a conta, e não um usuário suspeito.
Além disso, caso você esteja acessando de um computador compartilhado e com rede aberta, como o de uma lan house, a rede social percebe que não é um ambiente seguro e pode recomendar que você não acesse a sua conta antes de desmarcar a opção “Mantenha-me conectado” 
 Os cookies são úteis para entender como os usuários utilizam o Facebook e o que eles acessam enquanto navegam na rede social. Essas informações podem ser utilizadas para trazer melhorias ao site e deixá-lo mais completo

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